12 dicas pra estudar inglês nos EUA



Quem já pensou em estudar inglês em outro pais? Conhecer outras culturas, aprender outra língua, fazer novos amigos, vivenciar experiências, e muito mais. Esse também era o meu sonho. Mas muitas dúvidas passam por nossa cabeça antes de colocar em prática uma decisão como esta. É preciso um pouco de planejamento para não jogar dinheiro fora em qualquer curso de inglês nos EUA.

Abaixo vou listar algumas das perguntas que eu me fiz quando comecei a planejar essa viagem para estudar inglês nos EUA. Algumas eu tive resposta através de pesquisas e amigos, e outras eu só descobri quando eu cheguei e vivi pessoalmente as experiências que só um curso de inglês no exterior pode proporcionar.

+ Leia todos os posts dos Estados Unidos
+ Encontre Hotéis nos Estados Unidos até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro nos Estados Unidos sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações nos Estados Unidos

Perguntas e respostas sobre estudar inglês nos EUA

Qual curso de inglês escolher?

Talvez essa seja uma das perguntas mais difíceis de responder. Não é fácil mesmo escolher um curso de inglês nos EUA. Eu fui bem indicado pela amiga Claudia do blog Aprendiz de Viajante, para fazer na AEExperience (American English Experience) e estou gostando muito. O método de ensino deles é bem bacana. As aulas do curso vão de 9 às 13hs e a tarde é reservada para atividades extras (pagas, mas bem baratinhas) pela cidade: passeios, cafeterias, livrarias, restaurantes, bares, mercado, pubs, parques, shopping, etc. Enfim, tudo pra você ficar totalmente imerso na cultura, aprender novas palavras e deixar o inglês tomar conta da sua vida o máximo de tempo possível.

Qual cidade escolher para fazer o curso de inglês?

Quando eu decidi vir para Miami muitas pessoas me falaram que não era o melhor lugar para estudar inglês pela grande quantidade de brasileiros na cidade. E é verdade. O melhor é você ter o menos contato possível com pessoas da sua língua natal quando estiver aprendendo uma nova língua. Por isso optei estudar em Fort Lauderdale, onde tem pouquíssimos brasileiros.

Mesmo morando em Aventura (Miami), vale a pena o tempo de deslocamento. Fui e voltei de ônibus todos os dias pra Fort Lauderdade. O trajeto leva aproximadamente 50min no ônibus expresso e custa $4 ida e volta, no ônibus normal leva 1:40 e custa $3 ida e volta. A empresa que faz o percurso é a Broward e possui vários roteiros. Mas você também pode optar por alugar um carro. Tem opções semanais por $70.

Quanto custa estudar inglês fora?

Pode ser barato ou caro. Depende de você. Existem cursos de vários preços, mas é importante lembrar que talvez esse seja um dos maiores investimentos da sua vida. No caso da AEExperience, os valores variam de $180 a $750 por semana, dependendo do que você esteja procurando. Além do valor do curso, é preciso lembrar também dos gastos com transportes, comida e aprendizado.

E como ninguém é de ferro, lembre-se das saídas para barzinhos com os novos amigos e principalmente as compras serão constantes na sua nova vida no exterior. Afinal, os preços de roupas e eletrônicos são realmente mais em conta. Outra coisa que você pode economizar é com as ligações para o Brasil para falar com os familiares. Na America.net Mobile você tem 2 linhas em um único chip, um fixo brasileiro e um móvel americano, com 3G ou 4G ilimitados, a $90/mês.

Sai mais caro estudar inglês no Brasil?

Com certeza! Os valores dos cursos de inglês no Brasil são abusivos e nem sempre tem bons métodos de ensino. Fora que você quando sai da sala de aula volta a sua rotina falando português com amigos, familiares, etc. Se você juntar o dinheiro que gastaria em um curso de 3 anos no Brasil, faria um super curso de inglês no exterior por 3 meses ou até mais. Pense em quanta coisa nova você experimentar e coloque na balança o que vale mais a pena.

É bom já ir com alguma base no inglês?

Eu já fiz alguns cursos no Brasil há muito tempo atrás e sempre estudei nas escolas. Mas sempre era aquela coisa muito básica. Como trabalho com turismo acabei tendo contato com a língua em algumas viagens internacionais que já fiz e consegui me virar no dia a dia. Porém não consigo desenvolver um papo.

Outra coisa que sempre fiz foi ler as letras de músicas em inglês e tentar entender e traduzir. Isso me ajudou muito a pegar vocabulário e expressões. Então, acredito que seja bom sim já ter uma base antes da viagem de aprendizado.

Quais documentos são necessários?

Passaporte, visto e seguro viagem, basicamente. O primeiro passo é tirar o passaporte. Veja o passo a passo aqui neste link. Em nosso site temos também dicas de como tirar o visto americano mais rápido. No caso da AEExperience, você pode estudar inglês com visto de estudante ou de turismo. Porém algumas escolas exigem visto de estudante, apenas.

Mas nossa dica é: não deixe nada pra cima da data da sua viagem. Dê entrada em tudo com alguns meses de antecedência para não ter que adiar sua passagem e curso. Você pode dar entrada no visto americano pelo site do Consulado Americano no Brasil. Também não dê chance ao azar e tenha sempre um seguro viagem quando for estudar inglês no exterior. E não se esqueça de providenciar também as passagens aéreas e comprovantes de hospedagem.

O que eu posso esperar do curso?

No seu primeiro dia de aula eles farão um teste de nivelamento para saberem em qual turma vão te colocar. Dia após dia você vai sentindo seu aprimoramento na língua. Mas vou repetir, tudo depende de você! Quanto mais tempo você estiver exposto a língua inglesa, mais fácil irá aprendê-la. Repita palavras e expressões, veja TV, ouça rádio, assista filmes, converse com as pessoas… tudo em inglês! Saiba que o curso de inglês fará o máximo para te ensinar, mas vai depender de você também.

E se eu não conseguir aprender a me expressar?

Acho difícil, mas caso isso aconteça pode ter certeza que os professores de qualquer curso de inglês que você escolher estarão lá pra te ajudar a resolver isso. Use mímica e linguagem corporal para tentar se expressar. Fiz muito isso durante as aulas e foi ótimo para aprender as palavras que eu não sabia. Os professores são mestres em entender o que você está querendo dizer.

Posso estudar e trabalhar ao mesmo tempo?

Não, é ilegal. Caso te peguem poderá até ser deportado. Lembre-se que você estará em um novo país e deve seguir suas regras.

É melhor ficar em casa de família ou apto/hotel?

Certamente a melhor opção e a mais barata é a casa de família. Inclusive a própria escola de inglês pode te ajudar a escolher um excelente lugar para te receber. No meu caso, fiquei na casa de uma grande amiga, a Flávia do blog Viajar é Tudo de Bom, que está morando temporariamente em Aventura e também estudando inglês, só que em outra escola. O legal é que estamos sempre conversando em inglês e ensinando um ao outro. O ruim é que acabamos sempre falando em português também, e isso não é legal para o método de aprendizagem. Caso opte por casa de família você deve avisar ao curso quando estiver fazendo sua inscrição.

Quanto tempo é o ideal pra eu aprender inglês?

Isso vai depender de pessoa pra pessoa. Da sua base, da sua facilidade em aprender, da sua dedicação, da sua evolução no curso de inglês. Algumas pessoas tem mais facilidade com outras línguas, e outros um pouco de dificuldade. Se você tiver a possibilidade de ficar 2 ou 3 meses, ótimo. Mas acredito que é preciso pelo menos 1 mês pra você começar a assumir uma nova língua na sua cabeça.

É tranquilo passar pela imigração?

É sempre tenso, mas não é comum ter problemas, afinal o Brasil tem uma boa política de relações internacionais com os EUA. Imprima todos os documentos e comprovantes e leve numa pasta caso seja necessário apresentar na imigração (se solicitado). A escola sempre fornece também uma carta avisando que o aluno está indo para estudar inglês. Mantenha a calma, responda as perguntas que te fizerem e fale sempre a verdade. Não minta! Isso é muito importante. No Organizador de Viagens você pode resolver boa parte dos seus problemas, tais como emitir passagens aéreas, pesquisar e comprar seu seguro viagem, alugar carros e até mesmo apartamentos para morar. #FicaDica.

Concluindo…

Sei que estou longe de ter respondido todas as suas dúvidas sobre estudar inglês nos EUA. Portanto, fiquem a vontade para deixar outras perguntas e compartilhar suas experiências conosco nos comentários. Farei o máximo possível para responder a todos com o máximo de informações que eu souber.

LEIA MAIS SOBRE OS ESTADOS UNIDOS

+ Leia todos os posts dos Estados Unidos
+ Encontre Hotéis nos Estados Unidos até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro nos Estados Unidos sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações nos Estados Unidos

*Esta viagem contou com o apoio da Copa Airlines, da AEExperience e da Real Seguro Viagem.

AVISO IMPORTANTE: Em Fevereiro/2015 a AEExperience foi comprada por outra escola de inglês e não sabemos informar como será a nova metodologia e funcionamento. Entre em contato com a nova escola para saber mais informações.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (6)

  • Gostei muito do publicação! Estou estudando em Salt Lake City, Utah em uma escola chamada Lumos Language School e estou gostando muito. O preço de vida e da escola aqui em Utah é muito boa e maioria do staff aqui na escola fala Portuguese também e me ajudaram com todo procedimento dos documentos para conseguir meu visto. Recomendo! (www.lumos.edu)