5° dia no Jalapão – Cachoeira da Velha, Prainha e retorno para Palmas

Último dia de viagem no Jalapão. É hora de arrumar as malas e deixar pra trás um destino encantador que me surpreendeu dia após dia. Dia de despedidas. Mas vamos ao que interessa, pois nosso dia ainda foi cheio de aventuras, com uma longa estrada pela frente e muitos animais avistados na volta para Palmas.

Acordamos cedo, desta vez para deixar tudo pronto (mochila e mala) antes de ir para o café da manhã. Mas nem tudo vai dentro da mala, pois o dia ainda nos reservava alguns passeios bem molhados. É bom deixar algumas coisas na mochila caso você queira se trocar. Mas vai por mim, o calor do Jalapão faz o trabalho de secar tudo rapidinho e logo você vai querer estar molhado novamente.

Árvore resistente as forças das águas da Cachoeira da Velha no Jalapão
Dá pra chegar bem perto das quedas da Cachoeira da Velha no Jalapão

Com tudo pronto, adentramos o caminhão da Korubo e começamos o caminho de volta em mais um grande dia de aventuras no Jalapão. O primeiro destino foi a Cachoeira da Velha com sua imponente queda de 20 metros, a maior do Jalapão. O caminhão para na frente de uma passarela e o acesso é bastante fácil. Existem vários mirantes que dão vista para a queda d’água. Basta seguir a Trilha do Rio Novo e ir descobrindo os melhores pontos.

A Cachoeira da Velha é uma versão bastante compacta das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Até o formato da Garganta do Diabo me lembrou bastante. E principalmente a passarela que fica bem na frente para proporcionar o melhor ângulo para os turistas. Eu diria que a Cachoeira da Velha é uma maquete das Cataratas do Iguaçu. Hehehe.

A Cachoeira da Velha me lembrou muito as Cataratas do Iguaçu. Só que muito menor!
Um novo ângulo da Cachoeira da Velha vista da Trilha do Rio Novo
Mirante da Trilha do Rio Novo para uma linda panorâmica da Cachoeira da Velha

Mas assim como em Foz, neste ponto não é possível tomar banho. Então retornamos para o caminhão e fomos para um outro ponto do Rio Novo que forma uma praia de rio muito bonita. Este cenário já apareceu até no filme “Deus é Brasileiro”.

Basta descer umas escadinhas e já estamos nela. A “Prainha” como é conhecida é um local extremamente agradável, com sombras, águas rasas e cristalinas. Mas não vá descalço, pois a areia até chegar na água é muito quente. Nos divertimos muito por lá e fizemos muitas fotos. Não queríamos acreditar que a viagem estava chegando ao fim.

Prainha do Rio Novo no Jalapão
Espaço, tranquilidade e águas cristalinas te esperam na Prainha do Rio Novo

Ficamos aproximadamente 1h neste local e depois de um lanche caprichado servido pelo pessoal da Korubo, voltamos ao caminhão e pegamos estrada rumo a Ponte Alta. Neste momento o sol deu uma trégua e surgiram várias nuvens. Com o clima mais ameno, conseguimos avistar diversos animais da fauna do cerrado, como Emas, Veados Campeiros, Siriemas e Gaviões. Uma despedida e tanto do Jalapão.

Chegando em Ponte Alta, trocamos para um caminhão mais confortável que nos levaria pelo asfalto até Palmas. Chega de estrada de terra, poeira e buraco.

Chegamos ao hotel por volta das 20hs. Exaustos mas muito felizes com o que vivemos juntos no Jalapão. Não só pela exuberância do destino, mas pela companhia das pessoas que fizeram dessa viagem uma das mais especiais que já tive.

Adventure Bloggers com a equipe da Korubo Expedições
Adventure Bloggers com a equipe da Korubo Expedições – Foto: Gleiber Rodrigues
Flagrante nos Adventure Bloggers! Será que estávamos cansados?
Flagrante nos Adventure Bloggers! Será que estávamos cansados? – Foto: Marcos Rogério

E se você pensou que já era hora de dormir, está muito enganado. Tomamos um banho rápido e saímos para jantar com um amigo nosso, também blogueiro e que mora em Palmas. O Eduardo, do blog Dudu Afora, ainda nos levou para comer um espetinho num bar próximo ao hotel e aproveitamos para brindar ao sucesso dos Adventure Bloggers Jalapão, que vai deixar saudades.

Pra finalizar quero deixar um abraço especial aos novos amigos que fizemos nessa viagem e que já estão em nosso Facebook. E um agradecimento máximo a toda equipe da Korubo que conhece o Jalapão como a palma de suas mãos. Agiram com muito profissionalismo e deram atenção igualmente a todos. Depois dessa viagem deu pra entender porque eles são a agência de turismo mais famosa que atua no Jalapão.

Que a força do Jalapão continue sempre viva dentro de nós. Esperamos que tenham gostado dos nossos relatos e que essa sementinha que plantamos em vocês seja irrigada nas águas das veredas do cerrado muito em breve.

Vídeo com o roteiro deste dia

[youtube id=”5rcbPniNDzc” width=”600″ height=”350″]

Aproveite para conhecer nosso E-Book: Guia de Viagem ao Jalapão. Tudo que você precisa saber pode estar no seu tablet ou celular. Dicas práticas, roteiro dia a dia, fotos e muito mais. Clique no banner abaixo e faça o download do nosso E-book do Jalapão.

O mais completo Guia do Jalapão no seu bolso! Faça o download do nosso e-book

3 comments

Aaaaa já acabou? Parabéns pelos ótimos relatos! Adorei acompanha-lo pessoalmente e relembrar tudo virtualmente.

“Que a força do Jalapão continue sempre viva dentro de nós.” Que assim seja!