3º Dia – Passeio de Bugue até Ponta Grossa



Mais um belo dia de sol com céu azul e sem nuvens em Canoa Quebrada. Acordamos cedo para tomar o café-da-manhã do Hotel Long Beach e mais uma vez fomos surpreendidos com um farto banquete matinal. Frutas, pães, frios e sucos já estavam a nossa espera. Normalmente o café é servido após as 8hs, porém devido a tábua de marés, nosso passeio teria que ser cedo e solicitamos ao hotel se seria possível servir um pouco antes. E fomos prontamente atendidos. Muito legal isso. Parabéns pelo serviço diferenciado de toda a equipe.

Arrumamos as coisas e o mesmo bugueiro de ontem já estava nos esperando na porta do hotel às 7:30 da manhã. Era preciso sair cedo para aproveitar a maré baixa, caso contrário não conseguiríamos chegar ao destino final: Ponta Grossa.

Passeio de Bugue até Ponta Grossa

Passeio de Bugue a Ponta Grossa

Após um rápido tour pelo centro da cidade, demos início ao nosso passeio. Todo o percurso é pela praia, desde Canoa Quebrada passando pelas praias do Estevão, Porto Canoa, Majorlândia, Quixaba, Refúgio Dourado (onde há esculturas nas falésias), Lagoa do Mato, Fontainha, Retirinho, Retiro Grande e vai até Ponta Grossa. Cada uma das praias possui uma particularidade e beleza que vale a pena conhecer.

Durante o passeio se percebe uma mudança de cores nas falésias mostrando os diferentes minerais e formações rochosas que a natureza esculpiu no decorrer dos anos. O visual é incrível e encantador. As falésias de tom avermelhado se misturam com as cores das dunas criando uma paisagem única. Sem falar do céu azul e do verde do mar e vegetação que as cercam.

Falésias, dunas, vegetação e céu azul

Na volta, uma parada na Garganta do Diabo para conhecer uma fonte natural de água doce entre falésias de areia branca. É possível notar a degradação no local devido a força da natureza com ajuda do intenso número de turistas que passam por ali diariamente. Vamos preservar galera! É preciso nos conscientizarmos que a natureza depende de nossa atenção.

Garganta do Diabo

A próxima parada foi no Refúgio Dourado, em Majorlândia. O lugar é uma espécie de museu que foi montado com artesanato de moradores locais que presenteavam o Dr. Heitor Vieira Dourado por seus atendimentos gratuitos. Ele era médico e não cobrava para atender seus pacientes, pedindo sempre uma arte como forma de pagamento. Com isso, acabou criando um refúgio para guardar sua coleção. O valor da entrada é irrisório e vale a visita. Por apenas 2 reais um guia te leva para conhecer esse museu a céu aberto e as esculturas do mestre Toinho, um caboclo da região, que transformou falésias em arte. E para quem deseja passar alguns dias longe do agito, ainda é possível ficar hospedado em confortáveis chalés lá mesmo, vivendo uma vidinha simples, sem luxos e preocupações, com um visual para o mar encantador.

Refúgio Dourado, em Majorlândia

Neste local também é possível fazer garrafinhas de areias coloridas personalizadas com seu nome. Aproveitamos e fizemos uma com o nome do site: Trilhas e Aventuras. Ficou muito bacana. Essa arte começou aqui e depois se espalhou por todo o Ceará. A senhora que criou essa arte já faleceu, mas conversamos com o seu filho que nos contou que já foi até para fora do país para ensinar a técnica para outros artesãos. É a arte do Ceará atravessando fronteiras.

Garrafa Personalizada – Trilhas e Aventuras

Enfim chegamos à última parada antes de voltar pra vila. O símbolo da lua e do sol pintado em uma falésia. Essa é a marca registrada de Canoa Quebrada. Visitá-la e não tirar uma foto é como não ter ido a Canoa. É claro que registramos nossa imagem por lá e também a eternizamos em nossas memórias.

O final do passeio é em frente às passarelas suspensas a beira-mar ao lado das falésias da vila e da área das barracas. É claro que aproveitamos o momento para atravessá-las e fazer mais algumas fotos. O visual é bem bacana. Dá pra ver toda a praia de Canoa, de ponta a ponta.

A Lua e a Estrela – Símbolo de Canoa Quebrada

Passeio de Jangada

Descemos para a praia e já fomos logo abordados para fazer o passeio de jangada e conhecer mais um ângulo de Canoa Quebrada, desta vez do mar! Nos posicionamos sentados na jangada e o vento forte e agradável nos levou rapidamente para bem longe.

Você sai encharcado da cabeça aos pés, mas os próprios jangadeiros guardam nossas coisas em um saco estanque impermeável. Sugiro não ficar com as câmeras nas mãos (mesmo as aquáticas), pois a qualquer momento uma onda pode te acertar em cheio e derrubá-la no mar. E mais, os caras são super profissionais! Enquanto estamos no mar tomando banho, eles pegam as máquinas e fazem diversas fotos nossas na água, na jangada e da praia também. Tudo bem, as fotos ficam meio tortas, mas acho que seria exigir demais dos caras que nem se seguram com todo aquele balanço do mar.

Passeio de Jangada

É muito maneiro o passeio e vale os 10 reais que pagamos. São aproximadamente 30 minutos de diversão e muita água na cara, hehehe. Não deixem de fazer.

Almoço na Barraca Chega Mais

A fome chegou na hora certa e aproveitamos para almoçar novamente na Barraca Chega Mais, uma das melhores da praia. Dessa vez pedimos um prato de Filé Mignon com Macacheira que tinha acabado de passar para a mesa ao lado e nos convenceu pelo conjunto da obra: cheiro, apresentação e preço!

Almoço típico na Barraca Chega Mais

Depois disso o tempo fechou um pouco e acabamos ficando por lá conversando. Estávamos querendo fazer voo-duplo, mas o vento não ajudava. Vai ter que ficar pra próxima. O papo e a companhia estavam ótimos, mas ainda precisávamos voltar ao Hotel Long Beach para fazer umas fotos no fim de tarde. Trabalho feito, era hora de aproveitar um pouco a estrutura do hotel que possui até mesmo uma academia no terraço com vista pra piscina.

Essa é vista da academia do Hotel Long Beach

Noite italiana na Pousada Residenza Canoa

Voltamos para o quarto e nos arrumamos para um jantar tipicamente italiano com o Giuseppe e sua família na Pousada Residenza Canoa. Já fomos recebidos na porta e após as devidas apresentações fomos conhecer um pouco mais da pousada.

Pousada Residenza Canoa

O jantar foi servido de forma familiar na própria mesa de sua residência. Com direito a entrada, vinho e uma massa italiana com molho de camarão que estava perfeita. Sem falar na sobremesa, desta vez tipicamente brasileira, uma deliciosa torta de abacaxi. O papo estava descontraído e bastante agradável. Falamos sobre o nosso trabalho, sobre sua chegada em Canoa Quebrada e sobre a estrutura da cidade.

Em seguida fomos conhecer a estrutura da pousada, que é um verdadeiro oásis em uma área de 1200 m², oferecendo hospedagem em suítes ou chalés ao redor de uma linda piscina imersa no gramado verdinho rodeada de coqueiros.

Vale citar que a pousada ainda não tem restaurante, mas que isso está nos planos para os próximos meses. A cozinha não será problema para eles, uma vez que tivemos a exclusividade de degustar um dos seus mais saborosos pratos.

Já era tarde e voltamos para nosso hotel. Amanhã cedo faremos um off-road de 4×4 de CANOA a FORTALEZA pela praia e aproveitamos para arrumar as malas. Após mais um delicioso banho e malas prontas, era hora de dormir.

Hotel Long Beach
http://www.longbeachcanoa.com
http://twitter.com/#!/hotellongbeach

Pousada Residenza
http://www.residenzacanoa.com

Barraca Chega Mais
http://www.barracachegamais.com.br

Associação dos Bugueiros de Canoa Quebrada
http://www.canoabuggy.com.br



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (2)