Conheça o Jalapão e um pouco da fauna e flora do cerrado



Apesar de receber o título de deserto, a fauna e flora do Jalapão são bastante variadas. Espécies da região embrenham-se na vegetação típica do cerrado para fugir do sol escaldante, onde o clima seco predomina sempre com temperaturas em torno dos 30ºC, podendo chegar a tórridos 45ºC. A maior surpresa de quem se aventura neste cenário é constatar de perto a abundância de rios com águas transparentes e potáveis.

Na época da seca uma planta faz “autocombustão” e boa parte do cerrado é queimado, é a curiosa Canela de Ema. As árvores já estão preparadas para isso e muitas delas tem o tronco com diversas camadas. O cenário fica assustador. São centenas de quilômetros de vegetação dilacerados por dia. Se fossem apenas queimadas naturais seria mais fácil aceitar, mas o problema são os incêndios criminosos. Centenas ou milhares de animais são queimados vivos sem chance de fuga.

Capim Dourado, o ouro do Jalapão
Árvores com cascas grossas resistem as queimadas constantes

O Parque Estadual do Jalapão foi criado em 12 de janeiro de 2001 e abrange uma área de quase 150 mil hectares, sendo o maior parque estadual do estado de Tocantins. A vegetação é predominantemente de cerrado ralo e campo limpo com veredas. Como não se impressionar com elas? Essas paisagens foram minuciosamente descritas por Guimarães Rosa em um clássico da literatura brasileira, o livro Grande Sertão Veredas.

O Jalapão é um mosaico magnífico composto pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, a Estação Ecológica da Serra Geral e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. A região é considerada uma das maiores atrações turísticas do estado do Tocantins e leva o nome do Brasil para todos os cantos do mundo.

Ipês amarelos estão sempre presentes no cerrado
O Chuveirinho está presente em todo o Jalapão

A característica mais marcante da flora regional é a produção de artesanato com o Capim Dourado e a seda de Buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável. Mas não podemos esquecer também o Chuveirinho, que lembra um buque de noiva todo dourado.

Os animais mais observados são as onças suçuaranas, veados, capivaras, raposas, macacos e mamíferos de pequeno porte. Além das espécies de fauna comuns dos cerrados, vários animais em extinção são encontrados na região do Jalapão, como é o caso do lobo-guará, da suçuarana, do veado campeiro e da anta. Já entre as aves a região conta com espécies como a arara (Canindé, Azul e Vermelha), o papagaio (Roxo e Careca), o tucano, a ema, a seriema e o quero-quero. Entre os répteis, figuram o sucuri, a jiboia, a cascavel, a iguana, o teiú e muitos outros.

Papagaio verdadeiro encontrado no Jalapão
O cerrado também esconde perigo, é preciso ficar sempre atento
Caju anão do Jalapão… e ainda tem alguns ainda menores

Dentre os animais que eu vi estão o veado campeiro, as siriemas, escorpiões, emas, corujas buraqueiras, periquitos, jandaias, papagaios, e araras. Mas infelizmente não consegui fotografar todos.

Certamente os observadores de aves, biólogos e fotógrafos de animais silvestres vão se apaixonar ainda mais pelo Jalapão quando o visitarem. Para quem gosta de contato intenso com a natureza este é o destino ideal. Os Adventure Bloggers foram e adoraram! E eu tive a honra de ser um deles.

Aproveite para conhecer nosso E-Book: Guia de Viagem ao Jalapão. Tudo que você precisa saber pode estar no seu tablet ou celular. Dicas práticas, roteiro dia a dia, fotos e muito mais. Clique no banner abaixo e faça o download do nosso E-book do Jalapão.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (5)

  • Também me encantei com a fauna e com a flora do Jalapão! :D
    Belas fotos!
    Bjos,
    Lillian.

    • É incrível mesmo... tem a capacidade de se renovar sempre, mesmo com a mão do homem tentando destruir sempre. Bjs

  • Que post lindo. Apesar daquele clima quente e do aspecto de aridez, a natureza revela-se bela como nunca.

  • muita honra de ser tb uma adventure bloggers ainda mais nesse paraiso! fotos lindas como sempre!