3° dia no Jalapão – Fervedouros e Cachoeira da Formiga



Desta vez não senti frio como na noite passada. Não precisei usar o moletom, mas apenas dormi com uma camisa de manga comprida, meia nos pés e fechei um pouco as janelas de ventilação da barraca. Foi suficiente para uma bela noite de sono no Jalapão.

Às 7hs já estávamos todos de pé tomando café da manhã. O roteiro do dia prometia muitos banhos refrescantes em alguns rios que cortam a região. E para isso acontecer era preciso sair cedo do acampamento. Os fervedouros e cachoeiras ficam pro lado de Mateiros e levam aproximadamente 3hs para chegar lá.

Fervedouro da Glorinha, intrigante como é impossível afundar
Regras para entrar no Fervedouro da Glorinha no Jalapão

Depois de percorrer mais de 80 km de estrada, chegamos ao Fervedouro da Glorinha. Esse é o famoso fervedouro das fotos do Jalapão, cercado por um bananal sempre verdinho e com fundo de areia branca em suspensão. Devido à pressão da água que nasce ali mesmo, é impossível afundar e temos a sensação de estarmos flutuando nas suas águas. Posso garantir que é pura diversão!

Mas tem um probleminha: só é permitido seis pessoas por vez no fervedouro e com o tempo máximo de 20 minutos. Enquanto os outros esperam, pode ficar se banhando nas águas do rio que passa ali perto.

E tem outro detalhe importante: para tomar banho no fervedouro não é permitido estar usando repelente ou protetor solar, por se tratar de um ambiente muito frágil.

Então partimos direto para o Fervedouro do Soninho, que fica em uma das propriedades da Korubo. Este por sua vez é muito maior e cabem todos de uma vez no poço de águas cristalinas e sempre em movimento.

Fervedouro da Korubo ou do Soninho – Jalapão
A área do Fervedouro da Korubo é muito maior e todos podem entrar juntos

O almoço é servido lá mesmo e é servido em uma área bastante arejada e tranquila. Comi arroz com carne de soja e salada. Mas havia várias outras opções também. E de sobremesa foram pêssegos em calda com creme de leite.

Demos um tempinho para a digestão e continuamos o passeio em direção a Cachoeira da Formiga, uma pequena queda com uma enorme piscina natural de águas cristalinas e de cor verde-esmeralda. Refrescante e renovante. Um verdadeiro convite para um banho relaxante e demorado. Depois das Dunas do Jalapão, este foi meu lugar favorito de toda a região.

Jr Caimi (Tip Trips) pulando no poço da Cachoeira da Formiga – Jalapão
Adventure Bloggers se refrescando na Cachoeira da Formiga – Jalapão

Na volta paramos na Casa do Artesão em Mateiros para compras de artesanato de Capim Dourado e fazer um lanche rápido na Sorveteria Oásis antes de retornar para o Safari Camp da Korubo.

Fica aqui uma dica de compra: os preços dos artesanatos são bem similares aos vendidos no acampamento da Korubo, pois eles apenas cedem o espaço para que os artesãos possam expor seus produtos, sem ganhar nada em cima do trabalho deles. Portanto em qualquer um dos lugares que você comprar estará ajudando diretamente os moradores locais.

Em Mateiros, aproveite para dar sinal de vida em casa, pois é o único ponto onde você pode encontrar sinal de celular em toda a viagem. #FICADICA

Roberta (Territórios) tentando decidir qual brinco de Capim Dourado iria comprar
Capim Dourado – Artesanato que vale ouro no Jalapão

O retorno levou aproximadamente o mesmo de ida, 3hs. Chegamos bastante cansados no acampamento, mas encantados com tanta beleza vista em um só dia. O Jalapão surpreende a cada momento! Ainda mais na super companhia dos amigos blogueiros do Adventure Bloggers. Essa viagem foi ótima para reforçar ainda mais nossos laços de amizade.

Já a noite, tomamos aquele banho gostoso e fomos pro refeitório jantar. Neste dia tivemos frango grelhado, feijão com arroz, salada e legumes. E de sobremesa uma deliciosa salada de frutas.

Parecia que o céu ia pegar fogo com esse lindo pôr-do-sol que vimos no Jalapão
Impossível não parar e registrar um pôr-do-sol como este no Jalapão

Depois do jantar, o Mauro nos encontrou como de costume para receber um feedback dos passeios que fizemos e passar o próximo roteiro. Além disso, ainda lembrou sobre os equipamentos necessários para os passeios do dia seguinte. Isso é ótimo!

Era hora de dormir e recuperar as energias, pois uma trilha até o topo da Serra do Espírito Santo nos esperava para acordar ainda de madrugada.

Vídeo com o roteiro deste dia

height=350

Aproveite para conhecer nosso E-Book: Guia de Viagem ao Jalapão. Tudo que você precisa saber pode estar no seu tablet ou celular. Dicas práticas, roteiro dia a dia, fotos e muito mais. Clique no banner abaixo e faça o download do nosso E-book do Jalapão.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (1)