Localizada a 70 km da capital de Pernambuco, a praia de Porto de Galinhas é um dos destinos mais procurados no Brasil inteiro. Já foi escolhida em muitas ocasiões como a praia mais bonita do país, local este que combina inúmeras atrações naturais, esportes de aventura e uma sofisticada estrutura de lazer com praias, restaurantes e hotéis dignos de comparações com o Caribe, em recente matéria realizada pela Revista Viagem e Turismo. Tomar banho de mar nas belíssimas piscinas naturais, desfrutar do típico passeio de jangada ou aventurar-se num intrépido bugre são só algumas das muitas atrações que Porto de Galinhas tem para você.

A temperatura média anual fica em torno dos 26ºC, sendo janeiro o mês mais quente (com máxima de 30ºC) e julho o de temperaturas menos elevadas (mínima de 21º). A temporada de chuvas (conhecida localmente de “inverno”, embora corresponda ao outono) costuma começar em abril e se estender até outubro, embora o período de chuvas mais intensas seja apenas de junho a agosto. O clima tropical de Porto de Galinhas garante temperaturas agradáveis durante o ano inteiro.

[checklist]

[/checklist]

porto-de-galinhas_02

Quer saber quando ir a Porto de Galinhas?

Porto de Galinhas pode ser visitada durante todo o ano com comodidade. Porém, no que diz respeito ao clima, o melhor período para viajar vai de setembro a abril, quando as chuvas são menos frequentes e as temperaturas mais altas. As temporadas, determinadas pelos preços da hospedagem, são as seguintes:

* Alta Temporada: Dezembro-Março
* Temporada Especial: 13-16 Fev, 24 Dez-1 Jan, S. Santa
* Baixa Temporada: resto do ano

Porto de Galinhas é visitada por moradores de Recife nos finais de semana durante todo o ano. Entretanto, durante os dias de semana as praias são pouco badaladas. Nem precisamos falar que é recomendado reservar com uma certa antecedência a sua hospedagem se for viajar durante a temporada especial, certo?

porto-de-galinhas_03

porto-de-galinhas_04

porto-de-galinhas_05

E o que espera encontrar por lá?

Cinco são as praias mais badaladas: Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe e o Pontal. Mas pensa que é só isso? Mero engano! Partindo de Porto de Galinhas há passeios diários a outras praias bem próximas, como Camboa, Enseadinha, Serrambi, Toquinho, Carneiros e Tamandaré, entre outras. É uma mais linda que a outra! Tem muita coisa para aproveitar!

Por terra ou mar, os passeios são as grandes atrações de Porto de Galinhas. Os de bugre permitem conhecer grande parte das praias, enquanto as jangadas levam às piscinas naturais repletas de peixes coloridos. Já os barcos apresentam a deserta ilha de Santo Aleixo, perfeita para mergulhos profundos.

Recifes de corais protegem grande parte das praias de Porto Galinhas, formando piscinas naturais que proporcionam relaxantes mergulhos. É o caso de Muro Alto, considerada uma das mais paradisíacas da região. Já a que dá nome à vila é ponto de partida para os passeios de jangadas que levam aos aquários naturais. Ao Sul, os destaques são Serrambi e das Cacimbas, com pequenas grutas escavadas pelas ondas, além de Maracaípe, repleta de surfistas em busca de boas ondas.

Os cenários paradisíacos de Porto de Galinhas não são apenas para contemplar. Os bons ventos, as piscinas naturais e os picos com boas ondas incentivam à prática de esportes como o surf e o kitesurf realizados na praia de Maracaípe; esqui aquático, wakeboard e jet-ski na praia de Muro Alto; e mergulho profundo na Ilha de Santo Aleixo, repleta de naufrágios. A região é generosa também com os amantes do ecoturismo, oferecendo atividades como trilhas, cavalgadas ecológicas e visita aos manguezais do Pontal de Maracaípe.

porto-de-galinhas_06

porto-de-galinhas_07

As Praias de Porto de Galinhas

Recifes de corais protegem grande parte das praias de Porto de Galinhas, formando piscinas naturais que proporcionam relaxantes mergulhos. É o caso de Muro Alto, considerada uma das mais paradisíacas da região. Já a que dá nome à vila é ponto de partida para os passeios de jangadas que levam aos aquários naturais. Ao Sul, os destaques são Serrambi e das Cacimbas, com pequenas grutas escavadas pelas ondas, além de Maracaípe, repleta de surfistas em busca de boas ondas.

Veja o mapa abaixo e localize-se.

porto-de-galinhas_08

Maracaípe – Ponto de encontro da turma do surfe, Maracaípe é agitada, especialmente quando sedia etapas de importantes campeonatos. As ondas, de até dois metros de altura, não afastam os visitantes que lá encontram areia branquinha, coqueiral e cajueiros, além dos bares e restaurantes do pólo gastronômico da Vila de Todos os Santos.

Muro Alto – O conjunto formado por paredão de areia, coqueiros, reserva de Mata Atlântica, recifes e piscinas naturais faz de Muro Alto uma das mais belas praias da região. A maioria dos grandes hotéis e resorts estão instalados na área. As águas calmas atraem os adeptos dos esportes náuticos.

Porto de Galinhas – Badalada no verão, a praia da vila tem quatro quilômetros de extensão e é ponto de partida para os passeios de jangadas que levam às imensas piscinas naturais, acessíveis em apenas cinco minutos de viagem. As águas mornas, transparentes e calmas e a infra-estrutura de bares fazem da praia a mais indicada para quem viaja com a família.

Gamboa – Com águas mornas e calmas que formam piscinas naturais na maré baixa, Gamboa é emoldurada por coqueirais e, por estar a 13 quilômetros da vila, é bastante deserta.

Cupe – As ondas fortes atraem os surfistas, que encontram em Cupe uma praia quase deserta, repleta de coqueiros. As boas formações – em especial no verão – fazem da área palco constante de campeonatos de surfe. No canto esquerdo o mar fica mais manso e forma piscinas.

Pontal de Maracaípe – Indicada para quem está com crianças, Pontal tem águas calmas e mornas perfeitas para banhos e passeios de caiaque e de jangada. Nos arredores há trilhas para caminhada e quiosques. Na praia funciona a sede do Projeto Hippocampus, que tem como objetivo preservar o cavalo-marinho.

Enseadinha – Repleta de recifes, Enseadinha proporciona tranqüilos banhos nas piscinas naturais.

Pontal de Serrambi – Surfistas e mergulhadores compartilham a praia do Serrambi, que oferece boas ondas em alguns trechos e formações de corais em outros. De lá partem os barcos para a prática de mergulho profundo em meio a naufrágios.

Cacimbas – Semi-deserta, a praia das Cacimbas tem como destaque a formação rochosa junto à praia que abriga piscinas naturais e pequenas grutas escavadas pelas ondas. Belos coqueirais completam o visual.

Toquinho – A praia combina ondas fortes e piscinas naturais, atraindo mergulhadores e surfistas. Lanchas ali ancoradas levam para passeios à ilha de Santo Aleixo, um dos locais mais procurados para mergulho na região.

porto-de-galinhas_09

porto-de-galinhas_10

porto-de-galinhas_11

Porto em Vídeo

Este é um dos vídeos institucionais mais vistos sobre Porto de Galinhas. E na minha opinião um dos mais bonitos também. Assistam e tirem suas próprias conclusões:

[youtube id=”FLRtgp3HFBg” width=”600″ height=”350″]

Onde ficar em Porto de Galinhas

[checklist]

[/checklist]

TOP 5 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos é fortemente recomendado. Eu nunca viajo sem! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Você pode pagar no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Conseguimos também um desconto de 5% usando nosso cupom: VIAGENS5

  • HOSPEDAGEM - O Booking.com é nosso parceiro e garante os melhores preços de hospedagem neste ou em qualquer lugar do mundo! Você não paga nada pela reserva, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link. Você não paga mais por isso e ainda nos ajuda a continuar criando conteúdo.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional funcionando no celular. Você vai ter sempre conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, enviar fotos nas redes sociais e usar o GPS. Usamos o EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • 100 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva no valor de R$190 ou mais. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Vai precisar de um carro? Faça a sua cotação online entre diversas locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e vai te ajudar na busca dos melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança. Compare e economize.

  • LEIA TAMBÉM

    (Visited 1 times, 1 visits today)

    2 Comentário

    Deixe seu Comentário