O sol acordou com preguiça em Jericoacoara. Levantamos cedo para aproveitar bastante o dia, que será livre para sentirmos um pouco do clima do vilarejo, interagir com as pessoas e fazer contatos com os parceiros. Não antes de tomarmos um café da manhã, é claro. Por sermos os únicos hospedes da pousada neste dia, ganhamos uma mesa montada exclusivamente para nós, com frutas, sucos, frios, pães e bolos. E ainda nos deliciamos com tapiocas sendo feitas na hora.

Café da manhã na Pousada Vento de Jeri
Café da manhã na Pousada Vento de Jeri

A Pousada Vento de Jeri situa-se na Rua Principal a 400m do centro e da praia, próxima a delegacia de polícia, com uma vista privilegiada para o Serrote e rodeada de uma área de lazer em uma atmosfera familiar, fazendo dela um lugar ideal para descansar.

Com sua nova estrutura, tem o conforto de uma pousada requintada com a liberdade de sentir-se em casa. Digo isso, pois ela possui quatro apartamentos equipados com uma “mini-cozinha” com frigobar, fogão, jogos de louças, talheres e panelas. Além de uma cama de casal, duas camas de solteiros, turbo ventilador, ar condicionado, TV, ducha quente, Wi-Fi para conexão a internet e varanda com rede. Perfeito para famílias que resolverem passar uma temporada pela vila e economizar com as refeições nos restaurantes. Possui ainda dois quartos com cama de casal com possibilidade de terceira cama, com todas as regalias dos outros quartos, menos a cozinha.

Pousada Vento de Jeri
Pousada Vento de Jeri

Foi só o tempo de tirarmos algumas fotos da pousada e as nuvens foram embora. O sol chegou forte anunciando um belo dia. Pegamos as coisas e fomos dar uma volta pela vila, que logo de cara mostrou toda a sua simpatia.

Caminhada até a Pedra Furada e volta pelo Serrote

Em uma lojinha de artesanato que entramos, bastou começar a conversar e já fomos informados que a maré estava baixa e perfeita para caminhar até a Pedra Furada. Como o dia era livre mesmo, não pensamos duas vezes e partimos para ela.

A Pedra Furada é um dos famosos cartões-postais de Jeri e fica a aproximadamente 40 minutos de caminhada (a 4 km da vila) a partir da praia de Jericoacoara (seguindo à direita). Esculpida pela natureza através das ondas do mar, é o símbolo do destino internacionalmente conhecido como um dos mais bonitos do planeta.

Um sobrevivente da pescaria
Um sobrevivente da pescaria

Durante a ida encontramos com diversos pescadores e suas redes de arrastão praticando sua atividade de sustento. Entre um misto de crueldade e sobrevivência, após conversarmos com alguns deles, entendemos que seus atos estavam permitidos nesta época do ano. Mas mesmo assim, ainda conseguimos salvar algumas espécies que são descartados por seu baixo valor comercial, ou até mesmo por serem filhotes.

Um dos absurdos que presenciamos
Um dos absurdos que presenciamos

No percurso com a maré baixa é possível avistar alguns aquários naturais cheios de peixes coloridos. Com a ajuda da orientação dos guias locais (por 10 reais) ou apenas conversando com as pessoas que estão andando por lá, é possível também conhecer outros pontos de interesse nas praias, como as pedras do Jacaré e da Tartaruga.

A Pedra Furada é o cartão postal de Jericoacoara
A Pedra Furada é o cartão postal de Jericoacoara

No mês de julho da pra ver o sol se pôr pelo buraco da pedra. Lembre-se: é proibido subir na pedra e degradar o lugar. Um detalhe muito interessante é o serviço dos ambulantes na praia vendendo água de coco, refrigerante e cerveja gelada numa caixa de isopor. Mas não deixe de levar a sua água na mochila, pois nunca se sabe.

Como estávamos sem pressa, fizemos todo o percurso bem devagar. Na volta, como a maré já estava subindo, preferimos evitar a parte de pedras e cortamos caminho pelo Morro do Serrote, que possui um visual incrível das praias, dunas e vila.

Na volta pelo Serrote, um ótimo mirante para a Pedra Furada
Na volta pelo Serrote, um ótimo mirante para a Pedra Furada

Nova Pousada e Pôr-do-sol com chá da tarde

Apesar de termos adorado a Pousada Vento de Jeri, era preciso nos mudarmos para conhecer outra parceira que já estava nos esperando. Nos despedimos do pessoal e fomos para a Pousada Jeribá, que fica mais próxima do centro e bem em frente a praia.

Assim que fizemos o check-in já fomos informados que a pousada oferece diariamente um chá da tarde aos seus hóspedes, que é servido das 17 às 19hs no restaurante com vista para o mar. Fomos deixar nossas malas no quarto, que já surpreende na entrada. O quarto standard tem a estrutura e o conforto que muitos quartos luxo de outros hotéis que já ficamos deixam a desejar. O detalhe que mais nos chamou atenção foi o cheiro ao entrar no quarto. Um perfume amadeirado com um leve toque de canela que vinha de um aromatizador no banheiro e tomava todo o quarto. Flores na cama, colhidas de seu próprio jardim. Tv de 32 polegadas com receptor Sky, cama king, travesseiros de pluma, ar-condicionado, varanda com rede, e muito mais.

O quarto Standard da Pousada Jeribá possui até varanda com rede
O quarto Standard da Pousada Jeribá possui até varanda com rede

Se eles possuem tudo isso no quarto, tente imaginar o que o restante da pousada tem a oferecer. E não é pouco! Como já estava quase na hora do chá, aproveitamos para conhecer esse serviço diferenciado. Até chegarmos ao restaurante, passamos por seus jardins, verdinhos e repleto de flores, e pela área da piscina, mas depois falo melhor sobre eles. O restaurante fica de frente para o mar, numa área cercada por muito verde, com mesinhas e espreguiçadeiras para curtir o visual. Enquanto o sol preparava-se para se pôr, tomamos um chá com diversas opções de bolos e pães como acompanhamento. Simples, mas super bacana.

Um delicioso chá da tarde com a Duna do Pôr-do-sol ao fundo
Um delicioso chá da tarde com a Duna do Pôr-do-sol ao fundo

Foi o tempo de relaxar um pouco e nos posicionamos no deck montado na frente do restaurante, com vista para o mar, para aproveitar aquele visual. A cada o minuto o céu ganhava uma nova coloração, com nuvens densas ao longe. E um dos fatos mais especiais é que em Jericoacoara o sol se põe no mar! Enfim, apreciamos este espetáculo da natureza e registramos imagens incríveis do pôr-do-sol. Do lado esquerdo, a famosa Duna do Pôr-do-sol estava repleta de turistas, que como nós procuravam um cantinho especial para assistir aquele momento.

Voltamos para o quarto ainda maravilhados com todo o conjunto da obra: as dunas, a praia, o pôr-do-sol, o chá da tarde, a pousada, o cheiro do quarto. Tudo parece perfeito demais neste lugar. Aproveitamos para tomar um banho e descansar um pouco antes de sair pra dar uma volta na vila e jantar.

O Pôr-do-sol em Jericoacoara é no mar!
O Pôr-do-sol em Jericoacoara é no mar!
Mistura de cores no pôr-do-sol de Jericoacoara
Mistura de cores no pôr-do-sol de Jericoacoara

Jantar no Restaurante Leonardo Da Vinci

O Restaurante Leonardo Da Vinci fica bem na Rua Principal, no coração da vila, quase em frente à praça. Assim que chegamos fomos recebidos por uma equipe bastante atenciosa e que nos direcionou para uma mesa na varanda. Em seguida o Chef Roberto Brotini veio nos dar as boas vindas, contar um pouco de sua trajetória e sugerir alguns pratos de seu vasto cardápio para experimentarmos.

Restaurante Leonardo Da Vinci - Jericoacoara
Restaurante Leonardo Da Vinci – Jericoacoara

O charmoso Restaurante Leonardo da Vinci tem uma trajetória de mais de 10 anos e foi vencedor do primeiro festival gastronômico “Jeri Sabor” e escolhido pelo Guia Quatro Rodas e Guia Brasil como uma das melhores opções de Jericoacoara, por diversos anos seguidos. A cozinha oferece pratos refinados até mesmo para os mais exigentes paladares, com produtos vindos diretamente da Itália, mantendo assim seu padrão qualidade. Tudo isso em um ambiente delicado e cheio de charme onde é possível apreciar pratos típicos da cozinha mediterrânea elaborados artesanalmente como o Tagliatelle al Nero de Seppia e o Tortelli Ripieni di Aragosta, uns dos mais procurados, além de uma extensa carta de vinhos e champanhes de marcas mundialmente reconhecidas, como os famosos Sassicaia, Solaia ou Brunello di Montalcino.

Tagliatelle al Nero de Seppia
Tagliatelle al Nero de Seppia
Tortelli Ripieni di Aragosta
Tortelli Ripieni di Aragosta

O Roberto, que é um chef de mão cheia, teve um restaurante em São Paulo por 12 anos e decidiu mudar de vida quando descobriu Jericoacoara numas férias. Mudou-se para lá de “mala e cuia”, abriu o restaurante e agora dedica suas horas do dia para a prática do kitesurf, a família e a cozinha. Seus grandes prazeres da vida.

Nem preciso dizer que optamos degustar os seus dois pratos mais famosos da casa, não é mesmo? Traduzindo para o português, experimentamos a Talhatera Caseira Preta com Molho de Camarão (tingida de forma artesanal com tinta de lula) e o Tortelli Recheado de Lagosta. Posso garantir a vocês que os sabores são incomparáveis e diferentes de tudo que já comemos na vida.

As deliciosas sobremesas
As deliciosas sobremesas

Em seguida experimentamos duas sobremesas também famosas na casa, o Abacaxi Flambado com Canela e a Banana regada ao Chocolate e Canela. Duas opções extremamente saborosas que vão surpreender o seu paladar.

A cozinha italiana vai muito além das massas tradicionais que estamos acostumados a ver em típicos restaurantes das grandes capitais. A cozinha do Restaurante Leonardo Da Vinci conta com dois chefs especializados de nacionalidade italiana da Federação Italiana Cuochi, sob os olhares atentos do Chef Roberto Brotini, fazendo deles um ponto de referência na alta gastronomia internacional de Jericoacoara.

Área interna do Restaurante Leonardo Da Vinci
Área interna do Restaurante Leonardo Da Vinci
Roberto Brotini, o Chef da casa
Roberto Brotini, o Chef da casa

Depois de falarmos tudo isso, vocês devem estar pensando nos preços. Pode acreditar que você paga mais caro (ou igual) em restaurantes inferiores nas grandes capitais. Esses dois pratos que provamos custam exatos 35 e 40 reais. Em São Paulo ou no Rio de Janeiro, por exemplo, eles não custariam menos que 60 reais.

Ainda fizemos amizade com uma garota super simpática que estava na nossa mesa ao lado, a Inge (se fala “Íngue”). Apesar do nome estranho, é uma típica mineira que também havia acabado de chegar e estava conhecendo o restaurante. Conversa vai, conversa vem, comentou que estava pagando caro em uma pousada pouco iluminada e com o quarto cheirando a mofo, e oferecemos dela conhecer onde estávamos hospedados. Assim que entrou na Pousada Jeribá, foi paixão a primeira vista, e já foi logo se informando dos preços (por volta de 180 reais) na recepção. Quando visitou o quarto, conheceu os jardins, piscina e restaurante com vista pro mar, decidiu na mesma hora. Acho que amanhã ela estará por aqui também.

Produtos da Natura no banheiro da Pousada Jeribá
Produtos da Natura no banheiro da Pousada Jeribá

Como já era tarde, aproveitei para dar notícias em casa e aos amigos que estavam nos acompanhando via twitter e facebook, enviando as novidades e algumas fotos do dia. Mas era preciso dormir, pois os dois próximos dias serão repletos de passeios pelas dunas e lagoas.

Pousada Vento de Jeri
http://www.ventodejeri.com
http://twitter.com/VentodeJeri
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000816508500

Pousada Jeribá
http://www.jeriba.com.br
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000988941303

Restaurante Leonardo Da Vinci
http://www.robertobrotini-cheff.com

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here