Trindade em 1 dia – Um bate e volta de Paraty que vale a pena!

Trindade em 1 dia – Um bate e volta de Paraty que vale a pena!

Conhecer Trindade em 1 dia é uma maldade. Eu sei! O vilarejo fica muito perto de Paraty e muita gente o conhece em um simples bate e volta. Pode parecer que não, mas acredite, vale a pena mesmo assim! Lógico que explorar tudo o que fazer em Trindade em um fim de semana completo é o ideal, mas ainda assim dá para curtir as principais atrações em um dia.

Nós fomos passar o dia em Trindade através de um passeio da agência Paraty Tours, em Paraty. O tour é feito em um micro-ônibus privado que tem saída às 10hs da manha e tem duração aproximada de 6hs. Trindade é incrível e esse tour vale muito a pena ser feito se você tiver pelo menos um dia extra livre para passeios em Paraty.

Vídeo do passeio em Trindade

O que fazer em Trindade em 1 dia

Depois de aproximadamente 30 minutos de estrada e algumas explicações do guia sobre como seria o passeio pelo vilarejo, chegamos na primeira parada em Trindade, a Praia do Cepilho. O paraíso dos surfistas, com boas ondas, boa faixa de areia e umas pedras enormes deixando a paisagem ainda mais bonita.

É na Praia do Cepilho onde estão a maioria dos campings de Trindade. A parada foi rapidinha, só pra gente conhecer mesmo, fotografar e curtir o visual. Ah, é nesse ponto que os carros que desejam entrar pra vila tem que passar por dentro de um riacho que corta a “estrada” em cima da pedra. É curioso assistir eles passando.

Em seguida seguimos para a Praia do Rancho, nossa base. O ônibus parou dentro de uma pousada que também é restaurante para o pessoal já fazer suas reservas dos pratos. Isso é bem prático, pois na volta do passeio, já chega tudo rapidinho e não morre de fome.

De lá seguimos todos caminhando pela areia até a Praia do Meio. Neste momento é preciso escolher qual maneira chegar até a Piscina Natural do Caixa d’Aço: de lancha ou pela trilha. Nós preferimos o passeio pela trilha, porém se você não curte caminhar ou tem algum problema de saúde que o impeça, o melhor é seguir de barco (custa 15 reais pra ir e mais 15 pra voltar).

A trilha não é muito íngreme, tem até poucas elevações, porém o solo é cheio de raízes, o que exige um certo cuidado para concluir o trajeto. Essa primeira trilha é bem tranquila, e proporciona visuais incríveis em meio a Mata Atlântica. Coisa de 15 minutos e já estamos na Praia do Caxadaço (ou Caixadaço, ou Cachadaço, ou ainda Caixa d’Aço).

A praia possui uma grande faixa de areia e algumas pousadas, camping e restaurantes protegidas debaixo da vegetação, de frente pro mar. Mas seguimos caminhando e apreciando a vista até a outra ponta da praia, pra acessar a trilha que leva até a piscina natural. Essa sim é um pouco mais complicada, mas é só ir devagar que todos chegam. Vimos crianças e até idosos fazendo a trilha.

Finalmente chegamos na Piscina Natural do Caixa d’Aço. Uma das principais atrações de Trindade. É um pequeno paraíso na terra! Águas calmas e cristalinas, renovadas pela força das marés, repleta de peixes e cercada por grandes pedras de diferentes tamanhos. Perfeita para banho e a prática do snorkeling. O material (óculos e snorkel) é fornecido gratuitamente pela Paraty Tours ainda no ônibus. A dica é se jogar na água e curtir o passeio.

Confesso que quando chegamos lá tomamos um susto. Haviam muitas pessoas concentradas logo na entradinha. Mas foi só ir em direção a piscina natural que ficou mais tranquilo. A água estava gelada e acho que isso assustou um pouco o pessoal que ficou mais pelas pedras mesmo (se esquentando).

Algumas pessoas do grupo preferiram voltar de lancha (15 reais), mas nós retornamos a pé novamente. Foi um pouco cansativo, mas era só ir parando, curtindo o visual e fazendo fotos. O tempo passou rapidinho e aproveitamos bastante todos os mirantes das trilhas.

Optamos por não reservar o almoço com o grupo e fazer apenas um lanche rápido. Aproveitamos para fazer a caminhada da volta sem pressa e conhecer melhor a vila de Trindade, que ganhou muito mais infraestrutura de uns anos pra cá.

Quando estávamos retornando para o ponto de encontro, acabamos encontrando um restaurante na frente do mar que servia um prato feito com excelente “custo x benefício” e não resistimos. Foi lá mesmo onde almoçamos (22 reais cada prato, muito bem servido).

Onde ficar em Trindade

Acredite ou não, hoje são mais de 50 opções de hotéis, casas para alugar, hostels e pousadas em Trindade. O vilarejo surpreende a cada ano e por isso vem recebendo muitos turistas vindos do Rio e São Paulo, pois está localizado “bem no meio” do caminho. Trindade é pequena e fácil de fazer tudo a pé, então ao procurar onde ficar opte sempre por estar o mais próximo possível da vila principal.

A volta para Paraty deixou a certeza que voltaremos a Trindade mais vezes. A cidade tem outro ritmo, mais tranquilo e pacato, perfeito para relaxar. Minha dica final é tentar evitar os feriados e fins de semana de alta temporada, quando tudo fica mais caro e cheio. Breve voltaremos para descobrir mais dicas de o que fazer em Trindade.

O que faltou conhecer em Trindade? Tem dicas? Deixe pra gente nos comentários pra nossa próxima viagem ser mais completa.


Inscreva-se nas Expedições

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

18 comments

Qual o preço para Trindade saindo de Paraty
Que horas é a saída e a volta
Não faremos o track mas iremos de barco.Vamos almoçar lá (aceitam cartões
Estou na Casa Colonial de Paraty
meu Whatspp +55 21 999653282 Celita

Oi Celita, tudo bem?
Você pode contratar o passeio com a agência Paraty Tours, que foi com quem fizemos e indicamos na matéria. Os valores atualizados e horários de saída devem ser vistos com eles. 😉
Lá na vila tem diversos bares e restaurantes que aceitam cartões de crédito. Fique a vontade para escolher.
Divirta-se em Trindade e Paraty. Bjs

Ótimas a suas dicas, pretendo ir conhecer Paraty e trindade em fevereiro e estou encantada com as referências que são passadas, parabéns pelo excelente blog.

Ótimas dicas! Me preparando para ir na semana que vem! Sobre o restaurante PF, em qual Praia ele ficava? Me interessei pelo custo x benefício. rs

Oi Maurício, vou estar em Paraty entre 22/24 de julho mesmo sendo início de semana pela sua experiência eu consigo fazer este passeio,e vou ficar com o restaurante do PF na volta, uma pergunta,o PF é no final do passeio antes da volta para o restaurante da reserva.

Sim, assim que você chegar em Paraty vá logo na agência para fazer a reserva do passeio, ou faça antecipadamente via internet ou telefone. Você pode fazer a reserva do PF ao chegar em Trindade, mas tem várias opções na vila. Achei desnecessário. É só dar uma caminhada na vila ou na praia que tem vários restaurantes com opções atraentes.

A trilha para Cachoeira tb é bem legal! Tem a tal pedra que engole, vc entra por uma passagem em uma rocha e sai do outro lado! Parece assustador,precisei de vários minutos pra tomar coragem mas foi super tranquilo!

Super top sua matéria parabéns. Pode tirar uma dúvida?
Estarei em Paraty dia 01/02/03/04 e 05.
Para me hospedar em Trindade tem algum hotel?
Achei vários no centro de Paraty, mais pelo visto não é próximo a Trindade teria que ir de carro ou de ônibus é isso mesmo?
Aguardo ansiosamente sua resposta.muito obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *