6º Dia – Off-Road de Fortaleza para Jericoacoara com a 4por4 Adventure



Finalmente o grande dia de ir para Jericoacoara! Acordamos cedo já com as malas prontas e fomos tomar o café-da-manhã da Pousada Veleiro que é bastante caprichado. A empolgação era grande e nem comemos muito por causa da viagem. Mas posso garantir que as frutas estavam perfeitas, sem falar na tapioca, sucos e frios. Foi só o tempo de fazer o check-out, devolver o carro que alugamos ontem e já ouvimos o “barulho” tradicional da Land Rover estacionando em frente a pousada.

Café da manhã na Pousada Veleiro

Off-road de Fortaleza para Jericoacoara pelas praias

O dia não podia estar melhor para essa viagem tão esperada. O sol quente (mas nem tanto), o céu azul e as poucas nuvens estavam dispostos a nos proporcionar bons momentos e ótimas imagens para as matérias do site.

Nossos novos amigos, Nati e Bruno da 4por4 Adventure, também estavam empolgados e já fomos logo embarcando para pegar a estrada, devido à tábua de marés. O passeio dura o dia inteiro (entre 8 a 10 horas ou mais, de acordo com o grupo) e pelo que estudamos do roteiro, vale muito a pena!

Saindo de Fortaleza conheceremos mais de 10 praias diferentes, passando por usinas eólicas, portos, praias desertas, vilas de pescadores, dunas, lagoas, travessias de balsas… tudo isso com uma pitada de aventura para deixar o passeio com a nossa cara. É um dos roteiros mais lindos e completos de todo o Ceará.

Land Rover da 4por4 Adventure

As praias mais conhecidas são Cumbuco, Pecem, Taíba, Paracuru, Lagoinha, Gajiru, Flexeiras, Embuaca, Mundaú, Baleia, Apikes, Caetanos, Icaraí de Amontada dentre outras ainda inexploradas pelo turismo. Esse roteiro também pode ser feito no caminho inverso, e em média são 70% do trajeto por praias e trilhas e 30% de asfalto, dependendo das condições meteorológicas e das marés, é claro.

Nossa primeira parada foi em Cumbuco. Com bons restaurantes e muito próxima de Fortaleza, a praia tem como maior atração os famosos passeios de bugue pelas dunas e lagoas de água doce, passeios a cavalo, de jangada, etc. Cumbuco tem apenas uma rua principal, mas oferece uma excelente infraestrutura hoteleira e lojas de artesanato. Mas é nas belíssimas dunas que os visitantes percorrem trilhas, que podem ser feitas com ou sem emoção. Aqui também é bastante procurado para a prática do kite e windsurf.

A Land Rover e o parque eólico ao fundo

Passamos por Barra do Cauípe, Pecém e Taíba, que são pequenas vilas de pescadores que sobrevivem basicamente do mar e do turismo. Em seguida, fomos visitar uns amigos do Bruno e da Nati que possuem uma pousada chamada “Casa na Lagoa” (www.casanalagoa.com.br), em Paracurú, bastante charmosa por sinal, que abriga turistas do mundo inteiro que procuram o vento forte do vilarejo para a prática de esportes aquáticos.

Localizada no município de Paraipaba, a praia da Lagoinha é parada obrigatória dos turistas. Um penhasco de 50 metros de altura forma um mirante natural, ladeado pela única duna do Ceará de tom avermelhado e uma duna pontilhada de coqueiros que avança para o mar. O lugar é belíssimo e teria sido muito bom ficar algumas horas por lá, porém ainda tinha muita coisa pela frente.

A Praia de Lagoinha merece ser visitada com mais tempo

Para aproveitar a maré seca, continuamos o trajeto pela Praia de Guajirú, chegando até Flecheiras, onde foi o nosso almoço. Flecheiras está localizada numa enseada, entre coqueirais e dunas brancas. Vista de cima, a praia lembra uma meia lua com o mar cercando a cidade. A leste, o mar é protegido por arrecifes que formam piscinas naturais – excelentes para prática do mergulho livre e da caça submarina. Para mergulhadores com mais experiência, há aluguel de jangadas que levam até cinco pessoas para uma bancada de coral que fica a 500 metros da costa. Na direção oeste, a praia apresenta um mar aberto, mais forte, ideal para os praticantes dos esportes náuticos.

Um dia perfeito para um off-road pelas dunas
Peixe-frito e Baião de Dois na parada para o almoço em Flexeiras

Após devorarmos um saboroso peixe frito com baião de dois, era preciso seguir viagem e aproveitar as poucas horas de maré que ainda restavam pela frente. O próximo destino era Mundaú, antes de subirmos para a estrada até Jericoacoara. Mas não dava pra chegar lá sem fazer uma travessia sobre o Rio Mundaú.

A travessia é feita com o apoio de uma balsa e o preço está incluso no valor do pacote, a não ser que você esteja fazendo esse roteiro de forma independente. Apesar de ser extremamente seguro, é super estranho ver um carro como uma Land Rover Defender 110, com mais de 2 toneladas em cima de uma balsa de madeira, onde só cabe ela, os passageiros e os condutores. A subida e descida são totalmente artesanais, usando tábuas como rampa. É incrível.

Alguns rios precisam ser atravessados de balsa

Depois de mais algum tempo dirigindo pela praia, chegamos enfim a Mundaú. A natureza foi generosa neste local. Dunas de areias brancas, o encontro entre o rio Mundaú e o mar, além das lagoas, são um espetáculo para os olhos de qualquer visitante. Prepare a câmera fotográfica para registrar o que for possível. Uma das principais atrações do local é o passeio de bugue pelas dunas ou até outras praias da região, como as praias da Baleia e Emboaca. Porém fizemos tudo isso num robusto 4×4. Elemento fundamental da paisagem, as dunas formam um complexo percurso de trilhas que superam qualquer atração de parque temático.

Chegando à praia da Baleia ainda tentamos continuar um pouco mais, porém a maré já estava bem alta e não seria legal lutar contra as forças da natureza. A qualquer momento poderíamos cair em algum terreno de areia fofa e molhada (tipo areia movediça) e correr o risco de perder o carro. A dica é nunca não ultrapassar os limites, ficar atento aos sinais e ouvir a voz da experiência do guia. Era hora de pegar o asfalto e continuar o caminho um pouco distante do mar.

Com a 4por4 Adventure é pura diversão!

Mas não pensem que só porque subimos para a estrada a beleza da viagem foi perdida. Muito pelo contrário. Existem pontos onde a estrada beira o mar, com dunas enormes a sua volta criando paisagens difíceis de serem encontradas em outro lugar.

Estávamos com pressa para tentar assistir ao eclipse lunar em Jericoacoara, mas não foi possível.  Então resolvemos parar na estrada e tentar um ponto mais alto para visualizar melhor. Eis que nosso guia Bruno, piloto com experiência internacional no Rally Dakar e outras corridas de aventura off-road, teve a brilhante ideia de subir um paredão onde, acreditem, nenhum outro carro jamais esteve. E lógico, aproveitamos para fazer imagens incríveis deste momento, inclusive no teto da Land Rover. Em seguida a lua apontou no céu de forma majestosa, com a sombra do sol cobrindo toda sua superfície. Foi questão de minutos e logo ela estava cheia e brilhante como nunca.

Eclipse Lunar na estrada para Jericoacoara

Continuamos a viagem ainda maravilhados com tal momento que acabávamos de presenciar num lugar tão especial como este, e finalmente chegamos em Jijoca de Jericoacoara.

A cidade de Jijoca é a porta de entrada de Jericoacoara e oferece uma boa infra-estrutura com supermercados, postos de combustíveis, bancos, pousadas, restaurantes, etc. Para quem vai de carro, vale lembrar que Jijoca é o último ponto de abastecimento. Para quem não possui carro 4×4, também oferece vários estacionamentos. Agora fique atento com a grande a oferta de traslado Jijoca-Jeri e não utilize meios piratas para isso. Existem diversas formas, como carros confortáveis, além das tradicionais jardineiras. Você pode agendar com o mesmo motorista para ir buscá-lo no retorno e alguns hotéis oferecem esse serviço incluso nas tarifas. Pergunte ao seu, antes de fechar o pacote.

Coloque a segurança em 1º lugar quando for a Jericoacoara

O percurso até Jeri prepara o visitante para o que ele encontrará pela frente. A trilha é bastante sinuosa, sempre desviando de dunas, riachos e pequenos lagos formados pela água da chuva. O cenário muda constantemente, por isso é importante contratar um guia. Mas foi ao olhar para o céu que tivemos a noção da magia do lugar. A lua cheia iluminava completamente o caminho e deixava as dunas e lagoas ainda mais brilhantes. Um momento incrível que certamente nunca mais sairá da minha memória.

Enfim Jericoacoara! Pra completar ainda ganhamos um rápido city-tour por suas 5 únicas ruas e travessas que as ligam, e combinamos de jantar juntos mais tarde. O pessoal nos deixou na pousada, que fica logo na entrada da cidade, e foram tomar um banho. Acho que isso era o que todos desejávamos naquele momento. Um bom banho e uma roupa limpa.

Ficamos hospedados na Pousada Vento de Jeri, que possui uma iluminação toda especial a noite, deixando o seu lounge externo ainda mais aconchegante. Mas nem deu tempo de aproveitá-lo como gostaríamos, pois logo o pessoal estaria de volta para irmos jantar.

Jantar na Tapiocaria Maria da Goma

A noite estava garantida com esse jantar de boas vindas a Jericoacoara. O Bruno e a Nati, da 4por4 Adventure, vieram a viagem inteira fazendo propagando da melhor tapioca que já comeram na vida, e era praticamente uma obrigação nossa acompanharmos eles na Tapiocaria Maria da Goma, que fica na Rua do Forró.

Tapioca de Camarão com Requeijão e Molho de Maracujá

Um dos pratos mais pedidos é a Tapioca de Camarão com Requeijão e Molho de Maracujá, e foi exatamente ele que pedimos. Ouvimos falar bem da Tapioca de Cocada Mole para sobremesa, mas posso garantir para vocês que apenas uma da salgada já é uma excelente refeição. E estava dos deuses, por sinal. O molho de maracujá por cima dá um sabor exótico ao prato. Se passarem por Jeri, não deixem de pedir pelo menos um desses para provar. Não vão se arrepender. Como já estava tarde e todos bastante cansados da viagem, aproveitamos a carona para voltar pra Pousada Vento de Jeri e descansar um pouco.

Um dos serviços da pousada é o Wi-Fi grátis, que funciona muito bem nos quartos, inclusive. Demos notícias em casa de que estávamos bem, e atualizamos nossas redes sociais (twitter e facebook) com as noticias fresquinhas do dia. Em seguida a cama nos fez um convite irrecusável para curti-la durante toda uma noite gostosa de sono.

Agência 4por4 Adventure
http://www.4por4adventure.com.br
http://www.facebook.com/pages/4por4-Adventure-Viagens-e-Turismo/210371922327869

Pousada Vento de Jeri
http://www.ventodejeri.com
http://twitter.com/VentodeJeri
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000816508500



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (4)

  • Fala meu amigo, irado seu roteiro...estou indo para fortaleza em março e pretendo seguir quase exatamente como você fez...rsrs
    quase exatamente porque quero curtir o passeio de buggy em cumbuco, lagoinha, morro branco/fontes...e fazendo esses transfer acredito não ser possível correto?

    Um forte abraço, e valeu pelas dicas

    • Oi Rafael, esse roteiro que fiz com o transfer foi pela praia e passou por TODAS essas que você falou (e muito mais). Óbvio que não é o mesmo de ir parando e curtindo tudo, senão vai levar dias pra chegar em Jeri. Saindo cedinho de Fortaleza dá para curtir um pouquinho de cada praia do caminho e ainda chegar a noite em Jeri. Qualquer dúvida é só perguntar. Abração

    • Oi Eduardo, a 4por4 Adventure é quem faz esse passeio.
      http://www.4por4adventure.com
      Os valores podem mudar de acordo com a temporada.
      Portanto é melhor ver direto com eles. Ok?
      Espero ter ajudado. Qq coisa é so falar.
      ABs