Estrada da Caixa D’Água, viva um dia na roça em Tiradentes

Estrada da Caixa D'Água em Tiradentes



Tem coisa mais gostosa do que fugir da correria da cidade grande e viver a vida do campo, sem pressa, tranquila, ouvindo o som dos pássaros, tomando um cafezinho quente passado na hora, jogando conversa fora numa roda de amigos, colhendo a fruta do pé para comer na hora, tirando leite da vaca, e muito mais? Pois isso tudo é uma das mais novas experiências de Tiradentes. Nós fomos viver um dia na roça com as comunidades da Estrada da Caixa D’Água e adoramos.

A Estrada da Caixa D’Água fica logo atrás da estação de trem de Tiradentes e é por lá que as melhores experiências mineiras estão escondidas. A impressão que dá é que você está entrando em outra dimensão, onde o tempo anda mais devagar e cheiro do campo adentra o carro. É hora de desligar o ar condicionado e o rádio para viver ao máximo todas as emoções deste roteiro.

Sabe os queijos, biscoitos e geleias artesanais que comemos nas pousadas em Tiradentes e compramos nas lojinhas da cidade? Todos vêm da Estrada da Caixa D’Água. Lá é possível comprar nas próprias casinhas dos moradores ou no mercadinho comunitário onde todos participam com produtos artesanais da região.

Mas não façam esse roteiro apenas para compras ou com tempo marcado. Todos os moradores estarão sempre prontos para te receber de portas abertas. Então é legal entrar, conversar, e acreditem, vocês ainda vão tomar um cafezinho passado na hora e comer uns biscoitinhos de brinde. Eles são super receptivos e hospitaleiros.

Descobrimos igrejinhas, capelas e ruínas de casas de antigos senhores de engenho, e do aqueduto que abastecia Tiradentes séculos atrás. Tudo isso ainda está sendo revitalizado pelos próprios moradores, mas sem perder o clima rústico e original da coisa.

E cada casinha de morador é uma nova experiência que te espera. Ou seja, em uma você encontrará queijos curados e frescos, em outra compotas e geleias de frutas plantadas no quintal, em outra sequilhos, bolachas e biscoitos crocantes, e por aí vai. Numa delas tivemos a chance de entrar no curral para tirar e tomar leite de vaca quentinho. Esse momento em especial lembrou-me a infância na fazenda com os meus avôs.

Que tal tirar o seu próprio leite da vaca e tomá-lo quentinho na hora?

Como não poderia deixar de ser, Minas Gerais é famosa também por sua cachaça. Na Estrada da Caixa D’Água é possível visitar alambiques e até mesmo participar do processo de produção das cachaças.

Outra experiência bacana é comer o famoso leitão a pururuca feito por uma moradora especialista da região. Mas essa é uma experiência que precisa ser agendada com antecedência, e como não foi o nosso caso tivemos que ficar com ele só na imaginação. Dizem que é o leitão mais suculento e macio que existe! Terei que voltar lá para provar.

Quando a fome apertar no meio ou fim do passeio, a boa pedida é o Restaurante Sabor Rural, que fica logo no começo da estrada (do lado direito). Eles são bem famosos e estão sempre participando do Festival Gastronômico de Tiradentes com várias delícias.

Assim que chegamos pedimos uma caipirinha frozen na chaleira e uns pastéis de angu com recheio de carne seca e queijo minas. Nosso almoço foi um típico feijão tropeiro, com tudo que tínhamos direito. E pra finalizar, um mix de doce de leite e geleia de goiaba com queijo minas. Nem preciso falar que saímos rolando de lá e não jantamos depois, né?

Restaurante Sabor Rural, na Estrada da Caixa D’Água

A Estrada da Caixa D’Água em Tiradentes é um segredo que ficou guardado durante alguns anos e somente agora virou um produto turístico. Nós começamos nosso tour almoçando no Sabor Rural e então partimos para conhecer os lugares.

Na volta, ainda fomos abençoados com um lindo pôr-do-sol na própria Caixa D’Água que dá nome ao roteiro e a estrada.

Terminando o passeio pela Estrada da Caixa D’Água em grande estilo

Então fica a dica. Se você curte turismo rural, quer se desligar da cidade grande e está passando uns dias em Tiradentes, vale a pena pegar o carro e ir percorrer a Estrada da Caixa D’Água. Depois volte aqui para nos contar o que achou. Temos certeza que irão adorar.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.