City Tour de Ônibus em Porto Alegre (Linha Turismo)

Detalhe da Biblioteca Pública de Porto Alegre



Uma das formas mais rápidas e práticas de se conhecer uma cidade é fazendo um city tour. Várias grandes cidades já oferecem esse serviço e em Porto Alegre não poderia ser diferente. Quem faz esse passeio é a Linha Turismo, e tive a oportunidade de fazê-lo com o Gleiber (do blog Andarilhos do Mundo), que é morador e mesmo assim descobriu muita coisa nova.

No City Tour de Ônibus da Linha Turismo você terá a chance de ver a cidade de outro ângulo. Todo o trajeto é narrado com informações históricas e curiosas sobre ruas, praças, bairros, monumentos, personagens e atrativos existentes durante o roteiro. São ônibus de 4 metros de altura, segundo andar aberto e o primeiro fechado com ar condicionado.

Ônibus do City Tour em Porto Alegre – da Linha Turismo

City Tour em Porto Alegre

Existem duas opções de roteiros diferentes. Eu fiz o City Tour no Centro Histórico que mostra os atrativos históricos e a arquitetura da região onde a cidade nasceu. Os principais atrativos desse roteiro são a Praça da Matriz, a Usina do Gasômetro (às margens do lago Guaíba), o Parque Moinhos de Vento (Parcão), o Parque da Redenção (Farroupilha), o Mercado Público de Porto Alegre e a Fundação Iberê Camargo. Este roteiro permite que o passageiro embarque e desembarque em cinco pontos do trajeto para conhecer em mais detalhes os lugares e serviços dos bairros percorridos. Veja no site os pontos de paradas do ônibus. Ainda é possível fazer outros dois roteiros, o da Zona Sul e o noturno, que farei em outra oportunidade.

Roteiro Centro Histórico – City Tour em Porto Alegre com a Linha Turismo

Como eu já tinha conhecido de forma independente os outros pontos de parada, optei por descer no Mercado Público e dar uma volta lá dentro. Como todo bom mercado a mistura de classes, aromas e sabores ficam em evidência. Basta uma volta para perceber que os velhos costumes não morrerão nunca.

Esse pode ser um passeio de apenas 2 horas ou de dia inteiro. Vai depender unicamente de você. O ônibus faz várias paradas e em algumas delas é possível descer para dar uma volta e conhecer as atrações mais de perto. Daí é só ficar atento ao horário para não perder o próximo ônibus.

A rua mais bonita do mundo está em Porto Alegre

Dicas Rápidas para o seu City Tour em Porto Alegre

1 – Para quem curte fotografar, sugiro fazer o passeio no segundo andar;
2 – Em dias de muito sol, passe protetor solar e não se esqueça dos óculos escuros e um boné;
3 – Leve água ou compre nas paradas que é possível descer;
4 – Desça na parada do Mercado Público e experimente sabores e aromas regionais;
5 – Aproveite as paradas onde é possível descer para conhecer a cidade mais de perto;
6 – Leve um caderninho para anotar as explicações durante o passeio (se desejar).

Galeria de Fotos

Eu e o Gleiber, do blog Andarilhos do Mundo, no City Tour em Porto Alegre
Um dos pontos de saída é na Secretaria Municipal de Turismo
Esse é um passeio que vai agradar a todos
Estátua do Palácio da Justiça, no centro de Porto Alegre
Fachada preservada da Biblioteca Pública de Porto Alegre
Detalhe da Biblioteca Pública de Porto Alegre
Lindas composições para fotos de cima do ônibus
O city tour faz parada no Mercado Públido
Cuias gaúchas formam arte na rua de Porto Alegre

Vejam mais fotos do City Tour em Porto Alegre na fanpage do Trilhas e Aventuras.

O passeio funciona de terça a domingo, e não é suspenso por causa de chuva. Os horários mostrados no site e no panfleto do passeio são estimados e podem sofrer alterações devido ao trânsito ou a fatores climáticos.

O ingresso custa 15 reais e pode ser comprado na Secretaria Municipal de Turismo (Travessa do Carmo, 84 – Cidade Baixa), ou nos pontos de venda credenciados. Com ele em mãos é possível embarcar em qualquer um dos pontos de parada e só pode ser usado no dia da compra. O telefone do Centro de Informações Turísticas é +55 (51) 3289-0176.

Dicas de onde se hospedar na região

[checklist]

[/checklist]



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (1)

  • Eu não lembrava dessa foto! Ficou legal, né? Que bom que gostou do passeio! Eu, mesmo sendo portoalegrense também estava fazendo pela primeira vez e aprovei!