1° dia no Jalapão – De Palmas para o Safari Camp da Korubo



Depois de um café da manhã reforçado no Hotel Pousada dos Girassóis em Palmas, partimos para um dos destinos mais incríveis do Brasil e ao mesmo tempo menos conhecidos pelos brasileiros, o Jalapão. Cenário perfeito para mais um evento dos Adventure Bloggers, que desta vez levou 10 blogueiros para descobrir o deserto brasileiro e contar tudo em seus blogs e redes sociais.

O caminhão adaptado da Korubo pegou todos os 25 turistas no hotel às 8hs da manhã. São 300 km de Palmas até o Jalapão, mas esse percurso não é feito direto. Tem três paradas estratégicas no meio para comer, esticar as pernas e conhecer algumas atrações no caminho antes de chegar até o Safari Camp da Korubo. A primeira das paradas foi para o almoço em Ponte Alta, após 189 km em estrada asfaltada e bem sinalizada.

Caminhão da Korubo no Jalapão
Almoço em Ponte Alta – comida caseira com gosto da casa da vovó

A refeição foi muito bem servida, e tinha frango, feijão preto, arroz, banana frita, salada, farofa e sucos ou refrigerantes a vontade. Parecia comida de vó, sabe? Essa lembrança não sai da minha cabeça.

Enquanto almoçávamos, o pessoal da Korubo nos apresentou o guia que iria nos acompanhar durante os próximos dias, o Mauro. Todas as nossas malas foram trocadas para um novo caminhão, desta vez traçado 4×4, pronto para encarar as estradas traiçoeiras e esburacadas do Jalapão.

Continuando a viagem, partimos em direção a misteriosa Serra Geral. Enquanto vamos nos afastando da civilização, percebemos a mata de transição sumindo e pouco a pouco dando início a vegetação típica do cerrado brasileiro.

Serras e chapadas fazem parte da paisagem do Jalapão
Caminhão da Korubo adentrando o Jalapão pelas estradas de terra

Após 2hs de estrada, chegou o momento da segunda parada para conhecer o Cânion de Suçuapara e esticar as pernas em nossa primeira trilha. Mas relaxe, dá até para ir de chinelo. A caminhada é super curta e feita entre árvores. Neste momento temos o primeiro contato com a vegetação do cerrado e o guia vai nos explicando tudo que vê pela frente. O cânion é um local muito refrescante em meio a toda aridez do cerrado, com águas que escorrem por raízes de árvores e formam um pequeno riacho entre as rochas.

Uma pequena cascata entre uma fenda por onde passa o rio é o ponto alto desse passeio. Ao lado, em uma parede de pedra você ainda pode deixar um pedido. Basta escolher uma pedrinha branca e colocar lá que o seu desejo irá se realizar. Eu fiz o meu. Não deixe de fazer o seu também.

Cânion de Sucuapara, Jalapão

Cascatinha e lago para banho

Após esse banho refrescante, voltamos revigorados para o caminhão e seguimos estrada adentro sempre acompanhados pela imponente chapada da Serra da Muriçoca. Com a noite chegando, estávamos ansiosos para o nosso primeiro pôr-do-sol no Jalapão e ele chegou com toda força. Por sorte estava na parte de cima do caminhão e pude ter uma visão mais limpa e ampla desse fenômeno da natureza.

Após dezenas de fotos, continuamos até o Safari Camp da Korubo, que fica situado a beira do Rio Novo, um dos maiores rios de água potável do mundo. Já chegamos lá por volta das 18hs, e com pouca luz.

Primeiro pôr-do-sol que vimos no Jalapão. Inesquecível!

O Mauro, nosso guia, fez um rápido tour conosco pelo acampamento explicando como funciona cada detalhe do Safari Camp. Expliquei TUDO isso em outro post, e recomendo muito a leitura. Assim você vai saber tudo sobre o acampamento, as barracas, o refeitório, o banheiro, a energia elétrica, etc.

Foi o tempo de deixar nossas malas nas barracas, tomar um banho e nos encontrarmos novamente. Desta vez para o primeiro jantar do grupo no refeitório. Ótimo momento para conhecer melhor os novos companheiros de aventura pelos próximos dias. No jantar tinham dois tipos de macarrão (alho e óleo e a bolonhesa), salada e legumes cozidos com shoyo. E para a sobremesa comemos uma deliciosa banana assada com creme de leite.

Caminhada por dentro do rio para chegar na cascatinha do Cânion de Suçuapara

Após o nosso jantar, o Mauro retornou para conversar e passar o roteiro dos dias que estavam por vir. Esse procedimento é feito toda noite para lembrar a todos sobre os equipamentos necessários para os passeios do dia seguinte.

Já era tarde e estávamos cansados, mas alguns ainda foram tomar banho de rio antes de ir para as barracas. Aproveitei o silêncio do acampamento para repor as minhas baterias e dormir. No Jalapão é assim: dormir cedo para acordar cedo!

Vídeo com o roteiro deste dia

height=350

Aproveite para conhecer nosso E-Book: Guia de Viagem ao Jalapão. Tudo que você precisa saber pode estar no seu tablet ou celular. Dicas práticas, roteiro dia a dia, fotos e muito mais. Clique no banner abaixo e faça o download do nosso E-book do Jalapão.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (2)