Eu tenho um total fascínio por cetáceos em geral e quando soube que há passeios de barco com observação de baleias em Reykjavík fiquei alucinado com a possibilidade de um encontro cercado pelas paisagens incríveis da Islândia.

A Elding Adventure at Sea é a operadora mais antiga e conceituada de Reykjavík, com excelentes navios equipados e experiência de sobra no turismo, oferecendo há anos passeios de observação de baleias na Islândia. Inclusive eles têm tours a noite, em dias de Aurora Boreal. Incrível né? Mas vamos focar nas baleias.

Em busca das baleias na baía de Reykjavík
Em busca das baleias na baía de Reykjavík

Um passeio imperdível em Reykjavík

A observação de baleias é um passeio imperdível em Reykjavík. Se você curte baleias ou paisagens incríveis, considere fazê-lo durante sua viagem a Islândia, pois é realmente bonito tudo que verá ao seu redor durante o tour.

A excursão começa na bilheteira do Old Harbor, no centro de Reykjavík. Lá é possível comprar o ingresso e fazer a troca do voucher pré-pago caso você tenha comprado pela internet. A poucos passos, já é possível ver os navios e o Centro de Visitantes, com um esqueleto de baleia e loja de souvenires. Lá também é possível assistir um vídeo rápido sobre as baleias, bem como fatos divertidos sobre os cetáceos e outros animais marinhos que pode ser vistos no passeio.

Uma vez a bordo do navio, você encontrará várias plataformas de observação ao ar livre ou se preferir ficar mais aquecido, poderá optar por um salão fechado com café de bordo, onde você pode comprar refrescos, fazer um lanche ou ir aos banheiros.

Logo na entrada do navio a Elding possui uma sala com cobertores e macacões vermelhos que podem ser utilizados a vontade para segurar os dias mais frios. Está incluso no valor do passeio e você veste por cima da sua própria roupa.

O melhor lugar do barco: na frente e próximo ao guia
O melhor lugar do barco: na frente e próximo ao guia

Recomendo muito ficar do lado de fora, claro, muito bem agasalhado, no segundo andar da parte da frente (próximo a guia do passeio). Foi exatamente onde fiquei a maior parte do tempo. As baleias podem aparecer em qualquer lugar, a qualquer momento e é muito mais fácil de vê-las sem paredes na sua frente, mesmo com grandes janelas panorâmicas.

Os cetáceos mais comuns na região são as Baleias Minke, os Golfinhos-de-bico-branco (White-beaked dolphins) e as Toninhas (Harbour Porpoises). Ocasionalmente é possível ver também outras espécies, inclusive Jubartes (Humpback whales), Orcas, Fin Whales e Baleias Azuis.

O melhor período para a observação de baleias em Reykjavík é no Verão (1 de abril – 31 de outubro), onde a vida selvagem na baía está fervendo. Este é o momento em que as baleias Minke estão presentes em abundância, juntamente com os Golfinhos-de-bico-branco, botos e as Jubartes. A temporada de Inverno (1 de Novembro – 31 de Março) oferece uma outra experiência de aventura e imersão na natureza. As montanhas estão cobertas de neve e os raios de sol deixam os picos alaranjados. Uma ótima oportunidade para respirar o ar fresco do inverno em alto mar.

Os navios possuem equipamentos de ponta que facilitam a busca de cardumes de peixes na região. E onde há peixes pequenos, há peixes grandes também. Por esse motivo eles dão uma garantia de sucesso de 99% nos passeios.

Uma coisa legal que eles oferecem é a possibilidade de um novo passeio grátis no dia seguinte caso o seu não tenha sucesso no encontro com os cetáceos. A dica é não deixar esse passeio para o último dia, pois caso isso aconteça você ainda mais uma chance de ver as baleias, de graça!

E eu vi as baleias?

Infelizmente não. Ainda não foi dessa vez que consegui ver baleias em seu habitat natural. Já fiz 3 passeios de observação de baleias em outros lugares do mundo e nunca tive essa sorte. Mas é isso. Lidar com encontros na natureza é assim mesmo. Temos que ser conscientes que os animais são livres e não estão presos nos aguardando para serem vistos.

Independente de eu ter visto ou não baleias, o passeio vale muito a pena. Navegar na baía de Reykjavík no inverno é uma sensação indescritível. As montanhas, a neve, o mar, o suspense para o encontro com animais selvagens, tudo isso cria memórias que jamais serão esquecidas.

Pôr-do-sol visto durante o passeio de Observação de Baleias em Reykjavík
Pôr-do-sol visto durante o passeio de Observação de Baleias em Reykjavík

Onde ficar em Reykjavík

Ficamos hospedados no Fosshotel Reykjavík, um dos maiores hotéis da Islândia. É um 4 estrelas bem localizado, próximo da rua principal onde tudo acontece na cidade. Você pode facilmente explorar Reikjavík e sua magnífica arquitetura, história cativante, mercados vibrantes e rica cultura, a poucos passos do hotel.

São 320 quartos em 16 andares, com vistas magníficas da cidade e da área da baía. Fiquei hospedado em dois quartos diferentes, no início e fim da viagem. Ambos bastante espaçosos e confortáveis. Com café da manhã incluso e Wi-Fi grátis. No subsolo do Fosshotel Reykjavík há o Beer Garden, um bar aberto ao público com petiscos e uma grande diversidade de cervejas e chopes locais.

FELIZ! Mesmo sem ter visto as baleias no passeio
FELIZ! Mesmo sem ter visto as baleias no passeio

Sobre a Elding Adventure at Sea

A Elding Adventure at Sea oferece tours de 3 horas em grandes navios com estrutura completa, conforto e segurança para o encontro com os cetáceos na baía. O passeio tem saídas diárias, às 9:00, 9:30, 10:00, 13:00, 14:00, 17:00, 19:00 e 20:30, todos os dias do ano, sem exceções.

O passeio custou 9900 ISK (para adultos), que equivale mais ou menos a $99 dólares. Crianças até 6 anos não pagam, e jovens de 7 a 15 anos pagam meia (4950 ISK). Caso você solicite o serviço de transfer, eles também fazem, cobrando mais 2000 ISK por adultos e 1000 ISK para os adolescentes. Obs: Verifique sempre os valores atuais no site deles!

Portanto, estando em Reykjavík não perca a oportunidade exclusiva de estar perto dessas criaturas encantadoras. O passeio de observação de baleias na Islândia tem que fazer parte do seu planejamento, pois é realmente imperdível.

* O projeto de Caçada a Aurora Boreal na Islândia foi um convite da agência Fora de Foco Expedições ao portal Trilhas e Aventuras. Agradecemos aos apoiadores dessa grande aventura: Loja Benevento, EasySim4u e Blue Car Rental.

Booking.com

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário