Dentre tantos encontros de internet que participei durante esses anos de blog os mais divertidos que participo normalmente são os encontros de blogueiros de turismo.

Recebi um convite muito agradável da Gaia e da Nanda, do blog Mala de Aventuras, para fazer parte de um encontro em Petrópolis. Dez blogueiros escolhidos para participar das atividades que organizaram em um final de semana na Cidade Imperial. Ser lembrado com tanto carinho não tem preço!

Curiosamente parece que o Universo realmente conspira para que tudo seja perfeito e mais prazeroso do que as coisas já parecem ser. Enquanto as meninas e eu acertávamos os detalhes da ida para Petrópolis recebi um contato da Citroën. Eles queriam me oferecer uma cortesia de uma semana com um Citroën Aircross e combustível liberado para eu ir para qualquer lugar do Brasil. Era a oferta de um carro com o estilo dos aventureiros!

Novo Citroen Aircross-4

Leia mais detalhes sobre o Novo Citroën Aircross

Fazia todo sentido optar por ir ao #EncontroImperial dirigindo e testando um automóvel que ainda não conhecia. Apesar de não ser um carro com tração nas quatro rodas ele aguentou muito bem as subidas surreais que tive que enfrentar na cidade de Dom Pedro.

Me senti em uma aeronave futurística, o carro parecia que era muito maior por dentro que por fora, incrível o que uma ótima equipe de designers é capaz de fazer! Eram tantas novidades entre alarmes e tela responsiva ao celular no painel que infelizmente o tempo foi pouco para descobrir como tudo funcionava. Rolou um apego afetivo, principalmente quando o vi todo cheio de poeira e já fazia parte de mais uma das minhas aventuras por esse mundo.

Novo Citroen Aircross-6

Chegando em Petrópolis

Convidei meu amigo e colega de trabalho Yuri Domeniconi para ir comigo conhecer pessoalmente as pessoas que interagimos tanto pela internet ao longo dos anos! Apesar de termos combinado de sairmos sexta-feira meio dia, chegar em Petrópolis calmamente e aproveitar um pouco da tarde, infelizmente uma chuva de canivetes abertos no Rio de Janeiro acabou atrasando nossos planos. Subimos a serra embaixo de chuva e com medo, mesmo com aquele carrão lindo. Como não estávamos com pressa, ainda aproveitamos para fazer um lanche na Casa do Alemão, que uma parada obrigatória para quem sobe a serra.

Ao chegarmos na região descobrimos que o Google Maps “não conhece” muito bem a cidade. Fica minha primeira ressalva para você que está lendo esse post, cuidado com o GPS em Petrópolis!

Fomos direcionados para uma entrada da cidade que era nitidamente um desmanche de carros. Havia neblina por todos os lados, fazia frio e a rua ia estreitando aos poucos enquanto o sol ia embora e deixava tudo ainda mais amedrontador. Passamos quase uma hora andando por curvas e mais curvas, passando por casas muito simples e com pessoas bastante mal encaradas andando pelas ruas. Ao chegarmos no centro da cidade descobrimos que nossa pousada poderia ser facilmente achada sem mesmo precisarmos de auxílio tecnológico na avenida principal.

Dica de Hotel em Petrópolis
Dica de Hotel em Petrópolis

Nosso hotel em Petrópolis

Já era noite, chovia bastante, o carro superava as expectativas, nós estávamos atentos procurando placas com o nome do hotel que ficaríamos! O Atelier Molinaro Boutique Hotel. Nos perdemos algumas vezes, e se perder em Petrópolis não é nada agradável, as vias são confusas, estreitas com mão dupla ou mão única sem indicação para onde devemos retornar. Descobrimos após algumas cabeçadas que achar o hotel era mais fácil do que parecia. Só faltava uma placa de indicação mais visível e como já estava escuro e sem iluminação na rua ficou realmente complicado de achar.

Leia mais do Atelier Molinaro Boutique Hotel em Petrópolis

Hora dos #BonsDrinks

Nos arrumamos rapidamente e fomos encontrar os blogueiros na Cervejaria Buda Beer. Uma cervejaria artesanal muito simpática, um ótimo design e ambiente feitos com os tonéis de aço inoxidável da produção da cerveja própria.

As organizadoras, sempre muito simpáticas, prepararam um presente de boas vindas para todos os blogueiros; uma sacola com vários mimos e produtos típicos de Petrópolis. Além da presença de tanta gente boa e bonita ainda recebi um presente delicioso, esses finais de semana perfeitos. O chope era realmente gostoso, até eu que não costumo beber experimentei um gole! Gostei muito da cerveja, infelizmente eu não pude beber e juro que saí sóbrio de lá! Beber e dirigir não pode!

Produtos típicos de Petropolis

Pedi um sanduíche. Infelizmente erraram no meu pedido e eu que adoro pão australiano acabei aceitando um outro pão para matar a fome monstruosa que estava fazendo um buraco no meu estômago. Uma pena mesmo não terem feito meu sanduíche como eu queria.

Outro detalhe: o Yuri é vegetariano e quase acabou passando fome. Para a sorte dele tinha um pequeno kibe gourmet de abóbora muito bom no menu de entrada. Ele acabou comendo só aquilo mesmo e não pôde comer os bolinhos de carne oferecidos como cortesia pelo bar. Essa é uma dica importante se você for vegetariano (ou for com algum vegetariano), lembre-se de alimentar em algum outro lugar antes de ir para lá. Ou vá só para beber, que já vale à pena.

Cervejaria Buda Beer Petropolis-1

Circuito das Bromélias no PARNASO

Sábado pela manhã fomos ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, para conhecer o Circuito das Bromélias, ver de perto as cachoeiras e poços. Fiquei impressionado como o carro subiu todas as estradas de terra muito íngremes e escorregadias sem sofrer nenhum tipo de diminuição de potência mesmo com o ar condicionado ligado. O motor é potente mesmo sem a tração nas 4 rodas. A altura é ótima para o fundo do carro não ficar batendo no chão. Ele é todo bastante silencioso e se manteve assim mesmo com tantos balanços. Fiquei feliz por ter ido com ele para lá! Já estou sentindo saudade, parece que perdi um amigo quando vieram buscá-lo aqui em casa.

As trilhas que fizemos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos são muito fáceis e as vistas são espetaculares. O tipo de trilha que agrada os mais aventureiros pelas vistas, poços e cachoeiras ao mesmo tempo que agrada os mais urbanos pela facilidade de locomoção. Até eu que já estou um aventureiro que cansa mais fácil me senti confortável durante a caminhada (olha a idade pesando, hahaha).

O lugar foi excelente para começarmos as apresentações e interações de todos nós. As meninas, Gaia e Nanda, foram tão caprichosas que nos presentearam novamente com deliciosos produtos alimentares da região. Na hora da fome durante a trilha era só confiar na caixinha mágica com iogurte, fruta e granolas.

Estava muito frio e mesmo assim alguns corajosos entraram nas águas geladas dos poços que passamos. É ótimo estar cercado de pessoas divertidas e que tenham gostos semelhantes de fazer trilhas, tirar fotografias, sorrir e estar de bem com a vida.

Circuito das Bromélias Parnaso-1 Circuito das Bromélias Parnaso-3

Compras na Rua Tereza

A fome apertou um pouco mais do que prevemos, mesmo com tudo o que ganhamos de “ração extra”. Resolvemos voltar um pouco mais cedo junto com o Tony e esposa, do Blog Retrip.  Tivemos a ideia de irmos rapidamente para um almoço seguido de um passeio pela Rua Tereza, famosa por ter roupas baratas em Petrópolis. Voltaríamos para encontrar a galera e ainda seguiríamos o roteiro. Só não sabíamos que o GPS novamente tinha outros planos para nós! Ficamos perdidos por mais de uma hora nas curvas da cidade imperial!!! Parecia que Dom Pedro queria muito que conhecêssemos MESMO a cidade!

De uma forma ou de outra, conseguimos chegar na famosa rua, no entanto, perdemos o encontro da tarde. Só não ficamos tão tristes porque descobrimos que todos tinham falhado com a programação. A Rua Tereza é um universo paralelo da oferta de roupas. Achamos muitos produtos extremamente baratos em relação à qualidade. Foi difícil passar incólume sem fazer compras e foi difícil não trazer presentes para os conhecidos.

Compras na Rua Tereza em Petrópolis

Pizza, drinks e boa música em Itaipava

A noite fomos ao restaurante Faustino, em Itaipava. Fomos muito bem recebidos com Drinks de cortesia que vinham dentro de uma garrafinha decorada com fitas coloridas e mini pregadores, visualmente muito caprichados e bem gostosos. A música ao vivo estava excelente. A melhor parte foi quando tivemos uma nova surpresa!

O Tony do Blog Retrip subiu no palco e cantou pelo menos três músicas com a banda! Blogueiros são realmente multifacetados! Além de fazer um blog, ser gerente de um hotel, ter uma família linda, o Tony ainda é cantor cover do Barão Vermelho. Cantando ele conseguiu animar todo mundo no bar. O que era um encontro sentado acabou virando quase uma discoteca com TODOS os clientes dançando. Aposto que ficamos para a história daquele lugar!

Faustino Pizzaria Itaipava-3

Trilha de Bike em Araras

Domingo pela manhã fomos conhecer a região de Araras num passeio de bike pelo Vale das Videiras. Esse passeio vale a pena vocês conhecerem melhor. Vou falar mais sobre ele em outro post porque foi realmente fora do comum.

Apesar da distância para chegar até o Galpão Caipira, a cerca de 1h de Petrópolis, tudo foi tão bem organizado que só pudemos nos divertir sem nos preocuparmos com absolutamente nada. O passeio de 12 km foi feito de forma muito suave com auxílio dos guias sempre preocupados. A melhor parte foi o lanche saudável e toalhas macias nos esperando na beira do poço final. Um luxo!

Trilha de Bike em Araras - Galpão Caipira

Leia mais sobre a Trilha de Bike em Araras e o Galpão Caipira

Hamburguer gourmet para encerar o evento

Na volta do passeio, já em Petrópolis novamente, paramos na recém inaugurada Hamburgueria Dom Gourmet. A pequena hamburgueria é desses lugares que se empenham na excelência, cada detalhe planejado, desde a pintura até os sabores incríveis dos hambúrgueres artesanais. Nem o Yuri ficou fora por ser vegetariano! Tinha disponível hambúrguer de grão de bico que deixou ele bastante feliz.

Além das cervejas, eles possuem também milkshakes de doce de leite e Nutella. Eu acabei provando ambos sabores de vários blogueiros que pediram, mas optei por (tentar) manter a “forma”. A minha opção de hambúrguer foi o Jack Bacon, que estava incrível, e nem tive tempo de fazer foto.

Hamburgueria DOM em Petropolis - Foto: Divulgação
Hamburgueria DOM em Petrópolis – Foto: Divulgação
Blogueiros no DOM
Blogueiros no DOM

Estar com pessoas do bem faz bem! Saber que o sucesso não é medido pelo dinheiro que se tem e sim pelas amizades que se faz é um grande fator tranquilizador nessa vida atribulada que levo. Espero que tenha sido tão bom para todos como foi para mim.

E espero que se você leu até aqui tenha se sentido inspirado para ir até a Serra Fluminense e conhecer melhor todos aqueles encantos de Petrópolis, Itaipava e Araras. Só tomem cuidado mesmo com o GPS.

Participaram do Encontro Imperial

Aventuras da Lu | @aventurasdalu
Deixa de Frescura | @deixadefrescura | www.deixadefrescura.com
Loucos Por Viagem | @loucosporviagem | www.loucosporviagem.com.br
Retrip | @retrip | www.retrip.com.br
Roda Mundo | @roda_mundo | www.rodamundo.net.br
Trilhando Montanhas | @trilhandomontanhas | trilhandomontanhas.com.br
Trilhas e Aventuras | @aventureiros | www.trilhaseaventuras.com.br
Vamos Pra Onde | @vamospraonde | www.vamospraonde.com
Viagens E Outras Histórias | @viagens.e.outras.historias | viagenseoutrashistorias.com.br
Viajadora | @viajadorablog | www.viajadora.com

TOP 5 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos é fortemente recomendado. Eu nunca viajo sem! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Você pode pagar no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Conseguimos também um desconto de 5% usando nosso cupom: VIAGENS5

  • HOSPEDAGEM - O Booking.com é nosso parceiro e garante os melhores preços de hospedagem neste ou em qualquer lugar do mundo! Você não paga nada pela reserva, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link. Você não paga mais por isso e ainda nos ajuda a continuar criando conteúdo.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional funcionando no celular. Você vai ter sempre conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, enviar fotos nas redes sociais e usar o GPS. Usamos o EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • 100 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva no valor de R$190 ou mais. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Vai precisar de um carro? Faça a sua cotação online entre diversas locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e vai te ajudar na busca dos melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança. Compare e economize.

  • LEIA TAMBÉM

    6 Comentário

    1. Óla, sou professor do 5º ano B, na escola Deuris de Deus, no municipio de Santa Luzia-MA. Gostei muito do seu trabalho. Mostrei essa postagem para os alunos, que também gostaram muito. Esperamos que você continue postando essas aventuras… Parabéns…!!!! Se possível, mande um abraço para meus alunos…!!!

      • Oi Leilson, que legal ler sua mensagem e mais ainda em saber que seus alunos também estão curtindo nossas aventuras aqui no blog. Pode deixar que continuaremos fazendo nossas viagens e compartilhando com todos vocês. Assim podemos inspirar você e seus alunos a saírem mundo afora para viver experiências como as nossas.

        Um grande abraço para você e para toda essa garotada aventureira! Voltem sempre para deixar comentários por aqui. Vamos adorar responder a cada um vocês. 😉

    2. Olá, Maurício!
      Eu me chamo Kadu e sou de Petrópolis. Gostei de ver esse post sobre a cidade. Reconheço que por ser uma cidade turística ela fica devendo em algumas coisas, e uma delas é a sinalização. Mas a cidade realmente tem muita coisa legal pra ver e fazer.
      E Petrópolis vai muito além do centro histórico, Itaipava e Araras. Vocês precisam conhecer tbm Secretário e Brejal, bairros um pouco distante do centro, mas que se parecem muito com o Vale das Videiras.
      Tomei conhecimento do seu blog através do post sobre a estrada da Caixa D’água, em Tiradentes. Apesar de já conhecer a cidade e já ter idos várias vezes, eu não conhecia esse outro lado. Breve estarei indo novamente e seguirei suas dicas. Deixarei meu comentário no seu post, com certeza.
      Abraços

    Deixe seu Comentário