Nada melhor do que um fim de semana em Teresópolis com os amigos ou a dois, curtindo o friozinho da Região Serrana do RJ, a boa gastronomia, as trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, visitando museus históricos, rodeado por uma natureza exuberante com o “clima de montanha” que tanto gostamos.

Dessa vez voltamos a serra fluminense com vários amigos blogueiros ansiosos por descobrir o que fazer em Teresópolis, seja em um simples fim de semana ou com mais dias de viagem. O 5º Encontro de Viajantes do Intrip foi organizado pelo Fábio, do blog Intrip, que aproveitou o momento para lançar sua nova agência de turismo de experiências, a The Exp. Tivemos também um bate-papo com a Marianna Serra, do Volunteer Vacations, que é empreendedora social apaixonada por viagens e uma das 30 jovens promissoras do Brasil, segundo a revista Forbes.

Pra começar, assistam esse rápido vídeo mostrando um pouco do que fizemos por lá. É rapidinho e ficou bem legal.

O encontro só foi possível graças a competência da organização da The Exp – Turismo de Experiências e os parceiros apoiadores que precisam ser mencionados. A Viação Teresópolis deixou um ônibus super confortável a nossa disposição durante toda a viagem, desde o Rio de Janeiro. Além do PARNASO, dos restaurantes e da pousada, que falarei a seguir. Sei o quanto é difícil criar e entregar resultados com ações com blogueiros e influenciadores (pois já organizei vários), e fico feliz de ter participado desse evento incrível.

O que fazer em Teresópolis

Parque Nacional da Serra dos Órgãos – O PARNASO é famoso pela famosa travessia Petrópolis x Teresópolis, mas possui também diversas cachoeiras e trilhas mais leves próximas a sede. Dessa vez fizemos a trilha que leva ao Poço Dois Irmãos, que é bem bonito e possui água cor de esmeralda no verão. Ela é bem tranquila para fazer inclusive com crianças e o banho é para os corajosos, devido a água gelada. Outra bem recomendada é a Trilha do Cartão Postal, mas as condições climáticas e o tempo que tínhamos não ajudaram.

Mirante do Soberbo e Dedo de Deus – Apesar de pertencer ao município de Guapimirim, o Mirante do Soberbo é parada obrigatória para quem está indo a Teresópolis ou apenas de passagem pela BR-116. Vale dar uma parada para fazer a foto clássica com o Dedo de Deus e a cidade do Rio de Janeiro ao fundo.

Blogueiros no Mirante do Soberbo, com o Dedo de Deus ao fundo
Blogueiros no Mirante do Soberbo, com o Dedo de Deus ao fundo

Granja Comary – “Terê”, para os íntimos, é também a sede da CBF, onde a Seleção Brasileira de Futebol treina no Rio de Janeiro. O campo fica na Granja Comary, que possui também um lindo lago com patos e um visual belíssimo para as montanhas. Vale a pena uma passada lá, mesmo que rápida.

Museu Sobrado José Francisco Lippi – O sobrado histórico do Lippi abriga parte da história de Teresópolis e é um museu da trajetória da vida do imigrante italiano José Francisco Lippi. Situado à beira da Estrada Teresópolis-Friburgo, no km 15, a visita é quase obrigatória. Além do sobrado com documentos, fotos, móveis e ambientes originais do final do século XIX, você encontrará também lindos jardins para deixar o tempo passar e criar lembranças para o resto de suas vidas. A visitação guiada é aos sábados, domingos e feriados, das 13:30 às 17:30, e para os demais dias é preciso agendar.

MAIS DICAS DO QUE FAZER EM TERÊ – O Carlos Innecco, colunista do Trilhas e Aventuras, deu mais dicas do que fazer em Teresópolis em um fim de semana, passando também pela famosa Feirarte (a Feirinha do Alto), a Vila St. Gallen, a Fonte Judith, além da Trilha do Cartão do Postal, o Poço do Castelo e a subida na Pedra do Sino, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Mais dicas do que fazer em Teresópolis em um fim de semana

Onde comer em Teresópolis

A gastronomia é um dos pontos fortes da cidade. Existem diversos bons restaurantes em Teresópolis para serem conhecidos durante uma viagem. Dessa vez, tivemos a oportunidade de conhecer alguns. Vejam o que achamos.

Don Phillipe Gastronomia – O melhor da comida italiana em Teresópolis, com finas massas preparadas a mão e uma variedade inacreditável de pizzas rústicas, com os melhores ingredientes selecionados e temperos especiais na medida certa, tudo caprichosamente elaborado pelo Chef Phillipe. Pra deixar os pratos artesanais ainda mais gostosos, solicite a harmonização com os melhores rótulos de vinhos da casa ou a carta de cervejas especiais. As cervejas que degustamos no dia foram uma cortesia da Rota Cervejeira.

Varietá Grill – Gastronomia de alto padrão bem no centro de Teresópolis, em um ambiente moderno e requintado. O restaurante Varietá Grill conciliou a praticidade do self-service com a qualidade dos pratos ofertados. O melhor do churrasco na serra, pratos internacionais, massas, caldos, comida japonesa invejável e deliciosas sobremesas. Para as famílias, tem um espaço bem grande dedicado aos pequenos. Funciona tanto no almoço quanto no jantar.

Paradise Garage Special Pub – Como transformar uma garagem em um lugar dos sonhos? Simples: unindo no mesmo local elementos incríveis, e que poucas pessoas já viram ou imaginaram que poderiam funcionar juntos. Uma oficina que cria, restaura e dá vida a projetos automotivos surreais. Um palco que emana boas vibrações em forma de energia e música. Um pub que tem na sua essência causar sensações inesperadas e inovadoras. Boa comida, cerveja gelada, pop rock, e bons amigos. Pra que mais?

Onde ficar em Teresópolis

A cidade oferece também deliciosas pousadas com aquele clima de montanha que amamos, com lareira, piscina e sauna, deliciosos bistrôs, quartos charmosos e vistas estonteantes para as montanhas da Serra dos Órgãos. Existem diversas opções de hotéis e pousadas em Teresópolis.

Pousada Terê Parque – A Pousada Terê Parque faz limite com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e oferece a seus hóspedes um contato privilegiado com a natureza em Teresópolis. Um lugar perfeito para descansar e recarregar as energias, com toda a infraestrutura para você passar um fim de semana em Teresópolis maravilhoso.


Fiquei em um quarto triplo com outros dois amigos, que era bastante espaçoso e confortável. A pousada oferece também piscina adulto e infantil, sauna, academia, salão de jogos, brinquedoteca, parquinho rústico, café da manhã bastante diversificado, fazendinha e um viveiro com araras.

Leia o review completo da Pousada Terê Parque

Sobre o 5º Encontro de Viajantes do Intrip em Teresópolis

Organização: Fábio Lima (INTRIP)
Convidados: Diana Schrock (Histórias da Di), Cris Stilben (Cris Pelo Mundo), Rafael Miranda (Para Viagem), Zelinda Aêreas (Em Cantos Fotográficos), Denise Tonin (Viajante Solo), Gabi Pizzato (Devaneios de Biela), Roberta Martins (Territórios), Gardenia Rogatto (Não Pira, desopila), Carol Moreno (Mochilão Trips), Maurício Oliveira (Trilhas e Aventuras), Fábio Pastorello (Viagens Cine), Lily e Júlio (Apaixonados por Viagens), Naira e Eduardo (Embarque na Viagem), Dhebora e Rafael (Carioca Sem Fronteiras), Thaís Costa (Viagem em cena) e Gilson Fumaça (Favela Scene).

Booking.com

LEIA TAMBÉM

4 Comentário

  1. Muito bacana, o relato completo do evento! Deu até pra matar saudade lendo cada parte aqui mencionada! Realmente, como você mesmo sabe, é um trabalho danado fazer esse tipo de evento, mas foi um prazer muito grande também poder tido a honra de organizar essa ação em Teresópolis (cidade que adoro!) e com tanta gente boa reunida! 🙂

Deixe seu Comentário