4º Dia – Off-Road de Canoa Quebrada para Fortaleza com a 4por4 Adventure



Após uma gostosa noite de sono, era hora de nosso último café da manhã no Hotel Long Beach, que já estava a postos assim que chegamos. Mais uma vez solicitamos que fosse servido um pouco mais cedo, pois sairíamos de Off-Road rumo a Fortaleza pela praia e precisávamos aproveitar a maré baixa.

Várias empresas fazem esse percurso, mas após horas de pesquisas na internet descobrimos a 4por4 Adventure, que já faz esse trabalho há bastante tempo, com carros sempre novos e possui a “aventura segura” como seu lema. Resolvemos ir com eles e não nos arrependemos em momento algum. Esse transfer pode ser feito de várias maneiras, depende da quantidade de pessoas que viajarão e da forma como querem aproveitar o passeio. Se você quer viajar de uma forma mais segura, confortável e espaçosa escolha o veículo 4×4 pelo asfalto, ao invés dos taxis e ônibus. Se gosta de interagir com a natureza e ver lindas paisagens a sua frente, com uma pitadinha de aventura, escolha o translado pelas praias! Adivinha qual escolhemos?

Nati e Bruno da 4por4 Adventure

Off-Road de Canoa Quebrada para Fortaleza

Nem bem saímos do café-da-manhã e já encontramos o Bruno e a Nati, da 4por4 Adventure, já uniformizados para nosso off-road até Fortaleza. Pegamos as malas, fizemos o check-out do Hotel Long Beach (o qual sentiremos muitas saudades) e adentramos em uma Land Rover modelo Defender 110 azul, toda equipada com acessórios que a deixavam ainda mais maneira.

Como já havíamos conhecido as dunas e o Rio Jaguaribe, resolvemos ganhar tempo e pegamos a estrada. Passamos por Aracati em uma espécie de “mini-city-tour” onde pudemos ver igrejas e áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico, a casa do Jornalista Antônio Figueiredo Monteiro, dentre outros. Em seguida, conhecemos também Fortim, Parajurú, Prainha do Canto Verde, Ariós, Barra da Sucatinga, e paramos na Lagoa de Uruaú para um descanso rápido.

Passeio pela praia com a 4por4 Adventure

A Lagoa do Uruaú é uma das maiores lagoas do Ceará, com mais de 18 quilômetros. A paisagem a sua volta é repleta de coqueiros e cajueiros, e em sua margem próxima a praia da Sucatinga é possivel praticar sandboard em suas dunas ou simplesmente desfrutar a maravilhosa vista do pôr-do-sol na lagoa (mas estava muito cedo pra isso). Outra possibilidade de lazer são os esportes náuticos, praticados por toda a extensão da lagoa. O lugar é como um oásis e é porto de parada quase que obrigatório para quem faz esse trajeto.

Lagoa do Uruaú

Em seguida, era a vez de conhecer a Praia das Fontes. Para explicar o seu nome não precisa muito. Diversas nascentes de água doce brotam da terra em plena praia, proporcionando uma deliciosa “ducha” natural. Seu maior atrativo é a Fonte da Juventude e a Gruta Mãe d’água. E as fotos que fizemos mostram o porquê. Todo mundo quer ter a chance de ficar alguns anos mais novos e por isso mesmo esta é a parada de bugues, caminhonetes e carros de passeio. Após disputar um espaço para registrarmos algumas imagens sem sucesso, decidimos partir para o próximo destino.

Gruta da Mãe d´Água na Praia das Fontes

Basta uma primeira visita para se apaixonar pela praia do Morro Branco. São vários os atrativos que o local oferece, agradando quem procura diversão, aventura ou tranquilidade. As falésias se estendem à beira-mar, formando labirintos por onde passeamos e pudemos observar areias de várias cores. Logo na cidade, pegamos um guia credenciado que nos acompanhou por todo o passeio que é feito a pé. Antes de seguir a trilha, demos uma rápida parada na feirinha local para comprar peças artesanais.

Uma dica: aqui é possível comprar 10 garrafinhas contendo paisagens feitas com areias coloridas por 5 reais! Enquanto pagamos 5 reais em apenas UMA em Canoa Quebrada.

Labirinto de falésias em Morro Branco

Passamos pela Praça da Mentira, e começamos a trilha que não leva mais de 30min para percorrer por estas curiosas e impressionantes estruturas esculpidas pela ação da água e do vento. É realmente um labirinto por entre as falésias e o visual muda a cada minuto. Quando chegamos no final do percurso, nosso carro já estava nos aguardando para continuar a viagem através das dunas e lagoas.

Em seguida vieram as praias de Cascavel, Iguape, Praia do Presídio, Dunas do Catu e Prainha. Já chegando a Fortaleza, passamos também pela Praia do Beach Park, Aquiraz e o Porto das Dunas.

Uma água de côco para refrescar é sempre bem vinda!

Esse é o tipo de passeio que agrada a todos. Desde grupos de amigos, a famílias com crianças. É super tranquilo de ser feito em um dia e é possível viver emoções únicas na vida. As imensas dunas e lagoas de água doce que surgem ao longo do passeio são paisagens únicas. Sem falar nas falésias que dão um toque todo especial a este cenário que já apareceu em novelas, filmes e seriados da tv.

Almoço na Crocobeach, City Tour e Pôr-do-sol no Espigão

Mas nosso passeio com os amigos da 4por4 Adventure ainda não tinha acabado. Estávamos famintos e aproveitamos para conhecer a Praia do Futuro e suas famosas barracas de praia, com estruturas que nos deixaram boquiabertos.

Escolhemos a Barraca Crocobeach, recomendada pelo Wando (da barraca Chega Mais em Canoa Quebrada), que nos indicou e fez a propaganda do lugar. Chegamos lá pensando em algo grande, mas quando conhecemos de perto vimos que é muito maior do que imaginávamos. Diferenciando-se das tradicionais barracas de praia, a Crocobeach é um complexo turístico de 13 mil m² capaz de receber na alta estação até 120 mil clientes por mês, oferecendo uma excelente estrutura de cozinha (com buffet e a la carte), show de humor, shows culturais, cyber café, salas de massagem, piscinas para adultos e crianças, bar molhado, sauna, e muito mais. O lugar é realmente gigante e possui um time de primeira para nos atender da melhor forma possível.

Almoço na Barraca Crocobeach, Praia do Futuro

Mas naquele momento o que mais nos interessava era o buffet com seus mais de 30 tipos de saladas, frutos do mar, sushis, grelhados, massas, frios, sobremesas e tortas. Tudo isso com uma programação musical da própria rádio interna mesclando hits do momento e flashback. Muito legal comer assim.

Saímos da Praia do Futuro e fomos em direção a parte central de Fortaleza. Fizemos um rápido city-tour, passando pela Av. Dom Luis, que é praticamente um shopping ao ar livre, bem no estilo Ipanema de ser. Passamos também pelo Mausoléu Castelo Branco e o Palácio da Abolição.

Mas fiquei impressionado mesmo com a Catedral Metropolitana. A igreja, construída em estilo gótico-romano, abriga cerca de 5 mil pessoas e é a terceira maior no Brasil. Ela fica situada a poucos metros do Mercado Central de Artesanato, do Centro Cultural Dragão do Mar e da Fortaleza Nossa Senhora da Assunção.

Fim de tarde na Av. Beira-Mar – Fortaleza

Porém o tempo era curto e deixamos para conhecer esses três últimos em outra oportunidade, pois o sol já estava próximo a se pôr, e precisávamos ver esse momento. Tem dois pontos que nos recomendaram para assistir: a Ponte dos Ingleses e o Espigão. Escolhemos o Espigão pela proximidade e não nos arrependemos.

O visual é incrível! Logo na chegada, tem um navio naufragado que ganha uma cor especial com a luz do fim do dia. Andamos até o final e nos posicionamos nas pedras. E adivinha quem encontramos? O Felipe e a Giselle, o mesmo casal que fizemos amizade em Canoa Quebrada. Se tivéssemos marcado, não teria sido tão fácil de encontra-los. Acabou que vimos todos juntos o pôr-do-sol, inclusive, é claro, o Bruno e a Nati.

Galera reunida para assistir ao Pôr-do-sol no Espigão
Pôr-do-sol visto do Espigão – Fortaleza CE

Mas era hora de fazer o check-in na Pousada Veleiro que já estava nos esperando desde cedo e partimos para lá. Os amigos da 4por4 Adventure nos deixou na porta, facilitando demais a nossa vida. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Foi apenas um “até breve” pois ainda nos veremos daqui a 2 dias para irmos juntos a Jericoacoara!

Encontro com os Blogueiros

Só deu tempo de largar as malas na pousada, tomar um banho e chamar um taxi para ir ao encontro com os blogueiros de turismo de Fortaleza, pois marcamos de comer um camarão frito num restaurante perto da linha do trem.

Chegamos lá e já encontramos o Átila Ximenes do blog Vou Contigo (veja o blog) nos aguardando. Logo em seguida chegou o Junior Gomes do blog Diário de Aventureiro (veja o blog) e seu capacete inseparável de motoqueiro, que após uma rápida apresentação já saiu para comprar uns quilos de camarões frescos pra gente comer. Sim, o esquema lá é esse. Você compra o camarão com o pescador lá fora e trás para o restaurante fritar por apenas 5 reais. E não pensem que são pequenos, pois estão enganados. São camarões de bom tamanho, perfeitos para um “alho e óleo”, como podem confirmar na foto que tiramos. A comida é bem servida e barata. Pedi também um baião de dois caprichado por apenas 8 reais. E estava tão bom, que pedi outro.

Encontro com blogueiros em Fortaleza

Nem preciso falar que o papo foi dos mais agradáveis e basicamente o tema abordado foi sobre viagem. Bastou juntar alguns blogueiros que amam viajar, e dá nisso. Por mais que tentássemos fugir um pouco, era inevitável. Aproveitamos também para pegar algumas dicas da continuação de nossa viagem para Jericoacoara, além de fortalecer e trazer para o mundo real uma amizade que nasceu através de comentários em seus blogs, tweets e mensagens pelo facebook.

O dia foi bastante cansativo, tanto para nós quanto para eles, que amanhã ainda tem que trabalhar. E nós, bem… nosso trabalho é viajando. Nos despedimos do pessoal e voltamos para a pousada. Era tarde, e a cama confortável junto com o ar-condicionado no ponto foram a combinação perfeita para uma excelente noite de sono.

Agência 4por4 Adventure
http://www.4por4adventure.com.br
http://www.facebook.com/pages/4por4-Adventure-Viagens-e-Turismo/210371922327869

Pousada Veleiro
http://www.pousadaveleiro.com.br
https://twitter.com/#!/pousadaveleiro
http://www.facebook.com/pousadaveleiro

CrocoBeach
http://www.crocobeach.com.br
http://twitter.com/#!/crocobeach

Blogueiros
http://voucontigo.net.br
http://twitter.com/#!/atila_ximenes
http://twitter.com/#!/voucontigo
http://www.facebook.com/VouContigo

http://www.diariodemochileiro.com.br
http://twitter.com/#!/juniorgomesce
http://twitter.com/#!/@diademochileiro
http://www.facebook.com/diariodemochileiro



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (8)

  • Oie.
    Você pode me informar se há como ir pela beira mar de Fortaleza a té Cascavel...pelo menos...onde conseguir a trilha....onde pesquisar?
    Achei somente vc como referência, daí.
    Fico no aguardo,
    Pela atenção
    Obrigada!

    • Oi Eduardo, a 4por4 Adventure é quem faz esse passeio.
      http://www.4por4adventure.com
      Os valores podem mudar de acordo com a temporada.
      Portanto é melhor ver direto com eles. Ok?
      Espero ter ajudado. Qq coisa é so falar.
      ABs

  • Valeu, Maurício, obrigada pela resposta. Estou tentando contato por vários meiso com a 4por 4 mas não me respondem. Mandei email, liguei, facebook e nada. Espero conseguir até a viagem, em agosto. Abs,

    • É possivel que estejam em alguma área sem sinal de telefone ou internet... (por exemplo no meio dos Lençóis Maranhenses). Vou tentar contato com eles tb pra falar q vcs estão interessados e te aviso. Me adiciona la no Facebook tb: http://www.facebook.com/maums

  • Oi Jackie, pode ser perigoso vc perder o voo, mas acho melhor vc ver isso direto com o pessoal da 4por4 Adventure. Vcs podem sair mais cedo, e não fazendo Morro Brando realmente vc ganha mto tempo. Acho q vale o passeio sim. Conversa com eles.

    Quanto as malas... o carro é uma Land Rover, pode ter certeza que espaço pras malas é o que nao falta, hehehhe. ;)

  • Olá Maurício, td bem Qt tempo levou esse passeio de Cano até aFortaleza no 4x4 Nosso voo em Fortaleza é às 16h, será que dá tmepo, se não pararmo em morro branco (pq já teremos ido) e nem fizermos city tour em Fortaleza ?e dá pra levar as malas tranquilamente no carro? Obrigada.

  • Pow Maurício, irado o post! Foi muito bacana conhecê-lo pessoalmente, e como você disse: "além de fortalecer e trazer para o mundo real uma amizade que nasceu através de comentários em seus blogs, tweets e mensagens pelo facebook." essa é a mais pura verdade. Sempre que vier por Fortaleza você será muito bem vindo. Abração e vamos com tudo para nosso próximo encontro, o BlogTur!