O Parque Nacional de Skaftafell é um dos destinos que não podem faltar no seu roteiro de viagem a Islândia. Skaftafell é uma bela região montanhosa no sul da Islândia, no extremo sul da imponente geleira Vatnajökull. Dentre as muitas opções de passeios, os mais procurados são a Geleira Vatnajökull e a cachoeira Svartifoss.

A região é um lugar incrível para os aventureiros e apreciadores das forças da natureza selvagem e faz parte do roteiro de viagem da Fora de Foco Expedições que fizemos. Nele é possível ver os grandes contrastes da Islândia, entre vulcões ativos, glaciares poderosos, rios congelados e infinitas planícies de areia. Com a ótima infraestrutura oferecida é fácil desfrutar da natureza extrema do parque de forma segura e agradável, com trilhas autoguiáveis e bem sinalizadas.

Nosso grupo do Fora de Foco na geleira Vatnajökull
Nosso grupo do Fora de Foco na geleira Vatnajökull

O antigo parque tem quase 5.000 km2, mas desde 2008 foi integrado ao Parque Nacional de Vatnajökull, que cobre 12.000 km2, se tornando então o maior parque nacional da Europa. Ele está localizado entre Kirkjubæjarklaustur e Höfn, no sul da Islândia, e vale a pena ser visitado em qualquer época do ano.

O que fazer no Parque Nacional de Skaftafell

Há muitas maneiras de experimentar as maravilhas do Skaftafell National Park. Você pode fazer lindas caminhadas, conhecer uma lagoa de glaciares, caminhar até os picos de Kristínartindar para presenciar uma vista incrível, e muito mais. No Skaftafell Visitor Center é possível assistir ao documentário da erupção de 1996, que fechou o espaço aéreo da Europa. Lembram? O vulcão Eyjafjallajökull fica na Islândia.

Como falei no início, os passeios mais procurados no Parque Nacional de Skaftafell são a caminhada na Geleira Vatnajökull e a trilha até a Cachoeira Svartifoss, com suas intrigantes pedras basálticas hexagonais esculpidas pela natureza.

Para a caminhada na geleira utilizamos os serviços da agência Icelandic Mountain Guides, que são especialistas na região. Existem diversas caminhadas para diferentes níveis de exploração no Glaciar de Svínafellsjökull.

Caminhada na Geleira Vatnajökull

Tudo começa no Centro de Visitantes de Skaftafell, onde está a loja da Icelandic Mountain Guides. Você pode contratar os passeios lá mesmo ou comprar tudo online pelo site, o que eu recomendo, pois os tour são para grupos pequenos e lotam rápido.

As caminhadas de geleira são os passeios mais populares e por uma boa razão. Ficar de pé em uma montanha de gelo milenar, olhando para buracos azuis sem fim, e enfrentar fendas gigantescas é uma experiência inesquecível. Tudo isso com grampos presos nas botas, em total segurança. Nós fizemos o popular passeio Blue Ice Experience, que é perfeito para toda a família.

A Icelandic Mountain Guides faz todos os passeios no parque: trilhas, geleiras e cachoeiras
A Icelandic Mountain Guides faz todos os passeios no parque: trilhas, geleiras e cachoeiras

As primeiras instruções já são dadas na loja mesmo, enquanto vestimos o equipamento e provamos os grampos que serão presos às botas. Caso a sua bota não aceite, eles tem pra alugar na loja. Você não ficará sem fazer o passeio por causa disso.

Com tudo pronto partimos em um carro da empresa para a entrada do glaciar. Logo de cara já é bastante impressionante. E tudo vai ficando ainda mais incrível enquanto avançamos na geleira. Confesso que no começo é um pouco difícil andar com os grampos na bota, mas aos poucos você pega o jeito e nem se lembra deles.

Foi nessa geleira que o filmaram “Interestelar”. A cena que a nave faz um pouso forçado numa geleira em Marte e explode. Foi tudo gravado ali e a nave realmente explodiu, ainda sendo possível encontrar partes dela em algumas fendas.

Trilha até a Cachoeira Svartifoss

O Parque Nacional de Skaftafell é um paraíso para os trilheiros e fotógrafos de natureza, e lógico que a Fora de Foco Expedições fez questão de incluir no roteiro da viagem a Islândia. Além do passeio na geleira há diversas trilhas em torno do parque para pessoas de qualquer nível de habilidade. A caminhada mais popular é até a Cachoeira Svartifoss.

As colunas basálticas de Svartifoss são surpreendentes!
As colunas basálticas de Svartifoss são surpreendentes!
Svartifoss é uma das principais atrações do Parque Nacional de Skaftafell
Svartifoss é uma das principais atrações do Parque Nacional de Skaftafell

A trilha para a cachoeira Svartifoss começa no estacionamento do Centro de Visitantes. Nem é preciso um mapa. Basta seguir as placas na trilha que facilmente chegará lá. É possível fazer um bate e volta até a cachoeira em aproximadamente 2 horas, mas nós optamos por fazer uma trilha circular que passa por outros cenários imperdíveis.

No caminho para Svartifoss ainda passamos por duas outras cachoeiras que são facilmente avistadas sem sair da trilha: a Hundafoss e a Magnusarfoss. Mas sem dúvidas, o destaque maior é para Svartifoss, com suas colunas hexagonais de rocha negra basáltica, formadas após intensas atividades vulcânicas quando a lava quente se esfriou rapidamente em contato com o ar gelado da Islândia. A principal igreja de Reykjavik teve o seu projeto inspirado nessa cachoeira.

As colunas de basalto em torno da Cachoeira Svartifoss, embora pequenas, deixam o cenário inesquecível e é certamente uma das mais belas cachoeiras da Islândia. Quando fiquei de frente para ela e senti aquela energia fiquei todo arrepiado, e juro que não foi o frio. Nunca mais esquecerei.

Seguindo em frente, continuamos caminhando ao redor do Planalto de Skaftafellsheiði. Deixamos pra trás a bela Cachoeira Svartifoss, para apreciar as vistas deslumbrantes dos Picos de Kristínartindar. Para fazermos este caminho circular completo levou quase 4 horas. Por mais longa que seja, não há nenhuma dificuldade na trilha.

Lá do alto é possível avistar o Vale Morsárdalur e as Montanhas Skaftafellsfjöll logo atrás. Ainda passamos por outro cenário de filme (não lembro qual) que ficou pra trás, com casinhas de telhado verde que deu até vontade de morar. Foi o local perfeito para descansar um pouco da caminhada enquanto curtia a paisagem.

Onde ficar próximo a Skaftafell

Ficamos hospedados no Fosshotel Glacier Lagoon, um dos melhores hotéis próximos a Svartifoss, do Glacier Lagoon e da Praia de Icebergs. Esse foi disparado o hotel mais incrível da Islândia, onde fiquei hospedado. Ele está perfeitamente localizado em Hnappavellir, a 27km do Parque Nacional de Skaftafell e a 29km do Jökulsárlón Glacier Lagoon, duas das mais espetaculares atrações naturais do sul da Islândia.

As acomodações desse 4 estrelas são elegantes e modernas, a marca desse hotel de luxo onde a atriz Angelina Jolie se hospedou durante as filmagens de Tomb Raider. Preciso dizer mais? O Fosshotel Glacier Lagoon oferece 104 quartos com todas as comodidades necessárias para o seu conforto, com café da manhã incluso, estacionamento e Wi-Fi grátis.

* O projeto de Caçada a Aurora Boreal na Islândia foi um convite da agência Fora de Foco Expedições ao portal Trilhas e Aventuras. Agradecemos aos apoiadores dessa grande aventura: Loja Benevento, EasySim4u e Blue Car Rental.

Booking.com
Priority Pass

Deixe seu Comentário