Quem visita Tiradentes, nem sempre sabe que além dessa cidade charmosa, existe uma vizinha igualmente interessante e que guarda vários tesouros históricos da época do império. Estou falando de São João del Rei, cidade do presidente Tancredo Neves, onde estivemos para o 2º Encontro de Inverno de Blogueiros de Turismo.

O que é interessante em São João del Rei é que por se tratar de uma cidade bem maior que Tiradentes, você consegue ver a cidade acontecer bem ali, já que o Centro Histórico fica bem ao lado do centro comercial da cidade. Ou seja, há uma mistura harmônica do antigo com o contemporâneo acontecendo diante dos nossos olhos.

Voltando a falar do encontro, tivemos a oportunidade de conhecer novos blogueiros e rever amigos mais antigos e trocar ideias sobre como melhorar nossos sites e os novos nesse ramo, a profissionalizar-se.

No primeiro dia do encontro, que aconteceu durante o fim de semana de 15 a 17/8, o ponto de encontro não poderia ser outro, fomos a Igreja de São Francisco de Assis que fica no centro e é uma das muitas igrejas da região, porém talvez a mais importante da cidade. Onde saímos para a Império Estanhos, uma linda e interessante loja de materiais feitos com estanho, metal típico da região, com direito a aula de como manusear o metal.

Lá, bem em frente a igreja, sentamos no Restaurante Monte Alverne, onde tivemos uma noite descontraída com os demais e saboreando um delicioso caldo de mandioca, para esquentar a noite fria que estava fazendo.

Igreja de São Francisco de Assis em SJDR
Igreja de São Francisco de Assis em SJDR

De lá seguimos para o hotel, onde ficamos hospedados e onde iriam acontecer logo no outro dia cedo, a apresentação do evento e 2 palestras sobre blogs e turismo. Falando em hospedagem, fica registrado que é impossível não se apaixonar pelo Garden Hill Hotel e Golf (veja mais sobre ele aqui neste post), já estávamos bem impressionados com as acomodações do hotel a noite, mas foi de manhã que tivemos a real dimensão dele. Da varanda do quarto nos deparamos com um jardim amplo e muito bem cuidado, onde também existe um enorme campo de Golf, o que nos fez gastar um bom tempo contemplando e lógico, tirando muitas fotos.

Piscina do Garden Hill Hotel e Golf
Piscina do Garden Hill Hotel e Golf

Mas vamos as palestras, que na verdade tornou-se um bate-papo com o Antônio do Retrip (organizador do evento), a blogueira Cris Marques do Dentro do Mochilão e também com o Fábio do Intrip. Após isso, tivemos o prazer de degustar um delicioso almoço mineiro oferecido pelo próprio hotel.

Depois, seguimos para a Estação de Trem, de onde parte a Maria Fumaça que faz um belo passeio de trem de São João del Rei até Tiradentes. É realmente uma viagem no tempo. O resto da tarde foi um city tour pelo lindo Centro Histórico de Tiradentes, onde vou narrar melhor essa aventura no post especial sobre a cidade.

Passeio de trem de São João del Rei até Tiradentes
Passeio de trem de São João del Rei até Tiradentes

Mais tarde, a noite, fomos convidados a conhecer o projeto “Lendas São Joanenses”, que é uma forma muito interessante e inteligente de contar um pouco da história e sobre as famosas lendas que toda cidade de interior tem. O projeto na verdade é um teatro ao ar livre e com o próprio Centro Histórico servindo como cenário. Tem palco mais realista do que esse? E para finalizar, fomos todos convidados pelo Bistrô Solar da Baronesa a uma noite agradável regada a chorinho, drinks e ótimos petiscos.

Lendas São Joanenses, contos de cultura popular em São João del Rei
Lendas São Joanenses, contos de cultura popular em São João del Rei

No domingo, tivemos a oportunidade de conhecer a Serra do Lenheiros, e fizemos uma pequena trilha até o sitio arqueológico da região e admiramos as pinturas rupestres que segundo estudos, datam de até 6 mil anos A.C.! E finalizamos o passeio almoçando no premiado restaurante Dedo de Moça, simplesmente maravilhosos os sabores que degustamos por lá.

Pinturas rupestres na Serra do Lenheiros em São João del Rei
Pinturas rupestres na Serra do Lenheiros em São João del Rei

Adoramos participar do 2º Encontro de Inverno de Blogueiros de Turismo que é promovido anualmente pelo Tony, do blog Retrip. Agradecemos por toda a receptividade, carinho e atenção em preparar um roteiro tão gostoso para que possamos conhecer melhor as delícias mineiras entre São João del Rei e Tiradentes. Adoramos a viagem, e pode deixar que voltaremos para explorar os outros cantinhos que não tivemos tempo de ver.

*Texto escrito pelo colunista Thiago Cruz, que nos fez companhia durante esta viagem para Tiradentes e São João del Rei.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e/ou compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 5 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 100 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva acima de R$190. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here