Estrada Real – Ouro Preto e Mariana: Igrejas, Teatro de Bonecos e Mina da Passagem (dia 2)

Estrada Real – Ouro Preto e Mariana: Igrejas, Teatro de Bonecos e Mina da Passagem (dia 2)

Continuando nossa viagem pela Estrada Real, deixamos o Santuário do Caraça completamente encantados com tanta paz e beleza (veja o relato do primeiro dia). É o tipo de lugar que você pode voltar sempre e nunca vai enjoar. O Blogueiros na ER foi uma ação de promoção do destino onde participamos com outros 6 blogueiros e agora tenho o prazer de compartilhar com vocês em uma série de posts detalhando cada dia desse roteiro de 6 dias pela Estrada Real.

Nosso destino agora é Ouro Preto, uma joia mineira que abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro e que hoje faz parte do Patrimônio Histórico da Humanidade em título concedido pela UNESCO. A cidade por si só já é um charme, com suas ruas de paralelepípedo, casarões preservados dos séculos 17 e 18, chafarizes, capelas, excelentes restaurantes e igrejas ornamentadas a ouro são algumas das lembranças da riqueza de nosso Brasil.

Já chegamos próximo a hora do almoço e fomos direto pro Restaurante Contos de Réis, um excelente restaurante onde comer em Ouro Preto. Ele fica no subsolo de um casarão antigo, e sua decoração lembra uma senzala. Mas só lembra, de longe, pois o ambiente é super requintado e chique, perfeito para comer o melhor da comida mineira e tomar um bom vinho.

Contos-de-Reis-Ouro-Preto-4

Tour a pé entre museus e igrejas de Ouro Preto

De lá, fomos fazer uma visita guiada no Museu da Inconfidência. Ele funciona bem na Praça Tiradentes em um prédio antigo de 1855, onde antes era a Casa de Câmara e Cadeia da cidade, reunindo peças de arte sacra dos séculos 18 e 19, réplicas de obras de Aleijadinho, Xavier de Brito e Mestre Ataíde e documentos datados da época da Inconfidência Mineira. O Museu fica bem próximo a Pousada do Douro onde ficamos hospedados.

Próximo ao museu está a Igreja do Pilar, a mais rica e requintada de Minas Gerais. Ela chegou a usar mais de 400 quilos de ouro e prata para ornamentar as obras entalhadas na nave e capela-mor. A igreja é uma verdadeira obra de arte, com centenas de esculturas de anjos e na sacristia estão peças incríveis do século 18, onde funciona o Museu de Arte Sacra. Ela foi erguida entre 1711 e 1733, e está localizada na Praça Monsenhor Castilho Barbosa.

Caminhamos um pouco pelo Centro Histórico de Ouro Preto para sentir um pouco do clima da cidade. Passamos em frente ao local onde morou Tiradentes. Sua casa foi destruída e o terreno salgado, segundo as leis aplicadas aos “traidores” da época. Em seu interior encontra-se um busto marcando o local.

Ouro-Preto-Estrada-Real-11

Voltando em direção ao Largo de Coimbra, visitamos a igreja que é considerada uma das mais belas obras-primas do mestre barroco Aleijadinho, a Igreja de São Francisco de Assis. Em parceria com o Mestre Ataíde que fez a pintura ilusionista do teto da nave, retratando a assunção de Nossa Senhora da Porciúncula. A igreja levou mais de 100 anos para ser completamente terminada, tendo suas obras iniciadas em 1765 e finalizadas em 1869. A obra de São Francisco recebendo as chagas de Cristo é incrível. Os entalhes em madeira e pinturas dos artistas remetem a momentos de fé e ao cotidiano do século 18, onde a vida e a morte caminham juntas.

O melhor lugar para se hospedar em Ouro Preto é nos arredores da Praça Tiradentes. A vida durante o dia e noite é sempre agitada e está próximo de tudo, inclusive bons restaurantes, bares, lojas, museus, igrejas e muito mais. Nós ficamos hospedados na Pousada do Douro, que fica entre o Museu da Inconfidência e a Igreja de São Francisco de Assis.

Ouro-Preto-Estrada-Real-3

A visita às igrejas e museus de Ouro Preto pode ser feita de forma totalmente independente, mas com um guia especializado tudo faz mais sentido. Se puder, contrate o serviço de um guia para fazer um tour a pé em Ouro Preto e Mariana e descubra cantinhos especiais com histórias incríveis. Nós fizemos com o guia Afonso que foi bastante atencioso com o grupo. Ele pode ser encontrado pelos telefones (31) 9961-1955 / 3551-1255 ou no email: guiaafonso@yahoo.com.br.

Cavernas de ouro nas Minas da Passagem

Pertinho de Ouro Preto, no caminho para Mariana, está uma das maiores minas de ouro do planeta ainda aberta para visitação. De 1719 a 1985 foram retiradas mais de 35 toneladas de ouro em pó de seus 11 quilômetros de túneis divididos em 5 níveis. Estou falando das Minas da Passagem que hoje recebem turistas de todos os cantos do mundo para conhecer de perto como era a vida debaixo da terra para a retirada do mais precioso minério vindo da terra.

Minas-da-Passagem-Mariana-1

A descida e subida são pura emoção. Os carrinhos descem por trilhos ainda em funcionamento por mais de 120 metros em poucos minutos. Já rolou até uma prova de Bike da Red Bull nessa ladeira para ver quem descia mais rápido de bicicleta. Deve ter sido sinistro.

O passeio pelas Minas da Passagem é bem legal. Ainda tem áreas com pirita nas paredes, o “primo pobre” do ouro. Mas o legal mesmo são as áreas alagadas, formando lagoas com águas cristalinas e geladíssimas. Com autorização do guia é possível tomar um banho gostoso por alguns minutos. Eu não tomei, mas alguns amigos blogueiros sim. A água é contaminada por um metal pesado chamado Arsênio e eu preferi ficar longe dela, hehehe.

O tour é sempre guiado e é preciso agendar hora com antecedência para aproveitar melhor o passeio e não perder tempo. O passeio custa 35 reais por pessoa e pode ser feito diariamente entre 9 e 17:30. Em algumas das áreas alagadas é possível fazer mergulho de caverna com empresas especializadas. Consulte antes de ir.

Minas-da-Passagem-Mariana-5

Teatro de Bonecos no Ateliê Catin Nardi

Como já estávamos próximos a Mariana, fomos conhecer o Ateliê Catin Nardi, que é um espaço dedicado ao desenvolvimento do teatro de bonecos com exposição de acervo da Cia Navegante, onde também funciona a oficina de bonecos de Catin Nardi e um teatro espetáculos de marionetes para todas as idades.

Lembra da abertura da novela “As filhas da mãe” na Globo? Ok, essa não foi fácil. Mas acho difícil você não se lembrar dos patos, galinhas e pintinhos da minissérie “Hoje é dia de Maria”. Pra mim foi uma surpresa enorme estar cara a cara com o artista e sua arte de um programa de TV que adorei assistir.

No espaço cultural e Escola de Teatro de Bonecos também é possível tomar um café e fazer um lanche antes ou após as apresentações. Também é possível tirar fotos com alguns dos bonecos. Ele está aberto para visitação de 9h às 18h, e o teatro possui espaço para até 50 lugares. Fica na Rua do Seminário, 290, no Centro de Mariana (próximo a Praça Gomes Freire – Jardim).

Teatro-de-Bonecos-Mariana-2

Onde dormir em Ouro Preto

A Pousada do Douro é uma excelente opção para se hospedar em Ouro Preto. Situada no coração do centro histórico, a poucos metros da Praça Tiradentes, é uma pousada pequena no estilo colonial e decoração com peças que datam do século 19. O serviço é praticamente VIP, pois possuem apenas 13 quartos.

Os quartos da Pousada do Douro são espaçosos e agradáveis, com móveis clássicos, piso de madeira refinado, banheiro privativo, ducha forte, ventilador, TV a cabo, frigobar e telefone. O Wi-Fi é gratuito, porém só funcionava nas áreas comuns da pousada (lobby e restaurante). O buffet de café-da-manhã é típico mineiro, com guloseimas caseiras e especialidades que dão água na boca só de lembrar, como o famoso pão de queijo quentinho.

Pousada-do-Douro-Ouro-Preto-5

Caso opte por pagar menos, encontrará também boas opções de hospedagem em Mariana. A cidade é praticamente um bairro de tão perto que fica do centro de Ouro Preto (coisa de 10 minutos de carro).

Para resumir um pouco de tudo isso que contamos, assista a esse vídeo produzido pelo Fábio, do blog Viagens Cinematográficas:

[youtube id=”YURnfddc1Nc” width=”600″ height=”350″]

Viu só quanta coisa dá pra fazer em 1 dia em Ouro Preto e Mariana? Ficamos apenas um dia em Ouro Preto, mas a cidade tem bastante coisa bacana para fazer. Dá para ficar muito mais. Foi bom pra deixar aquele gostinho de “quero mais”. Voltarei com certeza.

Ouro-Preto-Estrada-Real-8

Roteiro de 6 dias pela Estrada Real

1º Dia na Estrada Real – De BH para Brumal e Santuário do Caraça
2º Dia na Estrada Real – Ouro Preto e Mariana: Igrejas, Teatro de Bonecos e Mina da Passagem
3º Dia na Estrada Real – Trilha entre Chapada e Lavras Novas e passeio de Quadriciclo
4º Dia na Estrada Real – Artesanato de Bichinho e o Centro Histórico de Tiradentes
5º Dia na Estrada Real – Off-Road, Trilhas e Cachoeiras em Carrancas
6º Dia na Estrada Real – Passeio de Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes

* Maurício Oliveira viajou a convite do Instituto Estrada Real para promover o destino através da ação #BlogueirosnaER. Vejam também os blogs que participaram dessa viagem: Dentro do Mochilão, Pé na Estrada, Territórios, Trilhas e Aventuras, Segredos de Viagem, Viagens Cinematográficas e Viajando com Eles. A Bancorbrás Turismo apoiou este projeto.


Inscreva-se nas Expedições

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

5 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *