Dicas de roteiro de 3 dias no Morro de São Paulo



O Morro de São Paulo tem quatro praias, uma ao lado da outra. Todas têm águas transparentes e piscinas naturais. O cenário visto de seus mirantes remete ao paraíso, e há quem diga possuir semelhanças com as ilhas caribenhas e da Indonésia. As semelhanças, entretanto, terminam por aí.

Chamadas pela ordem numérica, as praias guardam características únicas. Resumidamente falando, a Primeira Praia, por exemplo, é a dos surfistas, que lá encontram boas ondas e barracas de nativos. Já a Segunda reúne agito, pousadas transadas e quiosques animados 24hs por dia. A Terceira tem bancos de corais perfeitos para o mergulho, enquanto a Quarta é enorme, praticamente deserta e indicada para quem quer se desconectar do mundo por completo.

Várias pessoas me perguntam sempre sobre a quantidade ideal de dias para curtir o Morro de São Paulo, dicas de onde comer, o que fazer, onde ficar, os melhores passeios, como chegar, quando ir, etc… Vou tentar resumir um pouco de tudo isso aqui nesse post com dicas rápidas e práticas.

[checklist]

[/checklist]

Vista do Mirante em Morro de São Paulo

O Vilarejo do Morro

A chegada – É paixão a primeira vista. Assim que você avista o “Morro” e o Farol você já sabe os dias incríveis que estão por vir. Caminhe pela ponte, passe pelo portal histórico, pague a taxa da ilha (é baratinho), suba a ladeira e você chegará ate a vila onde todo o burburinho noturno acontece.

A vila – São dezenas de lojas, restaurantes, albergues, pousadas e hotéis espalhados por lá. Os preços das refeições são mais convidativos e tem até mercadinho para quem quiser fazer sua própria comida. Recentemente passou por muitas reformas e foi totalmente calçada desde a praça principal – que agora também possui um mini palco para shows – até a Primeira Praia.

A praça principal é onde tudo acontece a noite

As Quatro Praias do Morro

Primeira Praia – Mais próxima do centro, a Primeira praia tem 300 metros de areias brancas e soltas e é repleta de casas de veraneio e pousadas. A maioria das barracas é de famílias de nativos que servem petiscos típicos como sarapatel, caldo de sururu e mocotó – mas se você não for baiano, é bom providenciar um chá de boldo ou de broto de goiaba antes de se arriscar com os quitutes. Única praia de Morro com ondas atrai adeptos do surf, especialmente nos meses de inverno. Pesquise preços de pousadas e hotéis na Primeira Praia do Morro de São Paulo.

Segunda Praia – As pousadas charmosas e os diversos quiosques com música fazem da Segunda praia a mais concorrida de Morro. Com 400 metros de extensão e a dez minutos a pé do centro da vila, tem águas muito claras e atrai banhistas em geral, além das turmas do vôlei, do futevôlei, do frescobol e da capoeira. O agito continua à noite, quando se transforma em cenário de luaus e festas que duram até o sol raiar. Pesquise preços de pousadas e hotéis na Segunda Praia do Morro de São Paulo.

Terceira Praia – Separada da Segunda praia pela Ilha da Saudade, a Terceira é um dos melhores pontos para a prática do mergulho em Morro. Nos arredores da Ilha de Caitá, que fica em frente à praia, há bancos de corais que reúnem peixes coloridos de espécies diversas. Com um quilômetro de extensão, abriga barracas e pousadas. Pesquise preços de pousadas e hotéis na Terceira Praia do Morro de São Paulo.

Quarta Praia – Perfeita para quem procura sossego, a Quarta Praia é a mais extensa de Morro, com dois quilômetros. Pouco frequentada, tem águas transparentes e piscinas naturais de um lado e faixa de coqueiros do outro. Fica a 20 minutos a pé do centro da vila e vai ficando vez mais deserta à medida que se distancia das outras. Pesquise preços de pousadas e hotéis na Quarta Praia do Morro de São Paulo.

A Tirolesa do Morro

Banana Boat na 1ª Praia
Passeio no Navio Pirata

Piscinas Naturais do Forte

As Atrações

Estão preparados para não parar nem 1 minuto? Esse destino tem atrações para todos os gostos, bolsos e públicos. Você pode optar por simplesmente ficar largado na praia curtindo o sol, a brisa, tomando uma água de coco (ou cerveja) gelada, e apreciando o visual. Ou então seguir algumas das minhas dicas:

– Praticar surf na Primeira Praia
Descer de Tirolesa do Farol até a Primeira Praia
– Fazer a trilha e conhecer o Forte do Tapirandu
– Andar de caiaque/duck e depois mergulhar na praia do Forte
– Praticar mergulho de snorkel em qualquer lugar
– Praticar mergulho de cilindro em mais de 20 points
– Fazer a volta a ilha de lancha, conhecer Boipeba e as piscinas naturais de Moreré
– Andar (e cair muito) de Banana-Boat da Primeira até a Terceira praia
– Sobrevoar a ilha de helicóptero, avião ou parapente
– Fazer a trilha até o Farol e apreciar o pôr-do-sol dos mirantes
– Aprender sobre a história da ilha em um rápido city-tour
– Visitar a resistente Igreja da Nossa Senhora da Luz
– Tomar um banho de água doce na Fonte Grande construída em 1746
– Caminhar pela praia na maré baixa até a Gamboa
Tomar banho de argila medicinal na Gamboa
– Curtir as baladas nas super boates da ilha
Curtir os luaus na Segunda Praia
– Aprender a jogar capoeira com os profissionais
– Praticar esportes náuticos a vela na Gamboa
– Andar de jet ski, wakeboard ou ski aquático na Gamboa
– Aventurar-se de quadriciclo na Gamboa
– Praticar kitesurf na Quarta Praia ou na Ponta do Curral
– Pescar de lancha em alto mar
– Apreciar as Baleias Jubarte que visitam a ilha de Julho a Outubro
– Ir de trator ou bugue até Garapuá
– Andar a cavalo na Quarta Praia ou pelo coqueiral

A Ilha da Saudade e a Terceira Praia – Morro de São Paulo
A maré cheia deixa a Segunda Praia ainda mais bonita – Morro de São Paulo

Quanto tempo ficar no Morro

Esse é o maior problema. Cada um que visita o Morro de São Paulo pode fazer os passeios no seu próprio ritmo, ou ir planejando uma coisa e fazer várias outras. É complicado montar esse roteiro devido a grande quantidade de atrações que ele possui. Segue então meu roteiro básico de 3 dias cheios na ilha:

1º DIA 2º DIA 3º DIA
– Conhecer o Forte
– Subir até o Farol
– Descer de Tirolesa
– Almoçar na praia
– Mergulhar de snorkel
– Curtir a praia
– Pôr-do-sol na praia
– Aproveitar a noite
– Fazer a volta a ilha, conhecer Boipeba e as piscinas naturais de Moreré (esse é um passeio de 1 dia todo)
– Assistir o pôr-do-sol do mirante no Farol
– Curtir o luau na praia
– Andar até a Gamboa
– Tomar banho de argila
– Praticar esportes náuticos
– Almoçar por lá
– Voltar pro Morro de barco
– Mergulhar no Forte
– Assistir o pôr-do-sol do Forte
– Aproveitar a última noite

Uma dica: prove as “caipifrutas” que são feitas com diversas frutas tropicais e as batidas típicas, como o famoso “capeta”. Mas modere, pois poderá ficar com ressaca no dia seguinte!

De resto, meus caros amigos, é só se divertir e voltar pra nos contar como foi a sua viagem.

Dicas de Hospedagem na Região

[checklist]

[/checklist]



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook e assista no Youtube.

Ver Comentários (50)

  • O Morro de Sao Paulo realmente parece o paraiso. Penso em ficar apenas 3 dias lá, mas ja vi que nao conseguirei ver nem a metade das coisas que a ilha oferece.. Já tenho certeza que voltarei pra lá, sem mesmo ter ido a primeira vez. Ja me apaixonei.. rs

    • O Morro de São Paulo é um destino recheado de atrações.
      Se apaixonar é o mínimo! Vai querer se mudar pra lá, isso sim, hehehe

  • ralmente o morro de sao paulo deve ser muito bonito mesmo
    de kara da pra ver q vou gostar mesmo pena q sao apenas 3 dias bem q poderia ser 3 semanas...!!!!

      • Oi mauricio por favor vc pode me passar uma dica de pacote para morro ? 4 dias !!!!! Preciso urgente !!!!

        • Oi Francine, é só seguir o roteiro de 3 dias que eu sugiro acima e no quarto dia encaixar outras opções que coloquei na parte dos extras. Tem MUITA coisa pra fazer por lá. ;)

  • Bem aquele tipo de lugar que eu gosto! Para não ficar parado nenhum segundo! Abração, Maurício! Ficou muito bom, hein?

    • Valeu Gleiber!
      Tenho certeza que vc vai gostar mto se aparecer por lá.
      Quando vai, heim? hehehe

  • Estou retornando à Morro depois de 10 anos,para passar 3 dias.Valeu as dicas estava tentando fazer um roteiro

    • Obaaa, ótimo saber que nosso roteiro vai ajudar.
      Depois volte pra contar pra gente como foi e o que achou das mudanças no Morro.

  • Nunca fui, mas está na lista, anotadas as dicas! Lindo demais e tão pertinho...

  • Oi, Maurício! Aqui é a @Line_23 :) Gostei DEMAIS dessas dicas. Você foi muito bem nos detalhes e vai me ajudar muito. Sei que a época não é tão quente, mas quero comemorar meu aniversário (31/0/8) fazendo o que mais gosto: viajar.

    Eu chego em Salvador dia 28/08, às 11h e já vou direto para Morro de São Paulo. Meus planos é ficar dia 29,30 e 31 e ir para Salvador dia 01/09 no primeiro catamarã. Como não conheço Salvador, ficarei lá metade do dia 01 e também os dias 02 e 03 de setembro.

    Eu e meu namorado gostamos de agito e, pelo visto, o melhor local para ficar será a Segunda Praia, que pelo o que já li dá pra ir andando até a Terceira Praia. Você tem algum hotel/pousada bacana para indicar? Só não queremos ficar em hostel...

    Ah, sobre este passeio para Gamboa, além do banho de lama, tem como ficar em alguma praia? Pergunto isto porque já fiz banho de lama duas vezes e não enho o interesse em fazer de novo. Li que você indicou este passeio a pé? É muito longe e dá ´pra fazer tranquilo duas pessoas? Meu namorado tem pavor de lagarto rs e falar em trilha com ele complica. Ele até vai por minha causa, mas ele não gosta. Há embarcações que também fazem, da Terceira Praia, né..

    Acho que já escrevi muito rs. Vou tirando as dúvidas por etapas :) Muito obrigada e parabéns pelo site!!!

    • Oi Aline,

      Escrevi esse post pensando exatamente em ser um opção de 3 dias cheios no Morro de São Paulo. Com certeza esse seu aniversário por lá será inesquecivel. Vou tentar responder suas duvidas e se tiver outras é so falar.

      Não sei se você ja viu no mapa, mas a primeira e a segunda praia são bem pequenas, o que facilita demais a locomoção entre elas. Se eu puder sugerir, eu ficaria hospedado na primeira praia (mais barato) ou na terceira (mais cara). Por mais agito que você goste, a segunda praia "não dorme", porém nunca fiquei hospedado por lá para saber se o isolamento acústico das pousadas e hotéis são suficientes para garantir uma boa noite de sono.

      Já fiquei hospedado na Pousada Morena, que fica em uma área perfeita na primeira praia. Os quartos são otimos, preços justos, café da manhã delicioso e bem na frente do mar. Que tal?

      Sobre o passeio da Gamboa, ela inteira é uma praia linda. Com águas mais calmas, claras, e perfeitas para esportes nauticos a vela. O passeio deve ser feito durante a maré baixa, pois quando a maré sobe é impossível passar por alguns trechos. Você tem a opção de fazer esse percurso de barco tb. É so pegar na ponte. Eu só nao me lembro o valor agora, mas é baratinho. E fique tranquila q nao tem lagartos na praia, ehhehehe.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é so falar.
      Abração.

  • Oi, Maurício! Acabou que reservamos o Hotel Portaló. Já li excelentes indicações de lá e, por enquanto, estou gostando do tratamento por e-mail. Estão sendo muito cordiais! Até perguntaram o que quero de especial no café da manhã no dio do meu aniversário. :)

    Muito obrigada por suas dicas e parabéns pelo blog! Te acompanho no Twitter e estou sempre lendo seus posts!

    • Oi Aline, até onde sei o Portaló é um hotel muito bom. Acredito que você terá uma experiência ainda melhor no Morro de São Paulo. Depois volte para contar pra gente como foi. ;)

  • Mauricio, primeiro quero dizer que suas informações foram ótimas, estou louca pra chegar lá. Gostaria de saber qual a forma mais econômica para ir de Salvador até o Morro. Quanto gasto em média?
    Obrigada!

    • Oi Iris, de Salvador você pode pegar um ferryboat até Itaparica e de lá um ônibus para Valença. Chegando lá, basta pegar uma lancha rápida para o Morro de São Paulo. Não tenho os valores atualizados, mas acho que você não gasta nem 50 reais nesse translado. É super tranquilo e fácil.

      Existe uma outra opção saindo de Salvador direto para o Morro. São os catamarãs. Acho que custa uns 20 reais a mais, porém você ganha no tempo (se você tiver medo de mar aberto, prefira o primeiro roteiro que eu sugeri acima, hehehe).

  • Olá, estou pensando em conhecer Morro em Abril, nas minhas ferias... Porém, vou sozinha... Será que é uma boa opção? Obrigada...

    • Oi Natasha, sim, eu não vejo problemas em você viajar sozinha para o Morro. O local é tranquilo. Mas é claro que como em qualquer lugar do mundo, é preciso manter-se sempre atenta. Siga todas as "regrinhas básicas de viagem solo" e aproveite bastante. O Morro é fantástico. Você vai adorar.

  • Caro Maurício, Tudo bem? Seu post sobre o Morro está ótimo!!!Como sou de ssa, vou sempre lá, ainda mais que nossa familia tem uma casa na vila. Adorei as dicas, tudo explicadinho para quem busca um pouco de aventura e sossego! Eu gosto mesmo é de ficar numa pousada gostosa entre a terceira e quarta praias, curtir aquele mar calmo maravilhoso, comer, comer, comer e relaxar!!! Tmb adorei seu post sobre a cachoeira Pancada Grande!

    abraços, Priscila

Posts Relacionados