Uma das maiores surpresas da viagem foi conhecer o Canyon Fjaðrárgljúfur, que possui um dos mais belos e encantadores cenários do sul da Islândia, na vila Kirkjubæjarklaustur. Em alguns trechos alcança incríveis 100 metros de altura, com mirantes para apreciar as curvas do Rio Fjaðrá com suas águas cristalinas vindas das geleiras.

O Canyon Fjaðrárgljúfur possui aproximadamente 2km de extensão e é conhecido por sua ímpar beleza. É de tirar o fôlego de qualquer aventureiro que também ama fotografia. Criado por uma progressiva erosão da água que corre das geleiras através das rochas, o cânion foi sendo minado por milhões de anos, e assim continua até os dias atuais.

Canyon Fjaðrárgljúfur fica a poucos quilômetros da estrada 1 Sul e a oeste da vila de Kirkjubaejarklaustur. É possível entrar nele pela estrada Laki e descer caminhando, ou por baixo, que foi o caminho que fizemos com os amigos da Fora de Foco Expedições. No verão é possível adentrar bastante, o que exige atravessar o rio algumas vezes, mas no inverno é praticamente impossível.

Durante nossa visita ao cânion não pegamos um tempo muito bom. Estava nublado e chuviscando, mas ainda assim deu pra perceber a beleza do local. Deu pra subir até vários mirantes e apreciar a vista. Infelizmente, na descida, pegamos uma forte chuva com pequenas pedras de gelo (granizo). Mas foi bem divertido e rimos bastante com o gelo se formando em nossos casacos.

Aguardamos um pouco o tempo melhorar e até tentamos entrar no Canyon Fjaðrárgljúfur por baixo, mas o nível do rio estava muito alto e seria preciso atravessar trechos com a água no joelho. Assim não tem bota impermeável que resista.

Podem reparar nas fotos, que mesmo com o tempo nublado, ainda é um dos cânions mais bonitos da Islândia. Imagina com um dia de céu azul?

No caminho para o cânion ainda paramos para apreciar os campos de lava cobertos pelo “Musgo-da-Islândia”. Existem diversas entradas na beira da estrada com mirantes onde é possível apreciar essa raridade da natureza.

Curiosidades sobre o “Musgo da Islândia” (Cetraria islandica)

O Musgo-da-Islândia cobre praticamente todas as planícies e campos de lava da Islândia. É uma planta criptogânica do grupo dos liquens, isto é, uma simbiose entre alga e o cogumelo. Possui propriedades medicinais, atuando como aperiente, expectorante e tônico, excelente para o tratamento de inflamação das vias respiratórias. O musgo é protegido por leis, pois são extremamente frágeis. Nem pense em caminhar sobre eles em nenhum lugar!

Onde ficar em Núpar

Ficamos hospedados no Fosshotel Núpar, um dos melhores hotéis próximos ao Canyon Fjaðrárgljúfur. É um hotel confortável e idealmente localizado em uma das paisagens mais gloriosas da Islândia. Rodeado por campos de lava, oferece uma vista espetacular de Vatnajökull, o maior glaciar do mundo fora do Ártico, além de estar a 45km do Parque Nacional Skaftafell. A região não tem nenhuma cidade perto, oferecendo as condições ideais para apreciar a Aurora Boreal.

Não se deixe levar pelas aparências. Pelo lado de fora o que vemos são apenas grandes containers conectados. Mas por dentro, as acomodações são elegantes e minimalistas. Uma marca do hotel design. São apenas 60 quartos standard, bastante aconchegantes, com TV, frigobar, máquina de café, e banheiro com chão aquecido. O Fosshotel Núpar possui café da manhã incluso, estacionamento e Wi-Fi grátis.

* O projeto de Caçada a Aurora Boreal na Islândia foi um convite da agência Fora de Foco Expedições ao portal Trilhas e Aventuras. Agradecemos aos apoiadores dessa grande aventura: Loja Benevento, EasySim4u e Blue Car Rental.

Booking.com
Priority Pass

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário