A Rota da Baleia Franca é um destino turístico que integra os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna, localizada a 70km ao sul de Florianópolis, em Santa Catarina. De Julho a Novembro as adoráveis Baleias Francas chegam a procura de águas calmas e quentes para acasalamento e ter seus filhotes. É nessa época que os turistas podem fazer a sua observação através de trilhas, praias, mirantes e, em breve, embarcados.

Nós acabamos de fazer um lindo roteiro pela Rota da Baleia Franca e foi incrível! Rodamos por Laguna, Imbituba e Garopaba, e vimos que a região terá melhores condições e ainda mais atrativos para oferecer aos turistas uma melhor infraestrutura, serviços e produtos turísticos. Você encontrará lindas praias, trilhas, centros históricos, paisagens deslumbrantes, e ainda poderá interagir com a cultura local através do turismo de base comunitária.

Baleia Franca na Praia do Rosa - SC / Foto: Rodrigo Litman
Baleia Franca na Praia do Rosa – SC / Foto: Rodrigo Litman

+ Melhores preços de hospedagem na Praia do Rosa

Antes de continuar a leitura, assista esse vídeo que fizemos durante nossa viagem pela Rota da Baleia Franca em Santa Catarina. A região é rica em belezas naturais, ainda com uma bela faixa de mata atlântica, praias, enseadas, fauna e flora abundantes. Veja o que te espera em Laguna, Imbituba e Garopaba.

Dicas do que fazer em Laguna

Cuidado: Laguna é daqueles tipos de cidade que fisgam o coração! Seu centro histórico é patrimônio nacional tombado pelo IPHAN e guarda mais de 600 prédios coloniais. É mundialmente conhecida pela pesca interativa com botos (golfinhos), das histórias de Anita Garibaldi e pelo marco do Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha. Também possui diversos pontos para Observação de Baleias, mas as belezas naturais estão nas praias de Itapirubá, Cardoso, Cigana, Ipuã e do Farol, onde está o Farol de Santa Marta.

+ Hotéis com até 50% de desconto em Laguna

O que fizemos – A primeira atração que visitamos foi o Farol de Santa Marta, construído em 1891 e com 29 metros. É a maior construção vertical do Brasil feita de óleo de baleia, e é considerado um dos mais importantes faróis das Américas, por posicionamento estratégico na ponta mais oriental do Brasil (perto da África) e pelo seu alcance focal.

Farol de Santa Marta - Laguna, SC
Farol de Santa Marta – Laguna, SC

Demos a volta no farol e, do alto, apreciamos a Prainha e o Cabo de Santa Marta, que é um berçário natural para a Baleia Franca. Por pouco não vimos uma mãe com filhote que estava por lá. Mas vimos golfinhos! De lá, descemos até a Praia do Cardoso.

Na Ponta da Barra, não deixe de assistir os golfinhos ajudando os pescadores na pesca artesanal da tainha com tarrafas. Laguna é um dos poucos lugares do mundo onde há esse tipo cooperação entre espécies. Os golfinhos empurram os cardumes em direção aos pescadores, e quando eles jogam as tarrafas, as tainhas vão de contra os golfinhos, que tem uma deliciosa refeição.

Nosso City Tour pelo Centro Histórico de Laguna foi com uma guia vestida de Anita Garibaldi. Começamos o passeio na frente do Cine Teatro Mussi, passamos por diversas casas coloniais de valor histórico incalculável e fomos até a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos. Ao lado dela está o Museu Casa de Anita, de 1711, onde ela se vestiu de noiva para seu primeiro casamento. Seguimos em frente, até a Fonte da Carioca, que foi construída por escravos em 1863, e ainda serve água fresca e potável gratuitamente aos moradores. Diz o ditado que “Quem bebe desta água sempre retorna a Laguna e seus amores”. Eu bebi!

No meio da tarde, fizemos um passeio de bugue pela Praia do Gi até a Pedra do Frade, localizada na ponta norte da praia. Sua composição intriga os visitantes, seja pela origem ou pelo desafio à gravidade. Com formato retangular, 9 metros de altura e 5 de diâmetro, ela fica inclinada em relação a base. No topo, outra pedra se equilibra, parecendo apontar para algo no mar.

Pedra do Frade, em Laguna - SC
Pedra do Frade, em Laguna – SC

Onde comemos – Nosso almoço foi no Geraldo Restaurante, especializado em frutos do mar, e que possui uma vista privilegiada para a Ponta da Barra, onde os golfinhos ajudam os pescadores na pesca da tainha.

Onde ficamos – Não dormimos em Laguna, mas você pode pesquisar os preços de diversos hotéis e pousadas neste link.

Nosso banquete! Tainha assada na brasa do Restaurante Geraldo, em Laguna
Nosso banquete! Tainha assada na brasa do Restaurante Geraldo, em Laguna

Dicas do que fazer em Imbituba

Considerada a capital nacional da Baleia Franca, Imbituba foi nossa segunda cidade visitada durante a viagem. Dona de nove praias paradisíacas, ainda ficamos uma noite na incrível Praia do Rosa, que é considerada uma das 30 baías mais bonitas do mundo. A região oferece diversas atividades de ecoturismo e aventura, como cavalgadas, trilhas, passeios de barco, surfe, paraquedismo e muito mais. Através das trilhas litorâneas é possível observar facilmente as baleias francas que parecem morar por ali.

+ Hotéis com até 50% de desconto em Imbituba

O que fizemos – Depois da Pedra do Frade, em Laguna, seguimos caminho até o Projeto Baleia Franca, que já pertence a Imbituba. De lá fomos até a Barra de Ibiraquera, um dos principais pontos para a prática do Kitesurf e Windsurfe no Brasil, onde a lagoa se liga ao mar em determinadas épocas do ano.

Point de Kite e Windsurf em Barra de Ibiraquera, em Imbituba - SC
Point de Kite e Windsurf em Barra de Ibiraquera, em Imbituba – SC

Fizemos uma caminhada pela Praia do Luz, e na volta… Baleias! Tentamos fotografar dos mirantes construídos na praia, mas estavam muito longe. Aproveitamos para almoçar no Restaurante Zequinha.

No bairro Encantado, fomos conhecer a Comunidade Acordi e conhecer um pouco da associação que usa a terra de forma sustentável com diversas famílias da região. Além de tudo que plantam para o consumo próprio e venda, eles se dedicam especialmente ao Butiá. Na volta do passeio, ainda nos serviram um delicioso lanche da tarde com pães, sucos, biscoitos e geleias, tudo feito de Butiá. Uma delícia. O Butiá Catarinense é a marca dos produtos artesanais.

Na volta, passando pela Praia da Ribanceira… mais Baleias Francas! Desta vez estavam bem mais próximas da praia e conseguimos ver direitinho.

Mas o lugar que eu estava mais ansioso para conhecer foi a Praia do Rosa. Muitos acham que ela fica em Garopaba, mas na verdade pertence a Imbituba. Pena que o tempo estava nublado, mas ainda assim me apaixonei pelo lugar. Tem o clima de “vila de pescadores”, com excelente infraestrutura, chique, mas ao tempo rústico e encantador.

+ Encontre hospedagens com até 50% de desconto na Praia do Rosa

Fim de tarde na Praia do Rosa, em Imbituba - SC
Fim de tarde na Praia do Rosa, em Imbituba – SC

Pra fechar a noite do fim de semana, fomos curtir uma balada no Beleza Pura Cosmic Bar. De dia funciona como restaurante e a noite é onde a galera bonita vai se divertir. Com DJ e bandas de música ao vivo, foi bastante divertido.

Onde comer – Os diversos restaurantes da região oferecem excelente gastronomia de frutos do mar. Com destaque para o camarão que é preparado de diferentes maneiras para atender a todos os paladares. Na Praia do Rosa, nosso almoço foi no Restaurante Casarão, bem de frente pro mar, enquanto víamos baleias francas nadando tranquilamente perto da praia. Um espetáculo!

Também jantamos no restaurante Mística Pizza, que fica dentro da Pousada Mevlana (em Barra de Ibiraquera) e serve pizzas preparadas com muito amor, ingredientes orgânicos e tem um atendimento totalmente diferenciado.

Jantamos também no Restaurante Engenho do Mar que é super bem conceituado na Praia do Rosa. Ele fica dentro da Pousada Vida Sol e Mar e é especializado em frutos do mar.

Onde ficamos – Os hotéis e pousadas dedicam-se para atender o visitante com o maior carinho e conforto, tornando inesquecível a experiência de visitar Imbituba. Em Barra de Ibiraquera, ficamos hospedados na Pousada Mevlana Garden, que é uma espécie de “SPA da Alma”, com sessões de meditação, pilates, yoga e relaxamento. O quarto é extremamente confortável e os jardins perfeitos para acalmar. O fim de tarde no deck da piscina é fantástico, quando podemos apreciar centenas de aves retornando para seus ninhos na beira da lagoa. É um espetáculo.

Na Praia do Rosa, ficamos hospedados na Pousada Vida Sol e Mar, com vista privilegiada para a praia e as baleias francas que estão sempre pela região. A pousada funciona como um condomínio, com casas espaçosas de diversos tamanhos para casais, famílias e grupos de amigos. Eles têm acesso direto a praia através de uma escadinha. Perfeito!

Turismo de base comunitária – Tivemos a oportunidade de visitar o Engenho Alambique Vô Zeca, que produz farinha de mandioca e cachaça, de forma artesanal, e que agora está aberto para receber turistas e oferecer uma experiência sensorial e gastronômica. No fim, tomamos um delicioso lanche com produtos feitos pela família. E lógico, provamos também a cachaça com melaço (Bugio). O engenho fica no caminho pra Cachoeira do Macacu. No caminho, vale a pena dar uma parada nas Dunas Eólicas de Siriú, que é o maior complexo de dunas do Sul.

Dunas de Siriú invadindo a estrada
Dunas de Siriú invadindo a estrada

Dicas em Garopaba

Garopaba foi nossa terceira cidade visitada no roteiro da Rota da Baleia Franca. Seu grande atrativo é a natureza e tranquilidade das antigas vilas de pescadores. As praias de Garopaba, Silveira, Ferrugem, Gamboa, Siriú e Ouvidor são perfeitas para surfar, praticar sandboard, mergulho, fazer trilhas, observar baleias e aproveitar os passeios de barco. Seu centro histórico possui casas coloniais e segredos escondidos. A baixa temporada é bem tranquila, mas no verão as praias lotam!

+ Hotéis com até 50% de desconto em Garopaba

O que fizemos – É sempre bacana fazer um City Tour no Centro Histórico para conhecer melhor sobre o lugar. As casas coloniais em Garopaba ainda existem e foi legal conhecê-las. A área é pequena e bem rapidinha de ser visitada. Vale a pena subir até a Igreja Matriz de São Joaquim, em frente a praça 21 de Abril. Ela foi construída sobre uma pedra (antiga armação das baleias) em 1846, e proporciona uma linda vista da Praia de Garopaba.

Confecção de redes de pesca artesanal em Garopaba - SC
Confecção de redes de pesca artesanal em Garopaba – SC

Ali perto está o Instituto Baleia Franca e é onde pode-se contratar passeios de barco pelas ilhas da região. O passeio de observação de baleias francas está proibido temporariamente. Atualizaremos este post quando for autorizado novamente. Rezamos pra que seja logo, pois ficamos morrendo de vontade de chegar pertinho das gentis gigantes dos mares.

A fábrica da Mormaii levou o Brasil para o mundo com suas roupas de Neoprene e acabou virando uma atração em Garopaba. Existe até um tour para conhecer a fábrica por dentro, e se der sorte, consegue pegar algumas peças em promoção a venda na lojinha. A fábrica gera muito emprego na região e participa de várias ações com a comunidade.

Praia da Ferrugem, em Garopaba - SC
Praia da Ferrugem, em Garopaba – SC

Outro lugar que visitamos foi a Praia da Ferrugem. Ela é uma das praias mais lindas e movimentadas do litoral catarinense, considerada o paraíso dos surfistas e recanto da galera bonita no verão. Foi lá onde visitamos o pessoal do Tob Terra (Turismo de Observação de Baleias por Terra) e onde vimos as baleias francas mais de pertinho.

Onde comer – Almoçamos no Restaurante Ygarapaba, que fica bem na rua principal de Garopaba. Gostei do self-service com muitas opções, inclusive sobremesas. O jantar foi no Restaurante Parador Garopaba, que fica de frente à praia. O deck externo é um convite para beber com os amigos. As caipirinhas são maravilhosas. Pode pedir qualquer sabor sem medo de errar.

Camarões crocantes e caipirinhas do Restaurante Parador Garopaba
Camarões crocantes e caipirinhas do Restaurante Parador Garopaba

Onde ficamos – Ficamos em duas hospedagens diferentes em Garopaba. A primeira foi a Pousada da Lagoa que é praticamente um sítio. Adorei as instalações, o quarto aconchegante, o café da manhã simples, mas gostoso, e a área externa de jardim com piscina. A segunda foi a Pousada Morro da Silveira Eco Village, no alto da Praia da Silveira. Meu quarto e o restaurante tinham uma linda vista pra cidade. Meu super destaque vai pro delicioso café da manhã com muitas opções para se fartar.

Turismo de base comunitária – O Tob Terra realiza tours de observação de baleias francas por terra. São trilhas margeando praias com lindas vistas e grandes chances de ver baleias no caminho. No fim do passeio é possível tomar um café com pescadores na Praia da Ferrugem, na “garagem” onde está a “canoa de um tronco só”. Em outro dia, também conhecemos o Eco Garopaba, que desenvolve um trabalho social muito bacana com a comunidade. As pranchas de surf e Stand Up Paddle são feitas de garrafas pet. Já fizeram até campeonato na praia!

Saiba onde ver as Baleias Francas no litoral de Santa Catarina

Mapa da Viagem: Rota da Baleia Franca

Nesse mapa é possível localizar todos os pontos que visitamos e alguns extras. Marquei também os locais onde vimos algumas baleias francas durante a nossa viagem por Laguna, Imbituba e Garopaba, na Rota da Baleia Franca. Espero que seja útil pra vocês.

Nós tivemos o apoio operacional da Agência Casa Verde, que faz turismo receptivo e também opera diversos produtos turísticos de experiência no território da Rota da Baleia Franca. Todo esse roteiro é operado por eles. Nós testamos e aprovamos!

* Viajamos a convite do SEBRAE SC para descobrir os encantos de Laguna, Imbituba e Garopaba, na Rota da Baleia Franca.

TOP 5 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 100 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva acima de R$190. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário