7º Dia em Bonito – Balneário Municipal, Boia Cross, Arvorismo e Lobo Guará Bike Adventure



Acordamos por volta das 7hs já preocupados com o horário, pois nosso dia estava cheio de passeios a serem realizados. Tomamos rapidamente mais um delicioso café-da-manhã no Marruá Hotel, onde ainda estamos hospedados e seguimos para a Bonito Way. Nossa querida Dreyse já nos aguardava para conversarmos sobre o nosso roteiro do dia e tirarmos algumas fotos na agência como recordação. Além disso, aproveitamos para agradecer o carinho e o empenho de todas as meninas que nos atenderam e ajudaram a proporcionar esses dias maravilhosos que estamos vivendo. Talvez por ser nosso último dia em Bonito, também já batia uma saudade antecipada da cidade que nos acolheu tão bem.

Logo do Tour da Experiência

O roteiro do dia era grande e com horários bem marcados. Aliás, isso é uma coisa que deve ser cumprida a risco em Bonito, pois todos os passeios são agendados antecipadamente e emitidos vouchers que são apresentados em seus receptivos. Vejam os passeios que fazem parte do nosso roteiro: visita ao Balneário Municipal, visita ao Hotel Cabanas para a realização do Boia Cross e do Arvorismo, um delicioso almoço na Casa do João, um passeio de bicicleta com a turma do Lobo Guará Bike Adventure e pra fechar o dia, um lanche no Vício da Gula. Ambos os restaurantes fazem parte do Tour da Experiência e estamos curiosos para degustar seus pratos mais famosos.

Peixes de estimação no balneário

O Balneário Municipal foi uma espécie de camping (hoje não é mais possível acampar no local) onde você encontra churrasqueiras, lanchonetes, quadras de esportes, e grande área verde para desfrutar da natureza. Nos fins de semana e feriados, o lugar fica bastante cheio devido a entrada ser gratuita para moradores da região. E é um dos lugares mais baratos de Bonito para turistas. Não existem grandes atrações como tirolesas, cachoeiras, etc. Apenas um rio com águas cristalinas para banho, o que não é nada mal né?

Balneário Municipal, Bonito - MS

Mas o que impressiona mesmo era a quantidade de peixes que se encontra por lá. É o Rio Formoso que corta o balneário, e claro, os peixes parecem ser ensinados. Na verdade são. Por serem sempre alimentados por banhistas, ao nos ver na borda, ficaram nos seguindo a todo momento. É engraçado! Aquele cardume de Piraputangas indo com você aonde você vai.

No Balneário, fizemos uma trilha a margem do Rio Formoso e nos divertimos um pouco com os peixes (não tem como não brincar com eles, são realmente muitos). Em seguida fomos para o Hotel Cabanas que fica praticamente ao lado do balneário, onde iríamos realizar as duas próximas atividades do roteiro: o Boia Cross e o Arvorismo.

Aventura no rio e nas árvores

Chegando ao receptivo do Hotel Cabanas fomos apresentados ao instrutor que iria realizar o passeio de boia descendo pelo Rio Formoso. Recebemos as instruções de segurança (sim, todas as atividades são bem monitoradas quanto à segurança) e seguimos  por uma trilha de aproximadamente 300 metros até o rio. Imaginem as corredeiras dos brinquedos dos parques aquáticos, só que em um rio de verdade. E em quedas de verdade! Mas aqui, ele é chamado de Boia Cross.

Boia Cross no Rio Formoso, Bonito - MS

Logo na primeira queda o instrutor avisou logo: “ninguém se salva nessa, vai todo mundo tomar banho”. E foi verdade. Não apenas viramos como também levamos um baita caldo. Pra nossa sorte é a única em que acontece isso. Durante o percurso, existem várias quedas, o passeio é bastante divertido e os instrutores tornam o passeio ainda mais bacana. Com certeza foi realmente um “cross” de verdade.

Ao chegar do passeio, ainda com a sensação de querer mais, já nos aguardava na sala de instrução um funcionário com um CD com fotos de todo o passeio, que você pode comprar na hora. Garantia de ótimas recordações.

Grupo no Boia Cross no Rio Formoso, Bonito - MS

Já chegamos correndo, nos trocamos e seguimos para começar o Arvorismo. É meus queridos, tá pensando que vida de aventureiro é fácil? Mal deu tempo de se secar e já estávamos vestindo o equipamento de segurança. Mas tudo para fazer uma grande matéria para vocês.

O arvorismo é um tipo de esporte que consiste em atravessar obstáculos suspensos em árvores como pontes, falsas-baianas, redes de selva, tirolesas, etc…  Neste caso, chegaremos a altura máxima de 15 metros. Estávamos completamente excitados para começar logo o esporte.

Arvorismo no Hotel Cabanas, Bonito - MS

Logo no início avistamos um macaco prego que parecia acompanhar nosso grupo. Parecia querer mostrar pra gente como é fácil a brincadeira. Primeiro começam com os obstáculos mais simples como uma simples ponte de madeira segura por cordas, mas vai complicando, até chegar um momento em que você se vê em praticamente uma corda bamba. É muito legal e divertido. Mas quando vêm as tirolesas você vê que todo o esforço vale a pena. A primeira delas leva a uma base final de onde sai a última, com destino final dentro do rio. O dia estava quente e para refrescar nada melhor do que um bom banho regado a adrenalina.

Sentiremos saudades desse passeio. Para nossa sorte, ao voltarmos para a base, também tinha uma pessoa esperando com um CD já com as fotos do nosso grupo percorrendo todo o percurso. Valeu muito a pena.

Arvorismo com Tirolesa na Água no Hotel Cabanas, Bonito - MS

Traíra sem espinha e Picanha Comprida

Como o dia passa rápido, já tínhamos perdido (ou ganhado) toda a manhã. Já estávamos chegando ao meio-dia e tínhamos almoço marcado no Restaurante Casa do João, lugar onde havíamos ouvido falar bastante, tanto de turistas que conhecemos durante os passeios, tanto de outros moradores locais, e que também faz parte do Tour da Experiência. Estávamos bastante curiosos para conhecer o lugar e provar suas delícias.

Ao chegar, não foi diferente do que pensávamos. O restaurante é realmente simpático e aconchegante, com seu estilo rústico. O dono, seu João (é claro), que veio nos receber com um sorriso enorme no rosto e nos contou um pouco da história do lugar e nos encantou com sua simplicidade, mesmo mostrando o tamanho do lugar. Comemos a famosa Traíra sem Espinha e a Picanha Comprida que estavam simplesmente deliciosos. Lugar nota 10!

Com o Seu João, no Restaurante Casa do João, Bonito - MS

Sinceramente, se pudéssemos, teríamos ficado o resto do dia lá. Já que o restaurante possui um jardim muito bonito que dá vontade de passar o dia sentado, sem pensar em mais nada. Ah, se puder, não deixe de visitar o armazém do João, que é uma Loja de suvenires que funciona no anexo do restaurante. Vale notar também que o local possui Wi-Fi gratuito e foi o único restaurante que visitamos com rampa e banheiro exclusivo para cadeirantes.

Pedalada com direito a banhos de rio e pôr-do-sol

Ainda tínhamos 1 hora de descanso, pois logo em seguida nossa tarde seria agitada. Ainda restava o passeio de bike que prometia ser uma bela despedida de Bonito. Voltamos ao hotel para descansar um pouco e 30 minutos depois seguimos de carro para o Parque Ecológico Rio Formoso onde iniciaremos a trilha do Lobo Guará Bike Adventure.

Quem quiser, pode começar a aventura seguindo com os guias de bike saindo direto da sede, que fica no centro da cidade. Porém como começamos o roteiro de atividades logo cedo, preferimos encontrar com eles lá no parque ecológico, para economizarmos tempo e energia. Foi melhor assim, guardar energia e conhecer logo os encantos do parque.

Deck no início da pedalada, Bonito - MS

Chegando lá, fomos logo recebidos pelo guia Martin, um argentino muito simpático, que nos apresentou nossas companheiras, as bicicletas, e nos equipou com luvas e capacetes. Apresentações feitas, demos início a pedalada até a beira do rio para um banho refrescante. Seguindo o ritual, bem próximo onde estávamos, fomos convidados a plantar uma muda de Ipê como uma espécie de agradecimento àquele momento especial (algo que achamos muito bacana) para então seguirmos a trilha.

Platando uma Árvore, Bonito - MS

No passeio, seguiram com a gente mais dois companheiros, Marcelo e Vinicius, que também eram guias locais e estavam ali pelo simples fato de curtirem o passeio. A trilha não fica cansativa por que grande parte do trecho possui paradas para banho. Além de ser quase sempre na sombra. Sem contar que o visual é simplesmente indescritível, ainda mais no horário em que fomos, por volta das 15hs. O destino final é o Deck do Paraíso, um local com uma deliciosa piscina natural, nas corredeiras do Rio Formoso.

Mas o melhor estava por vir com um belo espetáculo do sol, ao se pôr entre árvores típicas do cerrado. A visão que temos é realmente algo indescritível, onde apenas fotos podem mostrar o que vivenciamos.

Grupo reunido após pedalada, Lobo Guará Bike Adventure, Bonito - MS

Nosso guia Martin faz diversas paradas durante o caminho para contar histórias do lugar, tirar fotos, e etc. Realmente muito simpático e solícito, juntamente com seus amigos, tornaram o passeio ainda mais bacana. Confesso que não estávamos colocando muita fé neste passeio, mas com certeza esse foi um dos que mais gostamos, superando completamente nossas expectativas. Parabéns a turma do Lobo Guará Bike Adventure, que nos recebeu de braços abertos como novos membros da sua família do pedal.

Exercitando o viciante pecado da gula

De volta para o hotel, ainda pensando no pôr do sol e nas grandes fotos que tiramos, demos um pulo na piscina do Marruá Hotel para lavar de vez a nossa alma e para nos despedir em grande estilo de nossa confortável estadia.

Mais tarde sairíamos do centro de Bonito rumo ao Pantanal onde ficaríamos hospedados em outra pousada, quase na saída da cidade. Aproveitamos para arrumar nossas malas, fizemos o check-out e fomos comer na lanchonete Vício da Gula, famosa na cidade, na qual, sem querer lanchamos na primeira noite em que chegamos. Ainda bem que não comemos o prato principal da casa. Mas de hoje ele não escapou.

Lanchonete Vício da Gula, Bonito - MS

Fomos recebidos pelo gerente que nos apresentou a lanchonete, muito bonita por sinal, localizada bem no centro da cidade. Escolhemos sentar em uma mesa na calçada aproveitando assim a noite agradável que fazia. Pedimos uma sugestão do que comer e prontamente nos indicaram o X-Jacaré com suco de Guavira (fruta típica da região). Cardápio no qual, faz parte do Tour da Experiência. Inclusive ficamos sabendo que a fruta dá apenas em uma determinada época do ano, e que é muito difícil de dar em outros lugares, sendo muito difícil exportá-la para outras cidades. Ou seja, a Guavira é somente encontrada no Mato Grosso do Sul. Enfim, vamos ao que interessa. Degustar o prato da casa!

Rapidamente nosso lanche chegou a nossa mesa, e o X-Jacaré estava realmente caprichado e espetacular. Querem saber os ingredientes? Então anota ai: filé de jacaré, molho especial à base de maionese, alcaparras e especiarias, queijo mussarela e tomate, servido no pão francês.

A carne de jacaré tem um gosto que lembra o frango, porém é mais suave e macio, e o suco de Guavira é doce e azedo ao mesmo tempo (como o Cacau, Graviola ou Tamarindo). Não dá para explicar, tem que provar. E para fechar com chave-de-ouro, ainda nos foi oferecido as sobremesas. Uma fatia de torta de limão e uma de torta de morango, ambas muito saborosas.

X-Jacaré e Suco de Guavira na Lanchonete Vício da Gula, Bonito - MS

O lanche perfeito para fechar um dia repleto de atividades. Saímos do Vício da Gula cansados, porém satisfeitos, tanto com o tratamento que nos foi dado, quanto com o lanche em si. Agora era hora de seguir para a Pousada Di Luna, e olhávamos Bonito pelos retrovisores do carro pela última vez. Sentiremos saudade.

Chalés sofisticados próximos a Bonito

Devido sua localização e por ser caminho para os passeios do dia seguinte, fomos convidados a passar uma noite e conhecer a Pousada Di Luna. Ela fica na estrada que liga Bonito ao Pantanal, já na saída da cidade. Chegamos já era noite, por volta das 21hs e fomos recebidos de forma muito simpática.

O lugar consiste de vários chalés, todos feitos de madeira (na sua maioria com mezanino) em ampla área verde, com piscina, espaço de convenções, quadra de esportes, restaurante, trilhas por matas nativas e muito mais. A noite não deu para ter muita ideia do lugar, mas no dia seguinte tentaremos desbravar melhor antes de partirmos.

Como estávamos cansados e pegaremos a estrada cedo, aproveitamos o silêncio e o conforto da pousada e fomos logo dormir.

[box type=”note”]Vejam também nossa galeria de fotos deste dia.[/box]

Sites e parceiros

Bonito Way
http://www.bonitoway.com.br
http://twitter.com/BonitoWay
http://www.facebook.com/BonitoWay

Hotel Cabanas – Circuito Arvorismo e Bóia-Cross
http://www.circuitoarvorismo.com.br
http://www.hotelcabanas.com.br
http://twitter.com/HotelCabanasMS

Parque Ecológico Rio Formoso
http://www.parquerioformoso.com.br

Lobo Guará Bike Adventure
http://loboguarabikeadventure.blogspot.com
http://www.youtube.com/watch?v=K9jqEUlqirg

Casa do João
http://www.casadojoao.com.br
http://www.tourdaexperiencia.com/experiencia/gastronomia-casa-do-joao

Vício da Gula
http://www.tourdaexperiencia.com/experiencia/gastronomia-vicio-da-gula-cafe

Tour da Experiência
http://www.tourdaexperiencia.com
http://twitter.com/TourExperiencia

Movida Rent a Car
http://www.movida.com.br
http://twitter.com/MovidaRentaCar
http://www.facebook.com/MovidaRentaCar



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (3)