4º Dia em Bonito – Balneário do Sol, Bonito Feito a Mão, Brazil Bonito, Taboa Fábrica de Encantos, Merenda Pantaneira e o Tour da Experiência



Hoje depois de muito tempo, tivemos um dia mais leve, pois como optamos por não ir ao Abismo Anhumas, os passeios programados para a parte da tarde eram mais tranquilos devido o grande esforço que faríamos na subida do rapel de 72 metros no abismo.  Nos permitimos acordar um pouco mais tarde, às 7:30 (comparando com dias anteriores, é super tarde) e aproveitarmos melhor a estrutura da Pousada Águas de Bonito que nos recebeu de braços abertos.

Mesas do café-da-manhã na Pousada Águas de Bonito, Bonito - MS

A manhã estava linda e o aroma do café-da-manhã já nos convidava a saborear as delícias fresquinhas que haviam sido preparadas. O café é servido em um grande salão climatizado e decorado com peças de artesãos locais, valorizando a cultura regional. Com as energias recarregadas, demos uma volta pela pousada para conhecer melhor as instalações. São 30 apartamentos espalhadas por um jardim cuidadosamente planejado, com áreas de lazer em seu centro. Você pode optar pelos apartamentos Luxo, no piso térreo, ou Luxo Superior com rede na sacada, total privacidade e interação com a natureza. Já pensou em despertar com o canto dos pássaros anunciando um belo dia para curtir Bonito? Aqui tem.

Mas era preciso sair para realizar os roteiros do dia. Ficamos empolgados com a visita que faríamos ao Balneário do Sol, e lá, enfim, teríamos a manhã livre, sem corre-corre e nem compromissos logo em seguida. Antes de ir, demos uma passada na Bonito Way para pegar algumas informações e bater o roteiro do dia, que era bem simples, mas precisava de alguma atenção com os horários das visitas.

Vejam nosso programa: visita ao Balneário do Sol, almoço no restaurante Cantinho do Peixe, visita as ONGs Bonito Feito a Mão e Brazil Bonito, tour na Taboa Fábrica de Encantos e pra fechar o dia, a Merenda Pantaneira que é servida na Pousada Águas de Bonito, onde estamos. Vale notar que todos esses passeios da tarde fazem parte do Tour da Experiência.

Clima de fazenda com atrações para todos

A estrada para o Balneário do Sol é bem tranquila. Passando por áreas de fazenda e pastos, é possível encontrar animais da região em liberdade. Foi nosso caso. Até paramos para tirar fotos de algumas emas que estavam se alimentando próximas da cerca. Em Bonito é assim. Animais são avistados a qualquer momento.

Araras no Balneário do Sol, Bonito - MS

Ao chegar ao local, fomos recepcionados por uma equipe bastante simpática (parece característica do povo da região inclusive) e já de cara nos deparamos com dois búfalos enormes. Com destaque para um deles, por ser branco e ter olhos claros. Sim, era um búfalo albino (nunca tínhamos visto um assim). O outro era preto, como sempre. Ambos muito mansos. Logo um funcionário se ofereceu para bater fotos nossas com os animais. Claro, não perdemos a oportunidade de fazer isso. Bem próximo, avistamos um casal diferente: uma Arara-Vermelha e uma Arara-Canindé. Viviam sempre pelas redondezas, porem eram criadas soltas, nos informou o rapaz. Pra completar, eram exibidas. Elas ficam um pouco distantes, mas quando veem uma máquina, se aproximam e começam a fazer carinho uma na outra, como se estivessem fazendo pose para a foto. Além delas, havia também pôneis, emas e lhamas bastante curiosas.

Enfim, começamos a andar em direção do barulho das águas do balneário, às margens do Rio Formoso, e mais uma vez ficamos impressionados com uma infraestrutura incrível que foi construída. Os donos se aproveitaram da natureza do lugar e fizeram uma espécie de clube de lazer com direito a quedas d’água, tirolesa, trampolim, lanchonete, restaurante, quiosques para churrasco, redário, quadras de vôlei e futebol de areia, piscinas naturais e peixes, muito peixes. Um lugar perfeito para curtir com a família e amigos, perfeito para todas as idades.

Balneário do Sol, Bonito - MS

Tiramos então a manhã de folga e aproveitamos aquele balneário enorme por toda a manhã. O mais impressionante, é que naquele dia, o balneário encontrava-se completamente vazio. Era praticamente só nosso. Vai ver por que o dia era segunda-feira. Enfim, foi um ótimo momento para ver como funcionava todo o lugar e tirar fotos, que mesmo vazio, encontrava-se a todo vapor, para nossa sorte e deleite.

Peixe pintado a urucum

Saímos do balneário por volta do meio-dia, pois ainda iríamos almoçar e conhecer a parte sociocultural de nossa viagem. O almoço já estava marcado no Cantinho do Peixe. Um restaurante simples de madeira, com varanda voltada para a rua, onde são servidos pratos com peixes regionais: pintado, pacu, dourado e piraputanga. O primeiro, preparado à urucum (filé à dorê com creme de leite e colorau, gratinado com mussarela), é o carro-chefe da casa.

Fomos recepcionados por um garçom muito atencioso que por pura coincidência do destino, era carioca e morava há 10 anos na cidade. Meu parceiro que não come peixe, pediu o filé com fritas do restaurante. Eu não podia deixar de experimentar o prato mais famoso da casa, e não me arrependi em nenhum momento. Simplesmente delicioso e suculento.

Cantinho do Peixe, Bonito - MS

Logo após a refeição, o dono do restaurante, Sidney, veio conversar conosco explicando a história do lugar, suas especialidades e os planos de um futuro próximo, onde abrirão o restaurante em uma área mais nobre da cidade, em um espaço maior na avenida principal. Como era de se esperar, um restaurante bastante falado na cidade e com 11 anos de funcionamento, nosso almoço foi dos deuses. Sucesso garantido! Fica a dica de um lugar onde você pode comer bem, e com um preço justo. Recomendamos.

Artesanato da Vovó

Depois do delicioso almoço, fomos conhecer o projeto Bonito Feito a Mão, uma loja de artesanato que até poderia passar despercebida dentre tantas outras que existem na cidade, se não fosse pela história que rodeia a mesma. É um grupo de senhoras já na terceira idade, que resolveu “ir a luta” e começar a fazer joias ecológicas (colares, brincos, pulseiras feitas com sementes que as mesmas coletavam pelas ruas de Bonito). Com o incentivo de um designer, o grupo passou a fazer bordado em tecidos. Mesmo com pouca experiência, aprenderam e começaram a bordar peixes da região. Hoje fabricam e comercializam bolsas, ecobags, aventais, toalhas e outros itens – decorativos e utilitários. Uma grande ideia que o Tour da Experiência divulga e apoia.

Bonito Feito à Mão, Bonito - MS

A senhora Albertina e suas amigas nos recebeu muito bem. Enquanto saboreávamos biscoitos caseiros e sucos, nos explicaram sobre a trajetória e evolução da pequena empresa. O trabalho é lindo, e fica ainda mais bonito, quando percebemos a força que tem um grupo de donas de casa que resolveram investir seu tempo em algo produtivo e ir além das tarefas domésticas. Fica a dica para muita gente. O Brasil é um país de oportunidades para todos.

Hoje, elas exportam suas artes para Holanda, Alemanha e Itália, e também para algumas cidades do Brasil. Ganhando destaques inclusive em revistas de nome, como a Casa Cláudia. Quem estiver por Bonito, não pode deixar de conhecer este belíssimo trabalho. É parada obrigatória. Foi um ótimo começo de tarde que passamos com elas.

Arte, disciplina, cultura e lazer em Bonito

Agora seguimos para uma ONG chamada Brazil Bonito. A sede fica no centro de Bonito, em uma casinha aconchegante que era um antigo armazém e bar. Com quatro módulos, os trabalhos se dividem entre oficina, sala verde, auditório e depósito, além das áreas externas. A ONG foi criada inicialmente por moradores de Bonito para ser uma oficina de artesanato. A ideia era capacitar os menos favorecidos a produzir artesanato confeccionado com reaproveitamento ou reciclagem de material descartado. Mais uma grande ideia com o apoio do Tour da Experiência.

ONG Brazil Bonito, Bonito - MS

Assim que chegamos, fomos recebidos pelo simpático diretor-presidente, o Sr. Ronald. Apresentou-nos cada cantinho da casa, contando detalhes de reaproveitamento incríveis. Por exemplo, as toucas cirúrgicas que são usadas em alguns passeios da cidade que necessitem do uso de capacete, são reaproveitadas como enchimento de almofadas. Além das toalhas velhas dos hotéis, dos papéis dos escritórios, das lonas de outdoors, e muito mais. Todos tem destino certo em seus produtos.

Lá temos a nítida impressão de que tudo pode ser reaproveitado, realizando um lindo trabalho. Os produtos criados pela ONG são distribuídos em algumas lojas da cidade e sua renda vai pra a organização manter seu espaço e continuar a ajudar os jovens e também a cidade, que acaba se livrando de seu lixo, diminuindo o impacto ambiental.

A cidade inclusive nos deixa impressionados com tantos postos de coleta seletiva. Tem sempre um lixinho em cada esquina. E a limpeza nas ruas é perceptível. A consciência é tão grande, que até livros velhos são destinados para uma pequena biblioteca localizada na ONG. Encontramos até coleções da antiga Enciclopédia Barsa. Uma viagem de volta ao passado.

Fábrica de encantos e uma dose de cachaça

Agora, seguimos nosso Tour da Experiência direto para a fábrica da cachaça mais famosa da cidade, a Taboa. A fábrica foi toda projetada para receber turistas, lá nos deparamos com uma réplica do bar logo no início de sua existência. Sim, tudo começou com um pequeno bar que a dona, Patrícia, abriu no centro para ter uma renda. Lá, na época de inverno, ela sentiu a necessidade de criar algum tipo de bebida quente para aquecer seus clientes, foi então que ela juntou a cachaça pura, com mel, canela e outros ingredientes. Desse primeiro experimento, surgiram novos clientes interessados em provar, e antenada com a demanda de seu produto, começou a comercializar a bebida, ainda no bar. Nos dias de hoje, a Taboa é vendida em toda a cidade e região, e o bar localizado na avenida principal é enorme e atrai turistas do mundo inteiro.

Taboa Fabrica de Encantos, Bonito - MS

De volta a fábrica, lá tem um jardim com várias espécies de plantas que são usadas para a fabricação dessa mistura de cachaça, como canela, cravo, guavira, etc… E também a folha de Taboa, que hoje em dia, envolve a garrafa, dando a ela um visual completamente artesanal. A Taboa na verdade não fabrica a cachaça, ela já recebe a bebida pronta e lá é feita apenas a mistura, que pode ser do sabor original ou dentre outras dezenas que eles fazem hoje em dia.

Colocamos também a mão na massa, ou melhor, na argila. Um dos atrativos desse tour é fazer peças em argila que ficarão numa parede como recordação de que você passou por lá. E quem sabe voltar e trazer amigos para ver a sua obra de arte. Em seguida ajudamos a limpar as palhas da taboa e enrolar uma das garrafas. É legal saber que participamos da produção de uma de suas peças artesanais e exclusivas.

Deixamos a nossa marca na Taboa, Bonito - MS

No final do passeio fomos presenteados com uma garrafa de Taboa, um copinho de cachaça de argila e um ímã de geladeira. Uma visita realmente interessante, pois além de ver como é uma fábrica por dentro, podemos experimentar quase todo o processo. E melhor, experimentar as cachaças em seus mais diversos sabores. É realmente uma Fábrica de Encantos.

Neste momento de degustação das cachaças tivemos a companhia do Sr. Adelino Marques, representante do Tour da Experiência, e da Dreyse Wendy, da agência de turismo Bonito Way, para um bate-papo informal sobre nossas vivências do tour até o momento. O que posso dizer é que esse projeto é incrível. Seu objetivo é que possamos ter experiências além do rotineiro. Sentindo a respiração, a batida do coração, o movimento e a sinergia, que traduz em sentimentos: emoção, prazer, inspiração e satisfação.

Lanche regional no fim da tarde

Mas nosso dia ainda não tinha chegado ao fim. Era hora de voltar para a pousada que estávamos hospedados, a Pousada Águas de Bonito, pois às 17hs seria servido a famosa Merenda Pantaneira. Um chá da tarde servido aos hóspedes com comidas típicas da região.

Merenda Pantaneira na Pousada Águas de Bonito, Tour da Experiência

Antes, somos recepcionados por rapazes vestidos a caráter. Um “peão” toca o berrante e anuncia o início dessa orgia gastronômica. O lanche possui diversos sucos, chás, pães, bolos, geleias e muito mais. Uma verdadeira delícia de sabores típicos da região pantaneira, que tivemos o prazer de degustar nas companhias da Dreyse e do Adelino.

Saímos de lá ainda vendo o céu avermelhado com o pôr-do-sol e fomos direto para a piscina aproveitar para relaxar o corpo e mente. Ainda curtimos uma sauna a vapor e enfim, após arrumar as malas para a troca de hotel do dia seguinte, fomos dormir.

[box type=”note”]Vejam também nossa galeria de fotos deste dia.[/box]

Sites e parceiros

Bonito Way
http://www.bonitoway.com.br
http://twitter.com/BonitoWay
http://www.facebook.com/BonitoWay

Hotel Pousada Águas de Bonito
http://www.aguasdebonito.com.br
http://twitter.com/aguasdebonito

http://www.tourdaexperiencia.com/experiencia/hospedagem-hotel-pousada-aguas-de-bonito

Balneário do Sol
http://www.balneariodosol.tur.br
http://twitter.com/balneariodosol

Cantinho do Peixe
http://www.cantinhodopeixe.com
http://www.youtube.com/watch?v=mrii3D0RaZs
http://www.tourdaexperiencia.com/experiencia/gastronomia-cantinho-do-peixe

Bonito Feito a Mão
http://www.tourdaexperiencia.com/experiencia/artesanato-bonito-feito-a-mao

ONG Brazil Bonito
http://www.brazilbonito.org.br
http://twitter.com/brazilbonito
http://www.tourdaexperiencia.com/

Taboa Fabrica de Encantos
http://www.taboa.com.br

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=23964
http://www.tourdaexperiencia.com/experiencia/vivencia-taboa-fabrica-de-encantos

Tour da Experiência
http://www.tourdaexperiencia.com
http://twitter.com/TourExperiencia

Movida Rent a Car
http://www.movida.com.br
http://twitter.com/MovidaRentaCar
http://www.facebook.com/MovidaRentaCar



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (2)

  • Um dia quero conhecer esta linda cidade vi no programa da Fatima Bernardes fiquei encantada com as bolsas gostaria de saber se tem um site a onde posso comprar as bolsas ecologicas desde ja fico lhes grata sou da cidade de Limeira interior de SP.