Dicas de equipamentos e o que levar para o Jalapão



O Jalapão é um lugar ao mesmo tempo atraente e rústico, pronto para ser conquistado dia após dia. Chapadões de arenito alcançam mil metros de altura e dominam na paisagem do cerrado conhecido como o deserto brasileiro. Veredas, fervedouros, cachoeiras, rios, trilhas e muitas aventuras te esperam. Esse foi o cenário perfeito para os Adventure Bloggers que invadiram o Jalapão para contar tudo que viveu por lá. Dizem por lá que o mar virou sertão. Mas não se preocupe em passar sede, pois um dos maiores rios de água potável do planeta está no Jalapão e passa dentro do Safari Camp da Korubo. Resta saber sobre o que levar para o Jalapão, não é mesmo? Acredite! Você não precisará de muitas coisas por lá.

Confira minha sugestão de equipamentos que usei no Jalapão e foram muito úteis por lá. São leves, não ocupam muito espaço na mochila/mala e são práticos de usar. Veja abaixo minha listagem de equipamentos com dicas pessoais das experiências de uso de cada um deles.

A Roberta do blog Territórios e sua toalha Cool Towels curtindo o visual

Listagem de Equipamentos para o Jalapão

Lanterna pequena com pilhas extras: usei pouco. Apenas para me locomover no acampamento, caminhar no mato e entrar na barraca. Se tiver uma lanterna de cabeça será ainda melhor. É bom levar.

Tênis ou bota para caminhada: o que achar melhor. Eu acho as botas muito quentes e só usei o tênis no dia da trilha para a Serra do Espírito Santo. Em todos os outros dias fiquei de chinelos.

Papete para canoagem: também pode ser um tênis velho, sandálias de borracha (tipo Crocs) ou aquelas sapatilhas de mergulho. O importante é proteger os pés caso sofra uma queda do caiaque e bata em alguma pedra no rio. Usei minha five-fingers que ganhei no Adventure Bloggers Rota dos Cânions e foi perfeita tanto na água quanto em terra.

Usando a Five-Fingers na Canoagem pelo Rio Novo

Roupas leves: opte por roupas leves e de secagem rápida. Existem várias marcas no mercado com tecidos especiais para esportes. São as ideais. Além de não amassar com facilidade, podem ser lavadas e estão secas em poucas horas. Leve bermudas, t-shirts e regatas.

Roupa de Banho: apenas 2 peças está de bom tamanho. A roupa seca muito rápido devido o clima local e você passará boa parte do dia com ela.

Calça-bermuda para trekking: essa peça é prática e versátil, podendo ser usada tanto como bermuda, quanto como calça nas mais diversas opções. Normalmente o tecido é de secagem rápida, e foi muito útil no Jalapão. Usei a calça apenas na trilha da Serra do Espírito Santo para proteger as pernas da vegetação e animais peçonhentos.

Camiseta de manga comprida (com proteção UVA/UVB): levei uma e acabei nem usando, mas se você for mais branquinho do que eu será de grande importância. Usei muito protetor solar e acabei ficando muito tempo sem camisa ou de regata por causa do calor.

Agasalho leve: você pode não acreditar, mas senti frio na primeira noite do acampamento. Eram por volta de 4 ou 5 horas da manhã e a deve ter batido por volta de 18 graus. Essa inversão térmica é comum em áreas desérticas. Você pode levar apenas um moletom leve para se prevenir com a queda da temperatura à noite. Já é suficiente.

Protetor solar, óculos escuros e chapéu: um kit básico para se proteger do sol quente do Jalapão. Pela manhã o clima é mais ameno, mas com o caminhar do dia e o agito das atrações o sol faz toda a diferença e estar bem protegido é fundamental. Alguns usaram chapéu com abas para proteger o pescoço também.

Toalhas de banho: tenha uma para banho e outra mais leve para os passeios. Pode ser uma canga de praia ou aquelas toalhas compactas de boa absorção e rápida secagem.

Toalha refrescante e vaporizador: parece besteira, mas esses itens fizeram a diferença em diversos momentos. Usamos as toalhas da Cool Towels (apoiadora do evento) que são praticamente mágicas. No primeiro uso basta agitá-la no ar para deixa-la gelada, e para reativar o efeito nos próximos usos basta molhar com água. Pode usar até 15 vezes e depois vira uma toalhinha normal. O vaporizador também ajuda bastante a refrescar o calor. Existem até garrafinhas d’água que já vem com esse acessório a parte.

Com minha Cool Towels na trilha para o mirante da chapada
Blogueiros reunidos usando as toalhas que ganhamos da Cool Towels no Jalapão

Repelente: ao seu gosto. Eu usei pouquíssimo, mas vi pessoas tomando “banho” de repelente. Opte pelos repelentes naturais para causar menos impacto ambiental.

Artigos de Higiene Pessoal: sabonete, shampoo, escova e pasta de dente, fio dental, desodorante, etc. Se puder, leve alguns desses itens biodegradáveis, o seu impacto ambiental será ainda menor.

Medicamentos de uso pessoal: lembre-se que você estará indo para um lugar que não tem farmácia por perto. Leve sempre os seus medicamentos e se achar necessário, um kit de primeiros socorros sempre é bom. A Korubo disponibiliza de geladeira na cozinha em caso de algum medicamento precisar ser mantido gelado.

Squeeze (garrafinha de água): esteja sempre com uma em mãos. O clima do Jalapão é muito seco e é bom manter-se sempre hidratado. A água no acampamento e no caminhão é gratuita e está sempre disponível para todos.

Saco estanque: será muito útil no dia da canoagem para guardar seus pertencer e mantê-los secos em segurança. Existem de várias marcas. Eu levei o meu que ganhei na outra edição do Adventure Bloggers.

Dinheiro: você só irá usar dinheiro em espécie em poucos momentos durante a viagem. Em Mateiros, para comprar lembranças nas lojas de artesanato e fazer um lanche rápido, e no Safari Camp da Korubo, para pagar as bebidas extras que consumir (cervejas e caipirinhas) ou para comprar algum artesanato de Capim Dourado também disponíveis no acampamento.

Câmeras fotográficas: eu levei duas, além do celular. Uma delas foi exclusivamente usada no passeio de caiaque. Tenho uma GoPro Hero2 e gosto muito dos resultados de fotos e vídeos.

Mochila pequena ou bolsa: usada praticamente a todo o momento que saímos do acampamento. Não precisa ser muito grande, pois serão poucos os itens que irá colocar dentro. Apenas o básico para passar o dia.

Mas não se preocupe!

Todos os dias à noite, após o jantar, um guia da Korubo senta para conversar sobre o roteiro do dia seguinte e diz tudo o que será necessário levar. Normalmente os itens básicos são: garrafinha d’água, protetor solar, repelente, boné, sunga/biquíni e toalha.

Dicas do que levar para os passeios diários no Jalapão – Foto: Guilherme Mainieri

Ao preparar sua bagagem leve somente o necessário! Pense leve!

Ajude-nos a deixar essa lista ainda mais completa com seus comentários. É você quem dá vida a este blog. Contamos sempre com sua participação.

Aproveite para conhecer nosso E-Book: Guia de Viagem ao Jalapão. Tudo que você precisa saber pode estar no seu tablet ou celular. Dicas práticas, roteiro dia a dia, fotos e muito mais. Clique no banner abaixo e faça o download do nosso E-book do Jalapão.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (7)

  • Ótima lista, Maurício!
    Eu curti muito a ideia do saco estanque. Preciso arrumar um pra mim! :)
    Beijos,
    Lillian.

  • O repelente é muito pessoal mesmo. Eu não usei nada e nem fui tão picada. Fiquei com vontade de experimentar essa papete, achei bem interessante.

  • Só achei desnecessário levar 2 toalhas. Não levei toalha para os passeios em nenhum dia (exceto a mágica Cool Towel, lógico!), pois o calor do sol e o ar seco fazia a gente se secar em poucos minutos depois dos banhos de cachoeira / fervedouro / rio. Então teria viajado mais leve se tivesse levado apenas uma toalha para uso no acampamento. Fora isso, descobri que tomar banho de repelente não adiantou nada. Melhor levar um repelente mais potente...

    • Verdade Gleiber! Eu preferi levar uma canga de praia para me secar nos banhos de cachoeira, mas acabei nem usando. O clima seco e quente fazia seu trabalho de secar tudo rapidinho. Quanto ao repelente, vai de cada um né? Mas é sempre bom ter se precisar. :D

  • Excelente. Lembrou de tudo, hein? Muito bom, não dispenso a minha papete e achei o saco estanque ótimo, não tinha mas o Guilherme me emprestou, preciso comprar um.