O terceiro dia da nossa viagem pela Estrada Real foi repleto de trilhas e aventuras, do jeito que a gente gosta. No segundo dia fizemos diversas coisas em Ouro Preto e Mariana, mas era hora de continuar nosso roteiro e seguimos direto para conhecer Chapada e Lavras Novas. Essa foi uma ação de promoção do destino, os Blogueiros na ER, onde participamos com outros 6 blogueiros em um roteiro de 6 dias pela Estrada Real.

O povoado de Chapada e a pequena cidade de Lavras Novas ficam a apenas 20 minutos de carro de Ouro Preto (aproximadamente 15km). Porém não teria graça pular esse trecho da Estrada Real sem fazer uma trilha. E foi exatamente o que fizemos. Chegamos cedo por lá, e nosso ponto de partida foi na praça principal, em frente a Capela de Chapada. Enquanto isso nosso carro foi direto pra Lavras Novas, onde passaríamos a noite na Pousada Buieié.

Trilha-Chapada-Lavras-Novas-9

Trilha da Estrada Real entre Chapada e Lavras Novas

A trilha entre Chapada e Lavras Novas tem apenas 6 km e é cercada pela Serra do Trovão e pela Serra da Chapada. O vilarejo é um patrimônio histórico, perfeito para quem procura paz e contato com a natureza, banhos de cachoeiras, montanhas e belas paisagens para caminhar.

Esse percurso foi um prato cheio para nós. O caminho sobre a Serra da Chapada é formado por belíssimos campos rupestres com flora e fauna diversificadas, perfeita para a prática de trekking e cavalgadas. Mas leve alguma proteção para o sol, pois não há árvores com sombras durante o caminho. Um boné, alguma água e uma pequena mochila com o básico é interessante. Se achar necessário leve também uma fruta ou uma barra de cereais.

Trilha-Chapada-Lavras-Novas-15

Depois de aproximadamente 3 horas de trilhas com direito a muitas paradas para fotos e filmagens, chegamos a pequenina cidade de Lavras Novas, que é Distrito da histórica Ouro Preto. A cidade é um daqueles lugares inesquecíveis com um enorme potencial turístico, além de possuir diversas trilhas e cachoeiras para serem exploradas.

Nosso almoço foi no Restaurante Serra do Luar, um lugar simples, mas com uma comida tipicamente mineira, daquelas de comer rezando. Eu tive que repetir 2x meu prato de feijão tropeiro e no fim um potinho de doce de leite para repor as energias gastas na trilha.

O tempo não estava muito firme e ameaçava chover a todo instante. Porém isso era ótimo para o passeio da tarde, pois quanto mais lama tivesse no caminho, maior seria a nossa aventura.

Passeio de Quadriciclo em Lavras Novas

Após o almoço continuamos com as atividades do dia e estávamos empolgadíssimos com o passeio de quadriciclo repleto de aventuras pelas serras de Lavras Novas. A empresa que nos levou foi a Quadricross que tem uma equipe muito atenciosa e ótimos quadriciclos.

E a chuva caiu no início da aventura e o pessoal da agência tinha capas de chuva para nos emprestar. Mas vamos lá, né? Tá na chuva é pra se molhar!

A primeira parada foi no Mirante Vai com Deus para contemplar toda a beleza da região. Em seguida partimos direto para a Cachoeira dos Namorados, onde pudemos tomar um banho gostoso em suas águas geladas. O mais gostoso é ficar sentado no pequeno poço que se forma alguns metros abaixo. A água é cristalina.

Em seguida fomos direto para a Represa do Custódio e novamente caímos na água. Sim! Aproveitamos esse dia ao máximo e foi muito bacana. Nessa represa também é possível praticar Stand Up Paddle, mas infelizmente não foi dessa vez que fizemos esse passeio.

Quadriciclo-Lavras-Novas-2

DCIM100GOPRO

Onde comer e onde ficar em Lavras Novas

Restaurante Santo Graal – Uma excelente opção para um jantar harmonizado em Lavras Novas, com o melhor da gastronomia contemporânea e uma variada carta de vinhos. Para os apreciadores, eles também fazem cervejas artesanais. O restaurante lembra um castelo e sua decoração interna é toda medieval, com réplicas de armas e garçons usando uniformes típicos da época.

Eu pedi um Ravioli de Salmão com Legumes que estava dos deuses. Mas havia diversas opções de pratos. Para a sobremesa tinha Creme Brulée, Brownie de Chocolate e uma Taça de Sorvete com Frutas. Provei todos e podem pedir sem medo de ser felizes!

Santo-Graal-Lavras-Novas-4

Pousada Buieié – Uma pousada boutique rústica e agradável, a 1500 metros de altitude, com apenas 15 quartos bem decorados e uma vista maravilhosa para as montanhas. Todos os apartamentos estão equipados com TV, frigobar, interfone, cama box, varanda privativa com vista para Serra do Trovão e da Chapada, e banheiro com duchas quentes pressurizadas.

Pena que chegamos lá com chuva e não conseguimos registrar boas fotos do fim do dia. É possível assistir ao pôr-do-sol direto da varanda dos quartos. E pela manhã a chuva continuou forte, mas ainda assim conseguimos fazer alguns registros das áreas comuns e externas da Pousada Buieié. Nossa estadia foi ótima e o café da manhã perfeito tem que ter pão de queijo fresquinho. Uma delícia.

Pousada-Buieie-Lavras-Novas-6

A cidade é um charme, pequenina e com casinhas coloridas, toda limpinha e organizada, com uma boa infraestrutura para o turismo. Aproveite os bons restaurantes e as charmosas pousadas em Lavras Novas para conhecer um pouco mais da região. Você vai adorar.

Para resumir um pouco de tudo isso que contamos, assista a esse vídeo produzido pelo Fábio, do blog Viagens Cinematográficas:

[youtube id=”Nd-_djsrTVw” width=”600″ height=”350″]

Esse foi mais um dia cheio de atividades entre Chapada e Lavras Novas, em um lindo trecho da Estrada Real. Adoramos todo o roteiro já feito até agora e ainda tem muito mais pela frente. Não deixem de ler e acompanhar nossas aventuras. E qualquer dúvida que tiverem é só deixar nos comentários.

Trilha-Chapada-Lavras-Novas-12

Roteiro de 6 dias pela Estrada Real

1º Dia na Estrada Real – De BH para Brumal e Santuário do Caraça
2º Dia na Estrada Real – Ouro Preto e Mariana: Igrejas, Teatro de Bonecos e Mina da Passagem
3º Dia na Estrada Real – Trilha entre Chapada e Lavras Novas e passeio de Quadriciclo
4º Dia na Estrada Real – Artesanato de Bichinho e o Centro Histórico de Tiradentes
5º Dia na Estrada Real – Off-Road, Trilhas e Cachoeiras em Carrancas
6º Dia na Estrada Real – Passeio de Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes

* Maurício Oliveira viajou a convite do Instituto Estrada Real para promover o destino através da ação #BlogueirosnaER. Vejam também os blogs que participaram dessa viagem: Dentro do Mochilão, Pé na Estrada, Territórios, Trilhas e Aventuras, Segredos de Viagem, Viagens Cinematográficas e Viajando com Eles. A Bancorbrás Turismo apoiou este projeto.

TOP 5 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos é fortemente recomendado. Eu nunca viajo sem! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Você pode pagar no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Conseguimos também um desconto de 5% usando nosso cupom: VIAGENS5

  • HOSPEDAGEM - O Booking.com é nosso parceiro e garante os melhores preços de hospedagem neste ou em qualquer lugar do mundo! Você não paga nada pela reserva, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link. Você não paga mais por isso e ainda nos ajuda a continuar criando conteúdo.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional funcionando no celular. Você vai ter sempre conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, enviar fotos nas redes sociais e usar o GPS. Usamos o EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • 100 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva no valor de R$190 ou mais. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Vai precisar de um carro? Faça a sua cotação online entre diversas locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e vai te ajudar na busca dos melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança. Compare e economize.

  • LEIA TAMBÉM

    (Visited 7 times, 1 visits today)

    4 Comentário

    Deixe seu Comentário