Este é sem sombra de dúvidas o duelo de titãs mais gostoso que eu já participei em um único dia. Durante o passeio do City Tour de Ônibus em Salvador tive a oportunidade de provar os sorvetes de duas das mais famosas sorveterias da cidade: A Cubana e a Ribeira.

Primeiro vou fazer uma breve apresentação das duas, com fotos que eu mesmo tirei e sorvetes que eu comi. Já fui muitas vezes nas duas, mas é engraçado como eu sempre “perco” alguns minutos experimentando alguns sabores antes de decidir qual tomar. Sempre acabo pedindo 2 ou 3 bolas (separadas, claro, pra não misturar o sabor, hehehe).

[checklist]

[/checklist]

A Sorveteria A Cubana

O primeiro que provei foi na parte de cima do Elevador Lacerda. Posicionado estrategicamente bem na passagem, a Sorveteria A Cubana é parada obrigatória seja para um lanche rápido ou para se refrescar com seus deliciosos sorvetes. A “fábrica de sorvetes” original é de 1930 e fica no Pelourinho, próximo a Fundação Casa Jorge Amado (que vale a pena visitar). A vista é um verdadeiro cartão postal, bem de frente para a Baía de Todos os Santos.

A Sorveteria da Ribeira

Continuando o city tour, após passar por diversos pontos turísticos de Salvador, a Sorveteria da Ribeira é uma das paradas e todos descem do ônibus para provar seus sorvetes artesanais, com frutas locais selecionadas e sempre frescas. Acredito que seja esse o segredo do sucesso. Ou é pela variedade de opções, pois são mais de 50 sabores para você decidir (ou não). A Ribeira abriu em 1931, já ganhou diversos prêmios e está sempre nos Guias 4 Rodas. A vista para o mar, com seus barcos e garças formam um cenário perfeito para assistir ao pôr-do-sol.

Algumas opiniões dos amigos

Concorda que é difícil escolher a melhor sorveteria de Salvador? Para me ajudar a resolver esse enigma perguntei para vários amigos que já provaram seus sorvetes, além de familiares que moram em Salvador e estão sempre por lá. O que eu achei? Falarei apenas no fim deste post. Por enquanto vejam o que eles me falaram.

Isabela Franco (prima e futura advogada)

As duas sorveterias mais famosas de Salvador são bem conhecidas e disputam um espaço no coração do soteropolitano. É dificil, para mim, dizer qual a melhor, pois cada uma tem suas peculiaridades, mas vamos lá. Quanto a Cubana, acho que ela possui uma melhor variedade de sorvetes “sofisticados”, sabores diferentes, além de banana split, milk shakes, doces e salgados, tendo se tornado uma lanchonete e diversificando a variedade de seus produtos. Acho o sorvete mais cremoso, mais elaborado, muito bom no quesito sabor e quanto ao preço, razoável. Conheço 3 lojas da Cubana aqui em Salvador. Uma no Pelourinho (a original), outra no Elevador Lacerda e a terceira na Orla da Pituba. Óbvio que a vista de cima do Elevador Lacerda é maravilhosa, tornando a ida aquela filial um passeio pela cidade, centro histórico (já que fica no Pelourinho), sede da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e etc. Vale a pena o passeio! Quanto a filial da Pituba, fica mais perto para mim que sou moradora do bairro desfrutar desse maravilhoso sorvete a qualquer hora, então, muitas vezes acabo indo lá.

Sobre a Sorveteria da Ribeira, a ida até lá é sempre uma farra, pois saímos da Cidade Alta para fazer um passeio até a Cidade Baixa, andando por um dos bairros mais antigos e famosos de Salvador, a Ribeira. O ambiente é mais simples que o da Cubana, a variedade é imensa, mas devo destacar que aqui o foco são os sorvetes de fruta, então encontramos sorvetes de diversos tipos de frutas exóticas. A ida até o bairro da Ribeira, para mim, é maravilhosa, principalmente se for para assistir ao Pôr do Sol lindo que tem por lá. Apesar de morar em Salvador desde que nasci, acho difícil chegar na Ribeira, tornando a minha ida a Cubana mais fácil, porém tomar um sorvete por lá é uma desculpa para antes visitar a tão famosa Igreja do Bonfim, o Mercado Modelo, entre outros pontos turísticos famosos que se encontram na Cidade Baixa. Outra dica sobre a Sorveteria da Ribeira é antes comer o pastel de uma pastelaria que fica bem ao lado e depois dar uma passadinha lá para finalizar o momento “gordice”, hahahaha. Mas enfim, acho válida a visita em ambas as sorveterias, porém meu voto fica com a Sorveteria da Ribeira.

Cidilan da Apresentação (do blog Se Pluga no Mundo)

Se a questão é tomar um sorvete a minha primeira opção é a Sorveteria da Ribeira. Ela é inquestionavelmente a mais badalada da cidade. Prova disso, é a quantidade de celebridades que já passaram pela sorveteria, dentre eles: Daniela Mercury, Caetano Veloso, Xuxa, Márcio Victor, etc. A sorveteria possui uma variedade incrível de sabores. São tantos que fica difícil de dizer qual o melhor. Se pudesse te sugerir um sabor, seria o de Umbu. Diria que ele é a cara da Bahia! Mas, se estou acompanhado e não conheço bem a pessoa (vai que ela não queira só tomar um sorvete) eu prefiro escolher a Sorveteria A Cubana, pois além dos maravilhosos sabores de sorvetes encontrados por lá (sugiro os de Açaí e Cupuaçu) eles também vendem tortas, lanches, e sopas divinas. Vale acrescentar no seu roteiro, sobretudo, depois de um dia de sol forte, e muita caminhada nas ruas de pedras irregulares no Centro Histórico de Salvador.

Luís Martins (amigo e jornalista)

Sorveteria da Ribeira, sem dúvida. Os sorvetes de fruta tem o sabor bem fiel ao natural. Geralmente tem muita fila, mas o atendimento é ágil, já foi mais cortês. Para facilitar, sempre é bom ter dinheiro trocado. O grande forte mesmo é num final de tarde poder apreciar a vista do outro lado da rua, os barquinhos na marina da Ribeira, aquele clima de interior, mesmo nos dias mais agitados. O ponto fraco é apenas pra chegar lá.

Ana Carla Nunes (Turismóloga e especialista em Cultura da Bahia)

Gosto muito da Cubana, que além de um sorvete saboroso, tem o apelo histórico de estar no centro histórico e de ser a confeitaria mais antiga daquela região.

Sorveteria em Salvador: Cubana ou Ribeira? Qual você prefere?
Sorveteria em Salvador: A Cubana ou Ribeira? Qual você prefere?

E ai? Qual a melhor sorveteria de Salvador?

Bom, quer saber mesmo o que eu achei? Acho que você tem que provar as duas para escolher a melhor. Pelo que viram logo acima, meus amigos tem opiniões bem diferentes. Os preços são similares, a localização delas permitem belas vistas em um dia de sol ou durante um pôr-do-sol, a variedade e qualidade dos produtos são excelentes, e são super tradicionais.

Mas quero saber mesmo qual é a sua opinião? Já provou os sorvetes de ambas? Qual você prefere? Tem alguma outra melhor? Conta pra gente.

Para mais informações sobre elas é só visitar os sites abaixo.

Sorveteria Ribeira
Site: www.sorveteriadaribeira.com.br

Sorveteria A Cubana
Site: www.acubana.com

Mais Dicas Úteis de Salvador

[checklist]

[/checklist]

TOP 5 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos é fortemente recomendado. Eu nunca viajo sem! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Você pode pagar no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Conseguimos também um desconto de 5% usando nosso cupom: VIAGENS5

  • HOSPEDAGEM - O Booking.com é nosso parceiro e garante os melhores preços de hospedagem neste ou em qualquer lugar do mundo! Você não paga nada pela reserva, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link. Você não paga mais por isso e ainda nos ajuda a continuar criando conteúdo.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional funcionando no celular. Você vai ter sempre conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, enviar fotos nas redes sociais e usar o GPS. Usamos o EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • 100 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva no valor de R$190 ou mais. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Vai precisar de um carro? Faça a sua cotação online entre diversas locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e vai te ajudar na busca dos melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança. Compare e economize.

  • LEIA TAMBÉM

    5 Comentário

    1. Olá pessoal , olha na minha humilde opinião a sorveteria da Ribeira é a melhor. Fui na cubana ali pertinho do elevador Lacerda . O sorvete também é bom alias é bem melhor do que muitos que já experimentei aqui em SP , mas não tem salão pra comer , as cadeiras ficam em uma área aberta e VC acaba torrando no sol , mas a vista é de tirar o fôlego .
      Fui na Ribeira de ônibus mesmo , e valeu a pena toda a demora , o sorvete é vendido por um preço camarada (comparado aos de SP) e é delicioso , e vem muito sorvete . Infelizmente deixa a desejar na parte de serviço pois é meio confuso para pegar o pedido , naum existe fila e as pessoas se amontam para conseguir receber o pedido . O salão é enorme e dificilmente VC não vai conseguir um lugar pra sentar, se VC quiser dar uma caminhada o entorno do lugar é lindo , com uma vista também maravilhosa da ribeira . só de lembrar me da saudade 😉
      Não podemos esquecer que existe outra sorveteria tmb bem conhecida e que tem o seu charme e o seu estilo próprio ,ela fica no pelourinho e se chama Le Glassier Laporte , se eu não me engano é conhecida como sorveteria do francês , eu tomei um frapê lá e estava muito bom , o lugar é charmoso e gostoso e o serviço é muito bom , dá pra ir andando do elevador Lacerda até essa outra sorveteria que também vale a pena ser visitada
      Ahhh , que saudade de SSA 🙂

    Deixe seu Comentário