Visitando o Cenote Ik Kil em um tour de luxo saindo de Cancun

Visitei o Cenote Ik Kil durante um tour de luxo para Chichén Itza saindo de Cancun. Primeiro visitamos o sítio arqueológico, temos uma parada para almoço e depois partimos para esse que é um dos principais e mais bonitos cenotes do México. Recomendo a leitura desse post também para que saiba tudo o que aconteceu nesse dia.

Como eu disse, a segunda e última atração do passeio foi o Cenote Ik Kil, que sediou o Red Bull Cliff Diving, o campeonato mundial de mergulho de penhascos. Desta vez já saímos do ônibus com os ingressos em mãos, sem filas e sem perda de tempo, pois temos apenas 1h para curtir o lugar.

+ Leia todos os posts do México
+ Encontre Hotéis no México até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no México sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações no México

Apenas para efeito de localização, este cenote está localizado na estrada entre Chichén Itza (são apenas 2 milhas de distância do sítio arqueológico) e Valladolid.

Vista de cima do Cenote Ik Kil - México
Vista de cima do Cenote Ik Kil – México

A primeira coisa a fazer é tomar um banho de chuveiro caso queira entrar na água do cenote. O receptivo oferece locker (que eu não usei pois estava só com a roupa do corpo e câmeras) e chuveiros. Banho tomado, fui ao encontro de um dos mais belos cenotes na Península de Yucatán. O Cenote Ik Kil é apenas 1 dos mais de 7 mil cenotes de todo o México.

Ele tem cerca de 130 pés de profundidade (40m) e fica a 85 pés da superfície (25m), de modo que você terá de descer uma escadinha até a linha d’água. O cenário é encantador tanto do alto quanto lá de baixo. O grande buraco é cercado por uma vegetação e raízes de árvores penduradas até a água cristalina.

Cenote Ik Kil - México
Cenote Ik Kil – México

Apesar da água gelada eu não podia deixar de mergulhar naquele lugar. Fiz amizade com duas garotas e ficamos revezando para ficar de olho em nossas coisas que deixamos na borda. O aluguel e uso de colete salva-vidas é opcional. Eu fui sem para ter mais liberdade. Amei a experiência de nadar em um cenote como o Ik Kil. Me senti revigorado com o poder das suas águas.

Mesmo com a água gelada, é impossível resistir a um banho no Cenote Ik Kil

No atrativo há um restaurante, lojas de artesanato e pequenas casas para dormir. Mas não tive tempo pra ver nada disso. Aproveitei o máximo que pude no cenote e ao término do tempo voltei para o ônibus. Novamente fomos recebidos com bebidas a vontade e toalha refrescante. Um luxo! (Isso aconteceu também na volta do passeio de Chichén Itza).

Leia também

Onde ficar: Cancun ou Riviera Maya?

Qual melhor parque: Xcaret, Xel-Há ou Xplor?

Como chegar no Cenote Ik Kil

Como eu falei, comprei um tour de luxo saindo de Cancun para Chichén Itza com parada no Cenote Ik Kil. A agência foi a Cancún Passion, que pega os turistas nos hotéis e leva todos com o maior conforto em ônibus leitos all inclusive.

Caso queira, também é possível alugar um carro em Cancun e ir por conta própria. É fácil dirigir por lá. A vantagem é que você faz tudo no seu tempo, sem depender de guias e grupos com hora marcada. Além disso, tem várias agências em Cancun que vendem passeios para o Cenote Ik Kil.

Cenote Ik Kil - México

+ Alugue um carro no México sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações no México

* Maurício Oliveira viajou ao México a convite da GoPro e teve o apoio de diversas empresas. Todas as opiniões aqui publicadas são baseadas em nossas experiências e não tiveram nenhuma influência dos patrocinadores.