Reykjavík é a capital da Islândia e também o ponto de partida para praticamente todos os passeios na “Terra do Fogo e Gelo” (Land of Fire and Ice). A pronúncia fácil de “Reiquiavique” significa “baía fumegante”, e, pela sua posição, é também a capital mais setentrional do mundo, que no auge do inverno possui dias com quatro horas de luz e no verão as noites simplesmente não existem.

Pra chegar na capital, o único acesso é pelo Aeroporto Internacional que fica na cidade vizinha de Keflavík, que recebe voos diretos da Europa e EUA. O jeito mais prático para cruzar as cidades é usando um serviço de transfer, alugando um carro ou indo nos ônibus executivos da Greyline (faça a reserva online).

Isso se você não tiver sob os cuidados de uma agência local ou em uma expedição organizada por uma agência no Brasil. Este foi o meu caso, e como eu estava com a Fora de Foco Expedições não precisei me preocupar com esses detalhes. Me pegaram direto no aeroporto para irmos pro hotel.

O que fazer em Reykjavík

Aurora Boreal – Se a sua viagem a Reykjavík for no Inverno (entre Outubro e Março), não perca a oportunidade de fazer uma caçada a Aurora Boreal. O ideal é fugir das cidades, mas encontramos um lugar excelente para apreciar pertinho da capital, o Grótta Lighthouse.

Sol da Meia Noite – Caso sua ocorra no verão prepare-se para ter luz durante todo o dia e noite. De Abril a Setembro o sol não se põe nunca. É quase um “pôr-do-sol interminável”. Porém esqueça a chance de ver uma Aurora Boreal nesse período.

Golden Circle Route – O “Círculo Dourado” é o principal circuito turístico da Islândia, com 300 km de extensão e partida e chegada de Reykjavík, passando por 3 super atrações: o Parque Nacional de Thingvellir, a cachoeira Gullfoss e o Geysir.

Rua Laugavegur – A rua mais badalada da cidade! Procurar uma hospedagem próxima a Rua Laugavegur é o melhor que você tem a fazer. É nela onde tudo acontece em Reykjavík. Com bares, restaurantes, lojas, agências, boates, hostels, etc. É possível fazer tudo a pé.

Hallgrimskírkja – A principal igreja de Reykjavík e a maior da Islândia. Com cerca de 74,5 metros de altura e inspirada nas colunas basálticas da Svartifoss, a cachoeira mais incrível da Islândia localizada dentro do Parque Nacional de Skaftafell.

Museu Falológico (do pênis) – É isso mesmo, um dos poucos museus do pênis está na Islândia. Tem diversos exemplares, inclusive o maior pênis do mundo animal que pertence a baleia azul, com 2 metros de comprimento.

Bæjarins Beztu Pylsur – Uma simples barraquinha no porto possuiu o título do Hot Dog mais gostoso da Europa? É isso mesmo. São centenas de cachorro-quente vendidos por dia. Eu provei e realmente é muito bom, mas é porque eles não comeram o cachorro-quente da minha mãe. Hehehe.

Sculpture and Shore Walk – A orla de Reykjavík é algo que não deve ficar de fora do seu roteiro. Numa rápida caminhada por ele, é possível ver diversas esculturas, como o Solfar (Sun Voyager), o barco Viking.

Harpa Concert Hall – Um dos principais espaços de entretenimento da capital, com filmes, concertos e shows. Vale a visita para apreciar a arquitetura por dentro e por fora. É um cartão-postal obrigatório.

Old Harbor – A zona histórica portuária guarda segredos da navegação viking em museus que contam a saga da colonização. É de lá que saem os passeios para observação da vida marinha na baía. A oferta gastronômica vem crescendo nessa região, com ótimos restaurantes de frutos do mar.

Kolaportið Market – Um típico mercado popular de toda cidade grande. É uma mistura de brechó com feira, porém os islandeses não são bons de pechincha. No máximo vão dar uma arredondada nos preços. Mas não deixe de passar na feira e fazer degustações exóticas, como por exemplo a carne podre de tubarão.

Elding Whale Watching Tour – Um passeio quase obrigatório em Reykjavík. Por quase 100 euros é possível fazer um tour de barco pela baía para a observação de baleias e outros animais marinhos. A região é rodeada de montanhas cobertas de neve. Um espetáculo da natureza.

Pôr-do-sol visto durante o passeio de Observação de Baleias em Reykjavík
Pôr-do-sol visto durante o passeio de Observação de Baleias em Reykjavík

Imagine Peace Tower – Todas as noites é possível observar um canhão de luz cortando o céu de Reykjavík. São as luzes da Imagine Peace Tower, um monumento que Yoko Ono dedicou a John Lennon.

Grótta Island Lighthouse – Mesmo estando na vizinha Seltjarnarnes, esse farol é tão perto de Reykjavík que nem pra perceber que mudou de cidade. Lugar perfeito para ver a Aurora Boreal (nós vimos).

Onde ficar em Reykjavík

Ficamos hospedados no Fosshotel Reykjavík, um dos maiores hotéis da Islândia. É um 4 estrelas bem localizado, próximo da rua principal onde tudo acontece na cidade, a Laugavegur. Você pode facilmente explorar Reykjavík e sua magnífica arquitetura, história cativante, mercados vibrantes e rica cultura, a poucos passos do hotel.

São 320 quartos em 16 andares, com vistas magníficas da cidade e da área da baía. Fiquei hospedado em dois quartos diferentes, no início e fim da viagem. Ambos bastante espaçosos e confortáveis. Com café da manhã incluso e Wi-Fi grátis. O estacionamento é pago!

No subsolo do Fosshotel Reykjavík há o Beer Garden, um bar aberto ao público com petiscos e uma grande diversidade de cervejas e chopes locais. Excelente para curtir um Happy Hour com os amigos depois de um dia de passeios.

Onde comer em Reykjavík

Tive algumas experiências gastronômicas na Islândia, mas uma coisa eu posso garantir: o país é caro! Ouvi inclusive europeus e americanos reclamando dos preços da Islândia. Se eles reclamam, imaginem nós brasileiros.

Só pra vocês terem uma ideia dos preços, citarei alguns: cachorro-quente 5 euros, pizza 15 euros, chopp 9 euros (no happy hour era dobrado), hambúrguer com fritas e refrigerante 19 euros, sopa 14 euros, sanduíche 10 euros, café 5-8 euros… salmão 60 euros. Que tal?

Nossos bares e restaurantes favoritos em Reykjavík foram o Lebowski Bar e o B5 Bar. O primeiro tem um clima de pub, animado, cardápio variado e possui “combos” a preços “justos”, como por exemplo o hambúrguer com fritas e refrigerante, a 19 euros. O happy hour era a hora mais esperada pela turma cervejeira, onde era possível tomar dois chopes por 9 euros.

Já o B5 Bar era o favorito da turma. Com música ao vivo de primeira sempre com uma banda local, a casa também possui um combo de hambúrguer e batata. O detalhe é que a carne era grelhada em pedras vulcânicas. A parte ruim é que a cerveja não era dobrada, mas era a mais gelada da cidade. Mas a cerveja mais barata da Islândia é no Kikí Queer Bar, um bar gls onde todos são bem vindos e o mais animado da ilha!

Mas se você quiser ter uma experiência diferente, basta ir no Kolaportið Market. Lá é possível degustar algumas coisas, digamos, exóticas. Aliás, bem exóticas, como a Þorramatur (thorramatur), que possui diversos ingredientes de origem animal, como cabeça de ovelha chamuscada, cordeiro defumado, chouriço de fígado e várias carnes curadas (estragadas), como testículos de carneiro, peito de cordeiro, nadadeiras de focas, carne de cavalo e carne de tubarão podre.

Eu provei algumas dessas esquisitices islandesas, mas esse tubarão eu quase morri quando senti o cheiro. Fui reprovado e não passei no teste pra ser viking. Quero ver você tentar também! Tem muito mais coisas pra fazer em Reykjavík. Queria ter tido mais tempo.

* O projeto de Caçada a Aurora Boreal na Islândia foi um convite da agência Fora de Foco Expedições ao portal Trilhas e Aventuras. Agradecemos aos apoiadores dessa grande aventura: Loja Benevento, EasySim4u e Blue Car Rental.

TOP 5 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 100 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva acima de R$190. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário