Jökulsárlón é mais um daqueles lugares exóticos da Islândia. Na língua local, significa: “lagoa de geleira”. Também conhecida como Glacier Lagoon, ele é um lago formado a partir do derretimento do Glaciar Vatnajökull, a maior geleira da Islândia. Situado no sudeste da ilha, este é um dos pontos mais visitados pelos turistas e fotógrafos em busca de cenários inesquecíveis.

O espetáculo consiste em ver os icebergs azuis se movimentando lentamente com os ventos que sopram forte na região. Alguns não aguentam a pressão e acabam se partindo, causam espanto e admiração ao mesmo tempo. Não presenciei essa cena, mas ao mesmo tempo que penso no lindo espetáculo que seria, lembro que o derretimento é decorrente do aquecimento global.

Este é também um local perfeito para fotos, e lógico que nossos amigos da Fora de Foco Expedições não deixariam de nos levar lá, principalmente no inverno quando é possível ver a Aurora Boreal na Islândia. Sem contar que, de vez em quando é possível ver alguns animais por ali, como leões marinhos e até orcas. Infelizmente não tivemos essa sorte neste dia.

A título de curiosidade, Jökulsárlón Glacier Lagoon também já apareceu nas telinhas do cinema em filmes como Batman Begins e Tomb Raider. A série Vikings também já filmou cenas navegando entre os icebergs.

Estacionamos os carros da Blue Car Rental antes da ponte, em um pequeno morro que tem a vista ideal para a lagoa de icebergs. Ver todos aqueles blocos de gelo flutuando foi uma das coisas mais incríveis que presenciamos na Islândia.

Cruzamos a ponte e do lado direito estava a Diamond Beach, a famosa Praia de Icebergs, também de areias negras. A lagoa de Jökulsárlón é ligada ao mar por um pequeno canal que leva os icebergs direto pro oceano. Alguns acabam voltando pra praia, por força dos ventos e ondas.

Diamond Beach, a praia de icebergs na Islândia
Diamond Beach, a praia de icebergs na Islândia
Esculturas naturais de gelo estão por toda a Praia de Icebergs na Islândia
Esculturas naturais de gelo estão por toda a Praia de Icebergs na Islândia

Foi impossível segurar o dedo da câmera nesses dois lugares. A Fora de Foco Expedições acertou em cheio ao inserir esse destino no roteiro! Foi uma delícia explorar novos ângulos e luz com as pedras de gelo transparentes contrastando com a areia preta da praia.

Tivemos uma verdadeira aula de fotografia com eles. E pra completar, ainda pegamos um fim de tarde lindo. Aí foi só sentar num trono de gelo que encontrei e apreciar a paisagem.

Meu "Trono de Gelo" na praia de icebergs na Islândia
Meu “Trono de Gelo” na praia de icebergs na Islândia

Ficamos tanto tempo na Praia de Icebergs que quando voltamos para o estacionamento, do lado esquerdo da ponte, a luz já não estava tão legal para fotografar a Jökulsárlón Glacier Lagoon. Como não tinha muito mais o que fazer, entramos na loja de conveniência e aproveitamos para nos aquecer um pouco com um delicioso chocolate quente e sopinhas.

Onde ficar próximo ao Glacier Lagoon

Ficamos hospedados no Fosshotel Glacier Lagoon, um dos melhores hotéis próximos ao Jökulsárlón Glacier Lagoon e da Praia de Icebergs (Diamond Beach). Esse foi disparado o hotel mais incrível da Islândia, onde fiquei hospedado. Ele está perfeitamente localizado em Hnappavellir, a 27 km do Parque Nacional de Skaftafell e a 29 km do Jökulsárlón Glacier Lagoon, duas das mais espetaculares atrações naturais do sul da Islândia.

As acomodações desse 4 estrelas são elegantes e modernas, a marca desse hotel de luxo onde a atriz Angelina Jolie se hospedou durante as filmagens de Tomb Raider. Preciso dizer mais? O Fosshotel Glacier Lagoon oferece 104 quartos com todas as comodidades necessárias para o seu conforto, com café da manhã incluso, estacionamento e Wi-Fi grátis.

* O projeto de Caçada a Aurora Boreal na Islândia foi um convite da agência Fora de Foco Expedições ao portal Trilhas e Aventuras. Agradecemos aos apoiadores dessa grande aventura: Loja Benevento, EasySim4u e Blue Car Rental.

Booking.com

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário