As Piscinas Naturais do Cânion Malacara (Parque Nacional da Serra Geral)

Caminhar por cima de pedras exige muita atenção



As piscinas naturais do Cânion Malacara fazem parte do complexo de cânions do Parque Nacional da Serra Geral e são acessíveis pela cidade de Praia Grande, em Santa Catarina. Essa foi a primeira trilha que os #AdventureBloggers fizeram que funcionou como um test-drive para a Trilha do Rio do Boi, no Cânion Itaimbezinho. A aventura estava apenas começando.

Quem nos acompanhou e deu dicas importantes de como se comportar nesse tipo de terreno foi o pessoal da Rota dos Canyons. O Guilherme foi super paciente, amigo, prestativo e isso fez a diferença para encarar esse desafio.

Não adianta fugir: tem que molhar os pés!

Trilha do Cânion Malacara

Praticamente intocado e com pouca infraestrutura, a entrada para o Cânion Malacara é rústica e a trilha que percorremos é moldada conforme as leis da natureza. Para quem não tem um dia inteiro disponível e ainda assim quer sentir a energia de entrar na fenda de um cânion, essa é uma das melhores trilhas da região.

A caminhada possui nível moderado e é feita pelo leito do rio, repleto de pedras de todos os tamanhos. A ideia é ir devagar, de pedra em pedra, apreciando a fauna e flora, até chegar a uma das maiores Piscinas Naturais do Cânion Malacara.

O banho é praticamente obrigatório. As águas geladas convidam a um mergulho para relaxar os músculos e refrescar o corpo.

Quem vai fazer a Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho, normalmente faz essa trilha antes para saber como vai se sair. O tipo de terreno e dificuldade é o mesmo, porém a trilha do Cânion Malacara é muito mais curta.

Uma grande piscina natural te espera no fim da trilha

Dicas pessoais

– A trilha é feita de tênis ou bota, e por vários momentos é preciso caminhar por dentro do rio. Portanto saiba que irá se molhar e não adianta tentar fugir. Use o mais confortável possível;

– Recomendo muito o uso de bastões de caminhada. Eles me ajudaram a manter o equilíbrio e postura durante as trilhas, e evitaram alguns tombos por conta das pedras escorregadias. Eu nunca tinha usado e gostei muito;

– Leve uma mochila pequena com água e um lanche de trilha. Frutas frescas ou secas, e um mix de castanhas são bons energéticos;

– Se estiver sol, reaplique o protetor solar sempre que puder. Boné e repelente também são bem vindos;

– Há quem goste de caminhar de calça e camisa comprida. Se essa for sua escolha, opte por tecidos finos, leves e de rápida secagem;

– Para proteger a câmera fotográfica guarde tudo dentro de um saco estanque. E é sempre bom levar uma capa de chuva e toalha compacta para se secar;

– Faça alongamentos antes e depois das trilhas. Parece besteira mas esse simples ato evita lesões e dores musculares no dia seguinte.

Galeria de Fotos

Cânion Malacara, Parque Nacional da Serra Geral - SC
Muita atenção na caminhada por cima de pedras de rio
Não adianta fugir: tem que molhar os pés!
Caminhar por cima de pedras exige muita atenção
Bons equipamentos e bastões de caminhada evitam acidentes
Árvore caida no leito do rio
A vida no Cânion Malacara
Vegetação riquíssima no Cânion Malacara
Gafanhoto se alimentando nas folhas
Piscinas Naturais do Cânion Malacara
Uma grande piscina natural te espera no fim da trilha
Um mergulho nas águas é praticamente obrigatório
Vale a pena tomar um banho depois da longa caminhada
#EUFUI - E foi muito boa a trilha!

Como chegar

A entrada da trilha do Cânion Malacara fica a pouco mais de 5 km do centro do município de Praia Grande (SC), e a 3 km da Pousada Magia das Águas. A estrada é de chão e fácil de chegar. Não há cobrança de ingresso nesta área do parque, e o estacionamento custa apenas 5 reais por carro. Para esta trilha o serviço de guia é obrigatório.

Para efeito de localização geral, o Cânion Malacara está entre os cânions do Itaimbezinho e da Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em um dos lugares mais lindos do sul do Brasil.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook e assista no Youtube.

Ver Comentários (8)

  • Esse é um lugar que quero muito conhecer. Preciso adicionar esse parque nacional à minha lista! ;)
    Belas fotos!

    Abraços,
    Lillian.

    • Tenho certeza que vocês vão fazer maravilhosas fotos por lá.
      O lugar é inspirador e a paisagem muda a cada curva.
      Obrigado ;)

  • Oi Maurício, tudo ok? Parabéns pelo blog!
    Já estive no local, mas por má sorte o tempo fechou nas cabeceiras e por recomendação do guia(obrigatório e essencial, principalmente para casos como o que ocorreu com nosso grupo) tivemos que retornar antes do final da trilha. Segundo nos informou o guia, com a chuva pode ocorrer uma cheia repentina e nos pegar desprevenidos e até nos arrastar. Retornarei quando for possível. Sugiro tb a visita a São José dos Ausentes com cânions e cachoeiras de perder o fôlego, é possível subir a serra em Praia Grande com um carro com boa tração e preferencialmente mais alto, garantia de fotos incríveis e adrenalina pura! Na visita ao Cânion, encomende o almoço na fazenda Montenegro, na entrada do local. Comida tropeira da melhor qualidade. Na região, visite os Parques de Fortaleza e Aparados da Serra em Cambará do Sul, nas proximidades.

    • Aguarde os próximos posts Linkoln. Fizemos esse roteiro que você falou. A região é mesmo incrível. Gostamos muitos. ;)

    • Oi Sabrina, tem que entrar em contato com a agência que nos levou. Os preços estão sempre mudando, por isso nunca colocamos esse dado aqui no blog. Bjs

Posts Relacionados