facebookA Estrada Real foi um presente da corte portuguesa da época em que o Brasil ainda era sua colônia. As rotas que saiam de Minas Gerais em direção ao litoral do Rio de Janeiro serviam para escoar o ouro, diamante, café, gado e escravos. O tempo passou, e hoje, ela é um dos principais roteiros turísticos do Brasil e está dividida em 4 grandes trechos: o Caminho dos Diamantes, o Caminho Velho, o Caminho Novo e o Caminho do Sabarabuçu.

A viagem que fizemos fez parte de uma ação do Instituto Estrada Real, promovido pelo blog Dentro do Mochilão, o Blogueiros na ER. Foram 6 dias em um roteiro recheado de história, cultura, gastronomia e muita aventura que compartilhamos em tempo real através de nossas redes sociais e agora está aqui em nosso blog, em uma série de posts detalhando cada etapa que percorremos.

Vivemos muitas experiências incríveis e se eu pudesse destacar algumas, falaria primeiramente do Santuário do Caraça, que é um lugar mágico. Depois a cidade de Ouro Preto e a Mina da Passagem proporcionaram momentos únicos nesta viagem. Sentimos a exuberante natureza na trilha que fizemos até Lavras Novas. As belíssimas cachoeiras em Carrancas e o charmoso centro histórico de Tiradentes. E fechamos com chave de ouro em um passeio de trem em São João del-Rei.

mapa_caminhos_er

O roteiro de 6 dias pela Estrada Real com todas as informações que você precisa para seguir nossos passos ou montar seu próprio roteiro está detalhado abaixo. Use e abuse. E caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário nas matérias que teremos o maior prazer em responder.

Roteiro de 6 dias pela Estrada Real

1º Dia na Estrada Real – De BH para Brumal e Santuário do Caraça
2º Dia na Estrada Real – Ouro Preto e Mariana: Igrejas, Teatro de Bonecos e Mina da Passagem
3º Dia na Estrada Real – Trilha entre Chapada e Lavras Novas e passeio de Quadriciclo
4º Dia na Estrada Real – Artesanato de Bichinho e o Centro Histórico de Tiradentes
5º Dia na Estrada Real – Off-Road, Trilhas e Cachoeiras em Carrancas
6º Dia na Estrada Real – Passeio de Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes

Vídeos da Estrada Real

Vale muito a pena ver os vídeos que produzimos por lá. A maioria foi feita pelo grande Fábio Pastorello, do blog Viagens Cinematográficas. Aproveitem. É um remédio para a alma assistir esses vídeos. Estão lindos!

Adorei essa viagem que fizemos pela Estrada Real. Conhecemos um pouquinho dos trechos do Caminho Novo e o Caminho Velho. Era um sonho que eu sempre tive e realizei graças a esse projeto bacana do Instituto Estrada Real e do blog Dentro do Mochilão.

Mas ainda quero muito mais. O sonho agora se tornou muito maior: percorrer TODA a Estrada Real. Quem sabe um dia.

* Maurício Oliveira viajou a convite do Instituto Estrada Real para promover o destino através da ação #BlogueirosnaER. Vejam também os blogs que participaram dessa viagem: Dentro do Mochilão, Pé na Estrada, Territórios, Trilhas e Aventuras, Segredos de Viagem, Viagens Cinematográficas e Viajando com Eles. A Bancorbrás Turismo apoiou este projeto.

Booking.com
Priority Pass

21 Comentário

  1. […] Continuando nossa viagem pela Estrada Real, deixamos o Santuário do Caraça completamente encantados com tanta paz e beleza (veja o relato do primeiro dia). É o tipo de lugar que você pode voltar sempre e nunca vai enjoar. O Blogueiros na ER foi uma ação de promoção do destino onde participamos com outros 6 blogueiros e agora tenho o prazer de compartilhar com vocês em uma série de posts detalhando cada dia desse roteiro de 6 dias pela Estrada Real. […]

  2. […] O terceiro dia da nossa viagem pela Estrada Real foi repleto de trilhas e aventuras, do jeito que a gente gosta. No segundo dia fizemos diversas coisas em Ouro Preto e Mariana, mas era hora de continuar nosso roteiro e seguimos direto para conhecer Chapada e Lavras Novas. Essa foi uma ação de promoção do destino, os Blogueiros na ER, onde participamos com outros 6 blogueiros em um roteiro de 6 dias pela Estrada Real. […]

  3. Estou querendo um roteiro por Minas. Esse parece ideal. Em que período vocês fizeram esse roteiro? Disponibilizem contatos para reservas se possível. Guias, pousadas, hostels?

  4. Olá Mauricio! Somos um pequeno grupo de cerca de 4-5 pessoas e gostariamos de fazer esse passeio de 6 dias pela Estrada Real em julho de 2016. Vcs fazem esse passeio ou é só uma sugestão de roteiro e temos q fazer por nossa conta? Vi que tem alguns pacotes na internet, mas achei um pouco confuso, com mtas opcoes e tb um pouco caro… Gostaria portanto, de saber se vcs mesmo oferecem esse roteiro sugerido de 6 dias e se sim, qual é o valor do pacote. Sairemos de Uberlandia. Muito obrigada!

    • Oi Milla, nós apenas sugerimos o roteiro.
      Basta pesquisar um pouco e verá que é bem tranquilo de fazer esse roteiro q fizemos.
      A dica é colocar as cidades q vc quer passar no Google Maps e verificar as distâncias.

  5. Olá Mauricio! Sempre tive vontade de conhecer a Estrada Real, mas agora que vi suas postagens fiquei mais animado para realizar a viagem. É necessário ir de carro com tração 4×4, (tem indicação de aluguel) ou pode ser carro pequeno? Qual a melhor época do ano?

    • Oi Aldecy, não precisa ser 4×4 não. Alguns trechos fizemos de 4×4 com agências para ser mais “radical”. Mas todas as cidades tem estradas que carros normais podem chegar tranquilamente. Quanto a melhor época, fica a seu critério. Se gostar de tomar banho nas cachoeiras, vá no verão (mas tb pode pegar chuvas em alguns dias), ou caso prefira épocas mais frias e sem chuvas, opte pelo inverno. Outono e Primavera tb são ótimas épocas para ir. 😉

  6. Obrigado pela matéria. Tenho um grupo de motociclistas chamado MT – Moto Turismo, e os membros do grupo vão aproveitar muito essa matéria. É um destino muito desejado por nós. Abraços.

  7. Olá a todos,

    Li sua reportagem e assisti seus vídeos, pois pretendemos fazer essa viagem, a partir de Paraty, no início do ano que vem.
    Vi que a maioria das estradas são de terra e há trechos que são cortados por riachos, nesse sentido questionamos se tais trajetos são factíveis de motocicleta? E ainda mais , questionamos se é seguro trafegar pela ER sozinho (uma única motocicleta) com garupa?

    abs e agradecemos antecipadamente as dicas.

    Paulo

  8. Bacana a matéria. Em janeiro desse ano eu e meu esposo fizemos os quatro caminhos da Estrada Real em 20 dias de carro 4×4. Ficamos encantados com a paisagem e a riqueza cultural dos caminhos. Fomos o tempo todo por estrada de terra guiados pelos marcos e materiais e guias do IER. Recomendamos essa viagem..

  9. Gostaria de fazer a estrada real partindo de BH e indo até Paraty. Porém, não sei se é possível alugar um carro em um estado e entregá-lo em outro. Sabe informar se é possível fazer este trajeto viajando entre as cidades de ônibus? Existem passeios nas cidades para poder fazer as trilhas que ficam pelo meio do caminho?

    • Oi Larissa, em algumas locadoras é possível sim, mas cobram uma taxa extra. Faça contato com algumas e pergunte sobre isso. Também é possível fazer o trajeto de ônibus entre as cidades, mas com um carro vc tem mais liberdade né? Existem diversas trilhas nas cidades da Estrada Real. 😉

Deixe seu Comentário