Estrada Real – Passeio de Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes (dia 6)

Em nosso último dia do roteiro de 6 dias pela Estrada Real resolvemos fazer o passeio de Maria Fumaça que sai de São João del-Rei e vai até Tiradentes, e vice-versa. Este é um dos passeios mais procurados por quem visita essas duas cidades, devido sua proximidade, beleza e conjunto cultural, histórico e arquitetônico.

Os Blogueiros na ER foi uma ação de promoção do destino onde participamos com outros 6 blogueiros em um roteiro de 6 dias pela Estrada Real. Acompanhe tudo em nosso blog e caso tenha dúvidas é só deixar nos comentários. Vamos adorar responder cada um de vocês.

Trem-Sao-Joao-Del-Rei-Tiradentes-12

Um pouco mais sobre São João del-Rei

Cidade de igrejas centenárias, São João del-Rei mostra o melhor do barroco mineiro com altares esbanjando o ouro do Brasil. A Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, de 1721, é um belo exemplo disso e uma das mais procuradas pelos turistas. O barroco também está presente na arquitetura.

Na região do Campos das Vertentes, entre montanhas e vales, São João del-Rei fica a aproximadamente 180 km de Belo Horizonte. Foi lá que nasceu nosso ex-presidente que nem chegou a tomar posse, Tancredo Neves. Além de museus, pontes, igrejas, casarões coloniais, e chafarizes, a charmosa cidade é rica em manifestações culturais com diversas festas típicas durante o ano.

Visitamos também a Igreja de São Francisco de Assis, de 1774, mais um projeto do Aleijadinho com modificações de Francisco de Lima Cerqueira, que possui uma rica e bela decoração rococó em seu interior. Ela é referência da arquitetura colonial de São João del-Rei, e é mais uma das que possuem um pequeno cemitério ao lado.

Sao-Joao-Del-Rei-MG-1

Passeio de Maria Fumaça até Tiradentes

A Estação Ferroviária é sem dúvida um dos principais pontos turísticos de São João del-Rei. É através dela que os turistas fazem uma viagem ao tempo em uma legítima Maria Fumaça que faz o trecho até Tiradentes, e vice-versa.

Esse passeio de Maria Fumaça entre São João del Rei e Tiradentes encanta todas as idades. Jovens e adultos voltam a ser crianças ainda no embarque, nas pequenas estações datadas de 1881.

Esse foi meu primeiro passeio de trem e por isso acho que curti bastante. É um passeio bem contemplativo entre algumas montanhas, passando por campos verdes, pastos, ruínas e vilarejos. Parte dele ainda é em área urbana, mas logo passa e é possível curtir a natureza “a pleno vapor”. O passeio de Maria Fumaça de São João del-Rei até Tiradentes dura aproximadamente 35 min. Dá pra curtir e fazer fotos tranquilamente.

No fim do passeio, ainda em frente à estação de Tiradentes, está um mecanismo chamado rotunda, onde a locomotiva inverte sua posição no trilho para retornar. A manobra é toda manual e é feita assim que o trem chega. E nem é preciso pagar para ver esse momento, uma vez que é feita em frente a uma pequena praça. Vale a pena ficar pra assistir.

Trem-Sao-Joao-Del-Rei-Tiradentes-11

HORÁRIOS:Os passeios acontecem as sextas, sábados, domingos e feriados nacionais. A partida de São João del-Rei é às 10h e 15h, e saindo de Tiradentes às 13h e 17h.

VALORES: Os adultos pagam R$ 40,00 se for apenas ida, e R$ 50,00 os bilhetes de ida e volta. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes e acima de 60 anos pagam metade (R$ 20,00 ida e R$ 25,00 ida e volta). As crianças de até 5 anos e no colo não pagam. Mais Informações: (32) 3371-8485.

DICA EXTRA: Tente chegar um pouco antes do passeio para visitar o Museu Ferroviário de São João Del Rei. O horário de visita é de terça a domingo, de 9h às 11h e de 13h às 17h.

Almoço no restaurante Café com Prosa

Voltando pra Belo Horizonte, ainda paramos na estrada para almoçar. O restaurante foi o Café com Prosa, que serve comida mineira a quilo. O legal é que no espaço também funciona uma loja com produtos típicos e lembranças de Minas Gerais. Aproveitei pra comprar queijo coalho, geleias, doce de leite e uma caneca temática da Estrada Real.

Voltamos direto pro aeroporto para pegar o voo pra casa. Queria ter conhecido Belo Horizonte, mas não deu tempo. Terei que conhecer a capital mineira em outra viagem. Mas é certeza que vou voltar. Sou apaixonado por Minas Gerais, sua cultura, história, atrativos naturais e rica gastronomia.

Adorei essa viagem que fizemos pela Estrada Real. Conhecemos um pouquinho dos trechos do Caminho Novo e o Caminho Velho. Era um sonho que eu sempre tive e realizei graças a esse projeto bacana do Instituto Estrada Real e do blog Dentro do Mochilão. Mas ainda quero muito mais. O sonho agora se tornou muito maior: percorrer TODA a Estrada Real. Quem sabe um dia.

Trem-Sao-Joao-Del-Rei-Tiradentes-7

Trem-Sao-Joao-Del-Rei-Tiradentes-4

Roteiro de 6 dias pela Estrada Real

1º Dia na Estrada Real – De BH para Brumal e Santuário do Caraça
2º Dia na Estrada Real – Ouro Preto e Mariana: Igrejas, Teatro de Bonecos e Mina da Passagem
3º Dia na Estrada Real – Trilha entre Chapada e Lavras Novas e passeio de Quadriciclo
4º Dia na Estrada Real – Artesanato de Bichinho e o Centro Histórico de Tiradentes
5º Dia na Estrada Real – Off-Road, Trilhas e Cachoeiras em Carrancas
6º Dia na Estrada Real – Passeio de Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes

* Maurício Oliveira viajou a convite do Instituto Estrada Real para promover o destino através da ação #BlogueirosnaER. Vejam também os blogs que participaram dessa viagem: Dentro do Mochilão, Pé na Estrada, Territórios, Trilhas e Aventuras, Segredos de Viagem, Viagens Cinematográficas e Viajando com Eles. A Bancorbrás Turismo apoiou este projeto.