As gentis gigantes dos mares, como são conhecidas, podem ser vistas na região das praias de Garopaba, Imbituba e Laguna, em Santa Catarina, ao sul de Florianópolis. De Julho a Novembro a Baleia Franca está em todo o litoral, e durante nossa viagem pela Rota da Baleia Franca acabamos aprendendo um pouco mais sobre como e onde ver as Baleias Francas. Veja algumas dicas.

Já adianto que não é uma tarefa fácil! E é preciso também uma boa dose de paciência, pois os encontros na natureza não dependem da nossa vontade, como nos parques temáticos onde esses animais estão usados para o entretenimento. Mas com algumas dicas que pegamos com os guias experientes, podemos te ajudar a encontrar os locais exatos onde ver as Baleias Francas diretamente da praia ou de algum morro, mirante, trilhas e afins.

Rota da Baleia Franca: Roteiro completo de praias em Laguna, Imbituba e Garopaba – SC

Veja no mapa os locais onde vimos as Baleias Francas durante a viagem. Elas estão marcadas em vermelho.

Onde ver a Baleia Franca em SC

Primeiramente é bom conhecer um pouco sobre a Baleia Franca. A principal característica é que elas são as únicas da espécie sem a barbatana dorsal, o que dificulta um pouco o avistamento. Para avistá-las no mar é preciso ficar de olho nas costas curvas, as calosidades brancas na cabeça (sua digital), as curtas nadadeiras peitorais (quando viram pra nadar de costas) e principalmente o borrifo em forma de “V”. Elas são quase totalmente negras, com a exceção de uma mancha branca na barriga. Como já disse, não é muito fácil de achá-las sem um guia especializado.

A parte legal é que os guias especializados possuem um grupo no Whatsapp onde eles vão informando onde acabaram de ver as baleias, quantas eram, pra qual sentido estão nadando, se estão paradas, se tem filhotes, e muito mais. Mas só eles têm acesso a essas informações, claro. Daí a importância de contratar a pessoa certa pra te levar nos melhores lugares onde ver a Baleia Franca.

Baleia Franca em SC - Foto: Julio Vicente
Baleia Franca em SC – Foto: Julio Vicente
Baleia Franca em SC - Foto: Julio Vicente
Baleia Franca em SC – Foto: Julio Vicente

Caso você queira fazer tudo por conta própria, existe um “baleiômetro” que é um mapa onde informa os melhores pontos para ver a baleia franca no litoral de Santa Catarina. Te garanto que você vai ficar que nem barata tonta, de um lado pro outro, e pode acabar saindo frustrado da viagem. O que não é a ideia, né?

Nós tivemos o apoio da agência Casa Verde, que faz turismo receptivo e também opera diversos produtos turísticos de experiência no território da Rota da Baleia Franca. Seus guias com olhos de água nos levaram nos locais certos e conseguimos ver a baleia franca em diversos lugares, como na Barra de Ibiraquera, na Praia da Ferrugem, na Praia da Ribanceira e na Praia do Rosa.

+ Melhores preços de hospedagem na Praia do Rosa
+ Hotéis com até 50% de desconto em Imbituba

Depois que você aprende a vê-las é “fácil”. Difícil mesmo é fotografá-las! Nem meus amigos que estavam com lentes de 300mm não conseguiram boas imagens. Ou seja, se estiver na praia, desista do celular e apenas aprecie o momento. Com muita sorte você estará no local certo, na hora certa. Foi o que aconteceu com um amigo na Praia da Ferrugem, em Imbituba. Num braço de pedra adentrando ao mar ele ficou cara a cara com um mãe e filhote brincando bem pertinho.

Baleia Franca em SC - Foto: Julio Vicente
Baleia Franca em SC – Foto: Julio Vicente
Baleia Franca em SC - Foto: Julio Vicente
Baleia Franca em SC – Foto: Julio Vicente

Está para ser liberado novamente a observação de baleias embarcado na Rota da Baleia Franca. Aí sim será uma experiência inesquecível e até mesmo com o celular você fará fotos incríveis, pois é possível estar bem próximo delas. Os barcos navegam e ficam parados nos locais certos, até que elas se aproximam naturalmente. Que tal poder olhar nos olhos de uma baleia?

Vídeo de Baleia Franca com filhote na Praia do Rosa

A Baleia Franca no Brasil

A Baleia Franca tem um comportamento diferente das suas primas Jubartes. Elas vêm da Antártica e costumam ficar especialmente nas praias de Santa Catarina. Muito curiosas, chegam bem perto da areia e dos barcos, sendo “facilmente” avistadas. Por esse motivo acabou virando alvo fácil das caçadas de alguns anos atrás e quase entrou em extinção. Ainda bem que isso é coisa do passado aqui no Brasil.

Infelizmente elas ainda fazem parte da tenebrosa lista do Ibama, mas ficamos felizes em ver dois órgãos bem estruturados trabalhando para que elas não desapareçam. O Projeto Baleia Franca (em Imbituba) e o Instituto Baleia Franca (em Garopaba) fazem um lindo trabalho de pesquisa, observação e conscientização com adultos e crianças. Visitamos os dois durante a viagem e foi bacana perceber o amor com que esses profissionais estão envolvidos pela causa, muitas vezes de forma voluntária.

Baleia Franca na Praia do Rosa - SC / Foto: Rodrigo Litman
Baleia Franca na Praia do Rosa – SC / Foto: Rodrigo Litman

A Baleia Franca passa facilmente dos 17 metros de comprimento e 60 toneladas na fase adulta e os bebês já nascem com quase 6 metros e bastante fofinhos com 5/6 toneladas. Uma característica marcante da Baleia Franca é que são muito dóceis e curiosas.

Rota da Baleia Franca: Roteiro completo de praias em Laguna, Imbituba e Garopaba – SC

Estamos na torcida para que os passeios embarcados para observação de baleias na Rota da Baleia Franca voltem a ser autorizados. O ICMBio e o Instituto Baleia Franca já estão elaborando tudo para que logo possamos chegar bem pertinho desses gigantes que tanto amamos.

* Viajamos a convite do SEBRAE SC para descobrir os encantos de Laguna, Imbituba e Garopaba, na Rota da Baleia Franca.

TOP 5 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 100 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva acima de R$190. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário